Finanças pessoais

2023: Uma dica de poupança por cada mês

Para o ajudar na sua lista de resoluções para o ano de 2023, reunimos 12 dicas de poupanças, uma para cada mês.

Finanças pessoais

2023: Uma dica de poupança por cada mês

Para o ajudar na sua lista de resoluções para o ano de 2023, reunimos 12 dicas de poupanças, uma para cada mês.

Com a chegada de 2023, é altura de alinhar e preparar as resoluções de ano novo. Face ao atual contexto económico, é importante que na sua lista não faltem estratégias para poupar. Para ajudar nesta tarefa reunimos, neste artigo, 12 dicas de poupança, uma por cada mês.

Janeiro - Reduza a sua fatura de eletricidade

Com o tempo frio e com a consequente necessidade de aquecer a casa, o valor da sua fatura de eletricidade pode disparar nesta altura do ano. Contudo, existem algumas estratégias que podem valer alguns euros de poupança no final do mês, como por exemplo: não deixe a luz de uma divisão acesa quando não está lá ninguém; não deixe os equipamentos em stand by, desligue-os completamente; reforce o isolamento térmico de sua casa; prefira eletrodomésticos mais eficientes a nível energético (verifique sempre a etiqueta) e troque as lâmpadas de tem na sua habitação por economizadoras.

Se vive numa moradia, pode optar por colocar painéis solares. O investimento inicial é um pouco elevado, contudo, é facilmente recuperado, pois o valor da sua fatura de eletricidade vai reduzir bastante.

Leia ainda: Qual é a melhor forma de poupar na eletricidade?

Fevereiro - Venda o que já não usa

Com o tempo frio e chuvoso, que caracteriza o mês de fevereiro, é uma excelente altura para arrumar todos aqueles objetos que tem em sua casa e que já não utiliza. Então, e se pudesse ganhar algum dinheiro com isso? Seria perfeito, certo? Reúna tudo aquilo que já não tem utilidade para si, como roupas, mobílias, livros, equipamentos, entre outros. Tire fotografias e crie anúncios nas plataformas digitais de venda, como é o caso do OLX, do Custo Justo ou da Wallapop.

Março- Faça uma horta

Com a chegada da primavera é uma excelente altura para fazer uma horta em sua casa. Ao colocar em prática esta dica vai estar a poupar na sua alimentação. Desengane-se, contudo, se pensa que para isso necessita de viver numa moradia. Mesmo que viva num apartamento, consegue perfeitamente cultivar alguns alimentos, na varanda ou no terraço, apenas precisa de garantir que o espaço tem boa exposição solar (em média 6 horas por dia), seja arejado e esteja abrigado do vento. Aconselhamos naturalmente que comece por cultivar alimentos de que goste, contudo, se estiver indeciso, damos-lhe algumas sugestões, como por exemplo: ervas aromáticas, alfaces, pepinos, cenouras e morangos.

Abril - Poupe na mesa da Páscoa

Na altura da Páscoa, todos querem impressionar os seus convidados com uma mesa farta e bem decorada. No entanto, não necessita de gastar muito dinheiro para isso, basta que siga algumas estratégias, nomeadamente: faça você mesmo a decoração, se tiver crianças na família peça-lhes que o ajudem nessa tarefa; cozinhe em casa em detrimento de encomendar a comida; aproveite as promoções; compre produtos perto do final do prazo de validade, pois muitas vezes são mais baratos; se os seus convidados se oferecerem para levar algo, como bebidas ou sobremesas, não se acanhe e aceite.

Maio - Reduza a despesa no supermercado

As despesas de supermercado tem um peso elevado no orçamento familiar, por isso é tão importante encontrar estratégias para poupar. Para que o consiga fazer, antes da chegada do verão, que é uma altura de festas e convívios, o que leva a maiores gastos, aconselhamos que siga algumas dicas, por exemplo: evite a todo o custo fazer compras por impulso; sempre que for às compras leve uma lista com aquilo que realmente necessita; aproveite as promoções ao máximo; compre produtos de marca branca, pois têm uma ótima relação qualidade/preço; faça os cartões de fidelização dos supermercados que frequenta, pois dão acesso a vantagens exclusivas.

