Finanças pessoais

Como saber se o carro que quero comprar está penhorado?

Descobrir que o automóvel que comprou está penhorado, pode ser um grande problema. Saiba como evitá-lo e até como pode beneficiar da compra de carros que estejam nesta situação judicial.

Finanças pessoais

Como saber se o carro que quero comprar está penhorado?

Descobrir que o automóvel que comprou está penhorado, pode ser um grande problema. Saiba como evitá-lo e até como pode beneficiar da compra de carros que estejam nesta situação judicial.

Uma das piores dores de cabeça que podem surgir a quem compra um automóvel usado é descobrir que se trata de um carro penhorado. Se não procurar esta informação no momento da compra, o comprador pode demorar anos até descobrir o estado judicial do bem que adquiriu. Por isso, e como em tudo, prevenir é o melhor remédio. Saiba como perceber se está a comprar um carro penhorado, antes mesmo de levar o negócio avante.

O título de propriedade não é o documento que o livra de problemas, caso esteja a comprar um carro penhorado sem saber. A verdade é que a venda pode ocorrer sem qualquer entrave, mesmo que o carro esteja associado a uma penhora. 

Então, para saber se o carro que tenciona comprar tem uma penhora associada, deve consultar: 

  • O Portal da Autoridade Tributária e Aduaneira
    Através da Venda Eletrónica - Bens Penhorados pode descobrir se o veículo em questão tem ou não uma penhora associada. Esta é a forma mais simples e gratuita de aceder a essa informação, no entanto precisa de ter alguns dados do veículo. A pesquisa pode ser demorada, porque é feita por modalidade de compra, distrito e município, valores de venda e ainda intervalo de datas para propostas de compra. Se não souber nenhuma destas informações, a pesquisa pode tornar-se complexa e demorada. 
  • Certidão Permanente do Automóvel
    Se quiser consultar a informação relativa a penhoras, multas ou outros encargos referentes ao automóvel em questão, de forma mais ágil e rápida, pode fazê-lo na Certidão Permanente do Automóvel. Para isso, basta aceder ao Portal Automóvel Online indicar a matrícula do carro que quer comprar e o seu nome. Este pedido tem o custo de 10€. Se preferir o documento em papel, pode pedi-lo num balcão do IRN ou numa Loja do Cidadão, com um custo de 17€. 
  • Certidão de Veículos
    Pode também consultar a informação sobre penhoras associadas ao automóvel junto do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT). Este pedido pode ser feito presencialmente ou online. Também tem custos associados.  

Comprei um carro penhorado, sem saber. E agora?

Se só descobriu que o carro que comprou está penhorado, depois de fechar o negócio, as notícias não são nada animadoras. Pode opor-se à penhora. No entanto, a probabilidade de ganhar é muito remota. Isto porque a penhora dá-se quando existem dívidas por parte do proprietário (neste caso, o ex-proprietário). Independentemente do bem ter mudado de propriedade, a dívida mantém-se e deve ser saldada.

A outra hipótese, é alegar o desconhecimento sobre a penhora e avançar com um processo legal contra o antigo proprietário do carro. Mas nesse caso, a questão que deve colocar é: compensará avançar com o processo e arcar com mais gastos, tendo em conta o valor que deu pelo automóvel? Na maioria das vezes não compensa. 

O que acabará por acontecer é mesmo ter de entregar o veículo ao agente de execução.

O carro está penhorado. Como o posso comprar?

Há quem use o facto de o carro que pretende estar penhorado a seu favor. Antes de fechar o negócio, claro. Mais uma vez: informação é poder. Ou seja, em vez de comprar o carro num negócio normal, o comprador pode adquiri-lo por processos próprios (para este tipo de vendas) e sair a ganhar com isso. 

São vários os locais onde pode encontrar veículos penhorados para venda: 

Depois de recolher mais informações sobre o automóvel que pretende comprar, tem três formas de avançar com a compra

  • Leilão: este método é o mais transparente de todos. Os licitadores sabem qual é o valor base de licitação, a data e hora de término do leilão. Quem quiser participar, deve apresentar um valor superior ao último apresentado, sendo que este montante é sempre público. 
  • Carta Fechada: já neste método, os licitadores só conhecem as propostas dos outros no dia da venda. O licitador que apresentar a proposta mais alta é o que avança com a compra.
     
  • Negociação direta: neste tipo de negociação, o valor é discutido entre ambas as parte, que devem chegar a acordo. Caso isso não aconteça, o processo avança - habitualmente - para leilão.

Antes de fechar negócio, reúna o máximo de informações possível sobre o carro penhorado e a sua situação judicial, para que possa tomar decisões conscientes. 

Leia também: como se processa o regime de penhoras?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Um comentário em “Como saber se o carro que quero comprar está penhorado?
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.