Vida e família

Quanto custa ir a um casamento? Dicas para conseguir poupar

Tem um casamento à porta e gostava de saber o valor que vai gastar? Saiba com que despesas pode contar enquanto convidado.

Vida e família

Quanto custa ir a um casamento? Dicas para conseguir poupar

Tem um casamento à porta e gostava de saber o valor que vai gastar? Saiba com que despesas pode contar enquanto convidado.

Foi convidado para um casamento e já está a fazer contas à vida? É verdade, ir a um casamento pode não ser barato, pois pode deparar-se com várias despesas: vestido, fato, sapatos, acessórios, maquilhagem e penteado, presentes, deslocação, alojamento... Mas, apesar de ser um cenário de despesas extra, existem sempre formas de poupar.  

Neste artigo, detalhamos as principais despesas de uma ida a um casamento e reunimos algumas dicas para que, ainda assim, não desiquilibre o seu orçamento e consiga poupar. 

Poupar no vestuário a rigor  

Um vestido de cerimónia pode ter os mais diversos preços, dependendo sempre de vários fatores, nomeadamente, formato, tecido, cortes, qualidade, mas, principalmente, o local onde compra. 

Assim sendo, consegue encontrar vestidos desde os 50 euros aos 800 euros. Tudo depende do que procura e do quanto quer e pode gastar. 

Por exemplo, se comprar numa loja de centro comercial, provavelmente será um vestido mais simples e com menos qualidade, mas encontra preços entre os 50 e os 80 euros

Mas se for a uma loja própria de vestidos de cerimónia, as peças, à partida, serão de melhor qualidade e mais elaboradas, pelo que pode encontrar vestidos entre os 200 e os 800 euros

Também existe a opção de comprar em lojas online. Existem inúmeras lojas, que encontra com uma pesquisa no Instagram, com preços bastante acessíveis. No entanto, corre o risco de, quando o vestido chegar, poder não servir ou não assentar. Por isso, certifique-se de que a loja virtual permite trocas ou devoluções, antes de encomendar.  

Outra opção que tem, para que o vestido de cerimónia não seja muito caro, é comprar em segunda mão ou pedir emprestado a alguém conhecido.  

Quanto ao fato do homem para casamento, a história é semelhante. Caso compre em lojas de centro comercial, encontra preços mais acessíveis do que em lojas de cerimónia. E, caso queira mesmo poupar, procure também comprar em segunda mão ou ver se tem um conhecido, que vista o mesmo tamanho, que lhe possa emprestar o fato por um dia. 

Não se esqueça ainda dos sapatos, mala e acessórios (caso não tenha de todo algo que possa usar). Porém, este poe ser um ponto mais fácil pois pode reutilizar peças que tenha no armário, ou pedir emprestado. Será sempre mais fácil do que com um vestido ou um fato.

Leia ainda: Casamento à porta? O que deve ter em conta neste orçamento especial

Maquilhagem e cabelo para ir a um casamento

Também pode ter de gastar dinheiro se quiser fazer a maquilhagem e o penteado no dia com profissionais.

A não ser que se dirija, por exemplo, a uma loja de maquilhagem para a maquilharem no próprio dia, a contratação de um profissional que se desloque a casa pode ser mais cara. A média do custo, devido também à deslocação e utilização de produtos próprios profissionais, é de 50 euros para uma pessoa.

Quanto ao penteado, se se deslocar até um cabeleireiro para o fazer, e dependendo, claro, do quão elaborado pretender que fique, pode custar à volta de 20 a 50 euros.

grupo de jovens, convidados num casamento, celebram a ocasião com alegria na mesa dos noivos

Presente para os noivos 

Antes de decidir o que ou a quantia que vai oferecer aos noivos, pondere sobre alguns aspetos. O primeiro deve ser: a ligação que tem com o casal. É madrinha, dama de honor, amiga de longa data, ou apenas conhecida?  

Isto é, caso não conheça bem os noivos, fará sentido oferecer uma quantia em dinheiro. Se os conhecer, pense sobre potenciais necessidades que lhes possa dar para a vida em casal. Como eletrodomésticos, tecnologia, acessórios para a casa. Algo com utilidade e que saiba que pode fazer falta.  

Regra geral, os noivos criam uma lista de casamento que os convidados podem consultar e decidir o que querem, e podem, oferecer. 

Se optar pela quantia em dinheiro, esta costuma representar, normalmente, o custo da refeição por pessoa no casamento. Ou seja, tem como objetivo diminuir os encargos com a cerimónia. Na quinta do casamento, cada convidado tem um custo fixo para os noivos. Pelo que, neste envelope em dinheiro, costuma oferecer-se por à volta do valor desse custo: entre 80 a 150 euros, por norma. 

Sou de outra cidade. Como poupar em alojamento? 

Se o casamento ocorrer noutra cidade que não a sua, e os noivos não se disponibilizarem para pagar transporte ou alojamento, existem formas de não gastar muito. 

O primeiro passo é confirmar com o casal se não será possível dormir na quinta. Existem quintas que permitem o alojamento pela noite, se os noivos tiverem escolhido essa opção. 

Caso não seja possível, informe-se também com os noivos sobre outros convidados que possam necessitar de alojamento, para que se juntem num grupo e aluguem um apartamento todos, por exemplo. Fica mais barato a cada um, pois o preço é dividido por várias pessoas.  

Pondere o mesmo em relação ao transporte. Saiba junto dos noivos se existe alguém da mesma cidade que fará o caminho até ao destino, para que possam partilhar o carro e a gasolina/gasóleo

Pense também se, para a cidade onde vai, não tem nenhum familiar, amigo ou conhecido a quem possa pedir alojamento por uma noite.  

Caso nenhuma destas opções seja exequível e tiver mesmo de alugar um quarto de hotel, utilize uma plataforma de comparação de preços, como a Booking, para ter a certeza de que está a reservar o quarto ao preço mais baixo do mercado. 

Leia ainda: É possível ter um casamento sem gastar muito dinheiro?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Um comentário em “Quanto custa ir a um casamento? Dicas para conseguir poupar
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.