Imagem de alguém a fazer um pagamento com cartão - programa ivaucher
ícone do formato do post video
Finanças pessoais

Como descontar o saldo IVAucher?

Já é possível usar o saldo que acumulou no IVAucher. Pode fazê-lo nos setores da restauração, hotelaria e cultura até ao final deste ano.

O programa IVAucher foi lançado em junho de 2021, com o objetivo de incentivar o consumo em setores que têm sido particularmente afetados pela pandemia, nomeadamente a restauração, hotelaria e cultura. 

Durante os meses de junho, julho e agosto de 2021 os contribuintes acumularam um saldo relativo ao IVA suportado nas aquisições nos setores da restauração, hotelaria e cultura. Agora, desde outubro e até dezembro, podem utilizar o saldo de IVA acumulado em compras nos mesmos setores, em estabelecimentos aderentes, podendo descontar até 50% do valor total da compra, até esgotar o saldo.  

Para saber qual é o saldo do seu IVAucher, deve aceder ao e-fatura e no separador “Faturas” escolher a opção “Programa IVAucher”.  

Leia ainda: IVAucher: Saiba como funciona e como pode usar

Descontar o saldo IVAucher 

Se ainda não o fez, o primeiro passo é aderir ao programa. Deve fazê-lo em ivaucher.pt. Só tem de colocar o seu nome, número de telemóvel, e-mail e número de contribuinte. Ao contrário do que acontecia inicialmente, agora já não é necessário associar nenhum cartão bancário. Se já o tinha feito, provavelmente recebeu uma nova comunicação e só tem de aceitar os novos termos de privacidade.    

Depois, no momento da compra, só tem de indicar o seu número de contribuinte. Vai pagar a totalidade da fatura, mas no prazo máximo de dois dias úteis, será reembolsado em metade do valor.  Vai poder beneficiar deste reembolso até esgotar o saldo que tem acumulado.  

Imagine que tem 100 euros no saldo IVAucher. Vai jantar fora a um restaurante aderente ao programa e a conta é de 30 euros. Faz o pagamento e dias depois ser-lhe-ão devolvidos 15 euros. Fica com 85 euros no seu saldo IVAucher. 

Atenção que o pagamento tem de ser feito com um cartão bancário de que seja titular - não é possível pagar em numerário. E o reembolso será feito diretamente para a sua conta bancária. 

Outra nota importante é confirmar junto do seu banco se este é aderente ao IVAucher. Isto porque nem todas as instituições aderiram ao programa. Só vai conseguir descontar o seu saldo no caso de o seu banco ter aderido a este programa.

Leia ainda: IVAucher: Reembolso em dois dias e vai direto para a conta bancária

O que acontece se não descontar o saldo acumulado?

Se chegar a 31 de dezembro e não tiver descontado todo o saldo que acumulou no IVAucher, o valor que sobrou será canalizado para abater no IRS no âmbito das deduções por exigência de fatura, de acordo com a informação disponibilizada pelo Governo, através das perguntas frequentes.

As regras do programa estabelece que "o montante de saldo que for utilizado ao abrigo do presente programa, não concorre para o montante das deduções à coleta previstas", ainda assim "o remanescente que não for utilizado no âmbito do programa" pode ser deduzido.

De lembrar que, por norma, os contribuintes podem deduzir 15% do IVA suportado em despesas de salões de beleza e cabeleireiros, restauração, alojamento, reparação de carros e de motos, ginásios ou veterinários, até um limite de 250 euros.

Com o programa IVAucher, os contribuintes acumularam 100% do IVA suportado em gastos realizados na restauração, alojamento e cultura. Assim, o valor do saldo não usado será canalizado para a dedução no IRS, mas recalculado de acordo com as regras desta.

Como vai funcionar o desconto nos combustíveis?

O Governo lançou um pacote de medidas com o objetivo de travar a subida de preço dos combustíveis. Entre elas, está o reembolso - feito através do IVAucher - de 10 cêntimos por litro por cada contribuinte para consumos até 50 litros por mês, o que se traduz em cinco euros por mês. A medida vai vigorar entre novembro deste ano e março de 2022.

Partindo do pressuposto do funcionamento do IVAucher, o contribuinte tem de primeiro pagar - com cartão bancário - a totalidade do custo do combustível que atestar e pedir fatura com o número de contribuinte. Depois deve aderir ao programa IVAucher - www.ivaucher.pt -, tal como as gasolineiras.

Uma vez que o desconto máximo são cinco euros por mês, ao longo destes cinco meses - entre novembro e março - vai poder descontar até 25 euros.

(Artigo atualizado a 28 de outubro de 2021 com a resposta às questões: "O que acontece se não descontar o saldo acumulado?" e "Como vai funcionar o desconto nos combustíveis?")

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #alojamento,
  • #compras,
  • #contribuinte,
  • #cultura,
  • #E-fatura,
  • #faturas,
  • #hotelaria,
  • #IVA,
  • #ivaucher,
  • #restauração
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

2 comentários em “Como descontar o saldo IVAucher?
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.