Finanças pessoais

Casamento à porta? 9 ideias de presentes simples e económicos

A época de casamentos está à porta e, com ela, chega o momento da escolha dos presentes de casamento.

Finanças pessoais

Casamento à porta? 9 ideias de presentes simples e económicos

A época de casamentos está à porta e, com ela, chega o momento da escolha dos presentes de casamento.

A época de casamentos está à porta e, com ela, chega o momento da escolha dos presentes de casamento. Contudo, existem sempre formas de poupar e garantir que não gasta mais dinheiro do que pode.

Assim, neste artigo, reunimos algumas ideias de presentes de casamento: simples, com significado e, acima de tudo, económicas.

Verifique a lista de casamento

Comece por verificar se os noivos têm lista de casamento. A lista de casamento pode ajudar os convidados, dando-lhes ideias sobre o que oferecer. Assim, estas podem conter as mais diversas coisas, desde eletrodomésticos, a acessórios para a casa, ou até viagens.

Nem todos os artigos que se encontram numa lista de casamento são, necessariamente, baratos. No entanto, podem existir alguns que o sejam e, assim, vai dar algo que os noivos querem, sem gastar muito. Por outro lado, pode optar por oferecer um dos itens mais caros, partilhando a despesa com outros convidados. Esta é uma das formas de oferecer alguns dos itens mais dispendiosos, ajudando, assim, os noivos e evitando gastar mais do que queria.

Leia ainda: Quanto custa um casamento civil?

Personalizar prendas de casamento

Outra forma de oferecer algo original aos noivos passa por personalizar um objeto. Esta personalização pode se feita de várias formas, colocando os nomes do casal, a data do matrimónio, o dia em que se conheceram, entre muitos outros marcos. No que diz respeito aos objetos a personalizar, as opções são ilimitadas. Contudo, opte por algo que saiba que o casal vai gostar, algo que vá de encontro ao seu estilo. De que serve personalizar um set de sushi se os noivos não gostam dessa iguaria?

Aqui ficam alguns exemplos de artigos personalizáveis que pode oferecer como prenda de casamento:

  • Roupões de quarto ou banho
  • Garrafa de champagne
  • Conjunto de acessórios para bebidas
  • Relógio de parede
  • Quadro
  • Conjunto de almofadas

Leia ainda: Certidão de casamento: Saiba quanto custa e como pedir

Crie um presente de casamento original

Certamente, já ouviu dizer que "há coisas que o dinheiro não paga" e esta expressão pode, muito bem, ser aplicada para prendas de matrimónio. Muitas vezes, criar algo original e especial para os noivos é bem melhor do que comprar algo que já exista.

Existem muitas formas de oferecer algo original e criativos. Por exemplo, pode oferecer um livro de receitas feito por si. Junte as melhores e mais variadas receitas que conhece e, compile-as num livro. Se existir alguma receita especial que sabe que os noivos adoram, não se esqueça de a colocar. Pode inclusivé atribuir-lhes nomes significativos, por exemplo, "Primeiro jantar na casa nova". As possibilidades são imensas, o importante é ser criativo.

Por outro lado, pode oferecer aos noivos um livro escrito por si. Que tal escrever um livro com a história dos noivos? Como se conheceram, como foi o namoro, ocasiões imporantes.

Leia ainda: O regime de casamento pode afetar o crédito habitação?

Ofereça uma experiência

Oferecer uma experiência ao casal de noivos pode, também, ser uma ótima prenda de casamento. Atualmente, existem bastante opções para este tipo de oferta e preços acessíveis. Além disso, pode adquiri-las nos mais diversos locais como supermercados, livrarias, entre outras. Existe, contudo, a possibilidade de adquirir a experiência diretamente no local, através de um vale presente. Assim, compare e decida qual a opção mais económica.

No que diz respeito à experiência em si, existem imensas opções e deve adequá-las aos gostos dos noivos. Por exemplo, pode oferecer, um jantar a dois, uma massagem para casal ou uma noite num hotel. No caso de casais mais aventureiros, pode optar por um dia de aventura num parque temático, um salto de paraquedas ou um passeio a cavalo.

Leia ainda: Casamento à porta? O que deve ter em conta neste orçamento especial

casamento vivido em grande ambiente de festa com os noivos rodeados pela família e amigos que brindam enquanto eles se preparam para cortar o bolo

Cartões presente são uma ótima prenda

Se, por outro lado, está indeciso sobre o que dar como prenda de casamento, ou não conhece assim tão bem os gostos dos noivos, pode optar por um cartão presente. Os cartões presente existem na maioria das superfícies comerciais. Por exemplo, pode oferecer um cartão presente de uma loja de eletrodomésticos ou multimédia. Assim, o casal poderá adquirir algo que lhe faça mais falta para a casa.

Ao oferecer um cartão presente está a demonstrar que conhece, minimamente, os gostos do casal ao escolher a loja, no entanto, não quer oferecer algo que podem não precisar. Assim sendo, dá-lhes a possibilidade de escolha do artigo.

Leia ainda: Quanto custa ir a um casamento? Dicas para conseguir poupar

Ofereça um álbum de fotografias

Álbuns de fotografias são ótimas prendas de casamento. Um simples álbum fotográfico está carregado de memórias e significado. Hoje em dia, com o "poder" das redes sociais é fácil aceder a fotografias de amigos. Assim, escolha as melhores fotografias do casal, dos momentos mais marcantes, viagens que tenham feito, entre muitos outros momentos com significado. De seguida, imprima as fotografias e coloque-as no album. Financeiramente, esta prenda é bastante económica, além de todo o significado que tem associado.

Leia ainda: Os diferentes regimes de casamento e a compra de casa através de crédito

Bilhetes para um espetáculo também podem ser prenda de casamento

Os noivos são fãs de um grupo musical ou de um outro tipo de espetáculo? Se sim, porque não oferecer-lhes bilhetes? Se souber de algum local relativamente perto, onde os bilhetes estejam a bom preço, esse pode, muito bem, ser o seu presente de casamento. Para apreciadores de espetáculos esta é, sempre, uma ótima prenda.

Leia ainda: Quanto custa um casamento? E como posso financiar?

Opte por essenciais para a casa

Quando queremos dar algo com significado e relevância, por vezes, acabamos por nos esquecer de pequenos itens essenciais. Por exemplo, toalhas, jogos de lençóis, conjuntos de pratos e copos, serviços de mesa. Estes, entre muitos outros, são fundamentais para quem começa uma vida a dois. Assim, em vez de querer oferecer itens "grandes" da lista de casamento, opte pelos essenciais ainda que mais pequenos.

Leia ainda: Dicas para manter um casamento dentro do orçamento

Ofereça uma sessão fotográfica para o casal

Outra ideia com potencial são as sessões fotográficas. Hoje em dia, a facilidade que existe em tirar fotografias faz com que nem nos lembremos de fotografias profissionais. Assim, pondere oferecer uma sessão temática ou num local especial. Por exemplo, no local onde o casal se conheceu ou onde foi feito o pedido de casamento. Por outro lado, pode optar pelos lugares de que o casal goste como a praia ou um parque. Os preços são variáveis, mas existem pacotes acessíveis ou que se ajustem a todas as carteiras.

Leia ainda: Casamento em Comunhão Geral de Bens e Crédito Habitação

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.