Finanças pessoais

Ações: small caps e blue chips, quais as diferenças?

As small caps e as blue chips representam ações com características distintas. Conheça as diferenças entre elas.

Finanças pessoais

Ações: small caps e blue chips, quais as diferenças?

As small caps e as blue chips representam ações com características distintas. Conheça as diferenças entre elas.

Os termos small caps e blue chips usam-se para caracterizar um conjunto de ações cotadas em bolsa com características completamente diferentes.

Conheça, em pormenor, o que as distingue.

O que são ações do tipo small cap?

As small caps são ações representativas de empresas com uma baixa capitalização bolsista. Assim, enquadram-se nesta categoria empresas com um valor de mercado entre os 300 milhões de dólares e os 2 mil milhões de dólares.

Para se considerarem nesta categoria, o único critério é o do valor de mercado, pelo que a classificação é independente dos valores de faturação e lucro que geram num determinado período.

Por norma, este tipo de ações tem um conjunto particular de características, nomeadamente:

  • Ações com menor liquidez em bolsa, ou seja, com um número baixo de transações diárias em bolsa;
  • Apresentam uma grande volatilidade, quando comparadas com empresas de maior capitalização;
  • Raramente são empresas pagadoras de dividendos;
  • São empresas, muitas vezes, numa fase inicial do seu negócio e com um grau de implementação reduzido em mercados externos.

Em resumo, embora estejamos a falar de ações com um risco acrescido, caso invista na "empresa certa" pode ter a oportunidade de obter ganhos muito significativos, quando comparados com outro tipo de ações com um maior valor de mercado.

Leia ainda: 10 termos em inglês que tem de conhecer para acompanhar os mercados

O índice Russell 2000

O Russell 2000 é um índice que mede o comportamento de 2.000 ações de pequena capitalização cotadas nos Estados Unidos. Este índice foi criado em 1984 pela Frank Russell Company.

Para uma empresa ser incluída neste índice, deve antes de mais estar incluída no índice Russell 3000, que agrega as 3.000 maiores empresas cotadas na bolsa de Nova Iorque. O Russell 3000 agrega cerca de 98% do mercado norte-americano de ações. As 2.000 ações de menor capitalização deste índice são colocadas no Russell 2000.

De acordo com dados de junho de 2022, a mediana em termos de valor de mercado das empresas pertencentes ao Russell 2000 situava-se na casa de 1.000 milhões de dólares. Já os setores com maior peso neste índice são o financeiro e o da saúde.

A performance deste índice desde o início de 2022 tem sido francamente negativa. Até junho, a desvalorização atingiu os 23%.

De notar que é possível investir indiretamente neste índice de ações, através de ETFs que seguem o seu comportamento. A BlackRock e a Vanguard, a título de exemplo, têm ETFs com exposição a este índice.

Leia ainda: Porque deve optar por um fundo para investir nos mercados

O que são ações blue chip?

Antes de entrar propriamente na definição e características de uma ação blue chip, é importante conhecer a origem deste nome.

O termo blue chip vem do poker. Neste jogo, usa-se fichas para fazer apostas, sendo que estas têm diferentes cores que variam em função dos valores apostados. As fichas mais valiosas são, normalmente, de cor azul.

Deste modo, tal como a origem do nome indica, as ações blue chip representam empresas de grande sucesso e com uma posição de força no mercado em que operam.

Abaixo destacam-se algumas das principais características de uma ação blue chip:

  • Ações com uma grande liquidez em bolsa, dado que são bastante procuradas por pequenos e grandes investidores;
  • Empresas com uma grande solidez financeira;
  • Empresas que são uma das principais referências no mercado em que operam;
  • Empresas com um histórico de pagamento de dividendos, sendo os mesmos crescentes ao longo do tempo. No entanto, esta não é uma condição obrigatória para uma ação ser considerada blue chip;
  • Ações com uma capitalização de mercado muito elevada. Por norma, o valor de referência é um mínimo de 10 mil milhões de dólares;
  • Empresas integram os principais índices bolsistas. No caso dos Estados Unidos, o índice S&P 500, que agrega as 500 empresas com maior capitalização bolsista.

Leia ainda: Investir em ações está nos seus planos? Confira os conceitos básicos

Exemplos de ações blue chip

O mercado norte-americano tem um conjunto muito variado de ações designadas de blue chip. Neste grupo de ações incluem-se nomes como a Amazon, Apple, Google, Microsoft, Coca Cola, Goldman Sachs, entre outros.

Investir em blue chips

Além de ter a possibilidade de investir individualmente em cada uma destas ações, existe também forma de investir de forma diversificada nestes títulos, através dos ETFs. Assim, uma forma interessante de investir em blue chips pode ser através da aquisição de ETFs indexados aos principais índices norte-americanos, nomeadamente o S&P 500.

As vantagens de investir em blue chips face a small caps

Investir em ações blue chip pode ter vantagens quando comparado com o investimento em small caps. Destacam-se abaixo algumas das principais:

  • Maior segurança no investimento e, consequentemente, menor risco. Isto porque são ações de empresas com um grande histórico de crescimento de vendas e lucros e que, durante a sua história, já sobreviveram a várias recessões e crises financeiras. No entanto, tal não é garantia de sucesso no futuro, como demonstrou a crise financeira de 2008, em que grandes empresas passaram enormes dificuldades, e algumas delas acabaram por não sobreviver;
  • Possibilidade de obter um rendimento estável e mais previsível, através do pagamento de dividendos, algo que normalmente as small caps não oferecem.

Leia ainda: Bolsa de Valores: Quais as principais regras para fazer bons investimentos?

E as desvantagens de investir em blue chips?

Embora sejam ações representativas de empresas com um grande historial de sucesso, a verdade é que também existem alguns pontos negativos do investimento em blue chips. Destacam-se abaixo alguns deles:

  • São ações de empresas com uma posição de liderança nos mercados em que atuam e, por isso, com um menor potencial de crescimento, quando comparadas com uma small cap numa fase ainda inicial de atividade;
  • Sendo empresas que oferecem uma maior segurança ao investidor, devido ao historial de sucesso, normalmente o preço das ações inclui um "prémio" por esse menor risco. Ou seja, por terem um preço superior, a rentabilidade potencial do investimento é, por norma, inferior ao de uma small cap.

Em resumo, os dois tipos de ações têm características que as diferencia bastante. Quanto ao melhor tipo de ação a investir, não existe propriamente uma resposta correta. No entanto, numa carteira diversificada de ações, existe espaço para ambos os tipos. A proporção na carteira de cada um dos tipos depende do seu perfil de risco. Se for um investidor mais conservador, pondere uma maior proporção de ações blue chip, por serem menos voláteis num contexto de grande stress nos mercados. Pelo contrário, se for um investidor com maior apetite pelo risco, pode ponderar uma maior proporção de small caps no seu portefólio.

Leia ainda: Obrigações, ações e dinheiro. Que peso devem ter na sua carteira?

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #ações,
  • #blue chips,
  • #bolsa de valores,
  • #investimentos,
  • #small caps
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.