Junho - Faça exercício físico sem gastar muito

Se pensa que para se manter em forma precisa de se inscrever num ginásio e gastar muito dinheiro, desengane-se. Aproveite a chegada do bom tempo e faça exercício físico ao ar livre. Pode fazer caminhadas, correr, andar de bicicleta ou combinar jogos de futebol com os seus amigos.

Aconselhamos também que altere alguns hábitos, como por exemplo em percursos curtos optar por ir a pé em detrimento da utilização do automóvel.

Mão a juntar pilhas de moedas com modelo de casa de madeira ao lado em cima de mesa contextualizando poupar na carteira de contratos em 2023

Julho - Obtenha um rendimento extra

Se pretende chegar ao final do mês com mais dinheiro na carteira, pode optar por conciliar um trabalho a part time com o seu emprego atual. Nesta altura do ano, com o aumento do turismo, facilmente consegue arranjar um trabalho a tempo parcial em restaurantes, bares ou lojas.

Pode igualmente optar por ganhar dinheiro extra com algo que goste de fazer, por exemplo: fazer peças de artesanato para vender; cozinhar; fazer maquilhagem; fazer petsitting; vender fotografias, entre outros. Divulgue o seu “negócio” junto de familiares ou amigos. Aproveite ao máximo as potencialidades das redes sociais para chegar aos seus potenciais clientes.

Leia ainda: Como obter um rendimento extra através dos seus hobbies?

Agosto - Faça férias económicas

Depois de mais um ano de trabalho, chega finalmente agosto e com ele, as tão merecidas férias. No entanto, para ter as férias com que sempre sonhou não necessita de pôr em causa o seu orçamento familiar, basta para isso seguir algumas estratégias, como por exemple: Fazer férias noutra altura do ano, a chamada época baixa. Uma vez que não há tanta procura, os preços descem. Pode marcar as férias com alguma antecedência, isso vai permitir-lhe encontrar solução mais económicas. Escolha fazer campismo, pois além de estar em contacto com a natureza vai conseguir poupar algum dinheiro.

Setembro - Poupe no regresso às aulas do seu filho

Com o regresso às aulas a chegar, é altura de comprar o material escolar que o seu filho necessita para mais um ano de estudo. Não precisa de gastar muito dinheiro se seguir algumas estratégias, nomeadamente: reaproveite material do ano anterior; compre unicamente aquilo que é necessário; compre artigos de marca branca; aproveite as promoções e compare os preços entre lojas.

Outubro - Faça uma poupança mensal

Fazer uma poupança é essencial para se precaver contra imprevistos que possam acontecer. Depois das despesas com as férias e com o regresso às aulas do seu filho, esta é a altura ideal para se desafiar a poupar uma percentagem do seu ordenado, com a qual se sinta confortável, todos os meses. Depois é só aplicar os valores em produtos financeiros, como por exemplo os depósitos a prazo (esperemos que as taxas de juro estejam mais elevadas na altura), ou então pode optar pelos Certificados de Aforro, que é um produto com capital garantido, que está indexado à Euribor a 3 meses, além de beneficiar de prémios de permanência a partir do segundo ano.

Novembro - Invista o seu subsídio de Natal

Este ano não gaste o seu subsídio de Natal com prendas ou com outras despesas, opte por investi-lo. Com esse valor subscreva ou reforce o seu Plano de Poupança Reforma (PPR).

Os PPR’s além de terem rentabilidades bastante interessantes, nomeadamente, os que não têm garantia de capital, apresentam benefícios fiscais, cujo valor depende da sua idade e do valor investido.

Dezembro - Poupe nos presentes de Natal

Com a chegada do Natal, vem a lista de presentes para os familiares e os amigos. Se seguir as estratégias corretas não vai gastar muito dinheiro. Damos-lhe algumas sugestões: faça você mesmo os presentes; compre em segunda mão; aproveite ao máximo as promoções; compre a meias com alguém; compre com antecedência; compare preços e utilize os cartões de fidelização das lojas.

Leia ainda: 6 dicas para poupar nos presentes para as crianças

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.