No dia 29 de outubro assinalam-se 97 anos da Terça-feira Negra, símbolo do colapso da Bolsa de Nova Iorque em 1929. Desde então, melhorámos a regulação, desenvolvemos instrumentos de análise e tornámos a informação financeira acessível a milhões de pessoas. Seria razoável esperar investidores mais preparados. No entanto, mais informação e tomar melhores decisões são conquistas distintas.

Em 1929, a especulação e as compras de ações com recurso a crédito tornaram o mercado especialmente vulnerável. Quando a confiança desapareceu, as vendas alimentaram novas quedas e essas quedas intensificaram o pânico. A convicção de que os preços continuariam a subir deu lugar à urgência de sair. O que parecia seguro tornou-se intolerável.

Em maio de 1962, três décadas depois, o Dow Jones caiu cerca de 5,7% numa segunda-feira. Na terça-feira, aprofundou inicialmente as perdas, antes de recuperar abruptamente, sem motivo aparente. Na quinta-feira, após um feriado, já estava acima do nível anterior à queda, na segunda-feira anterior. As empresas não tinham perdido e recuperado a sua capacidade de gerar lucros em três sessões. O episódio não prova que todas as decisões fossem irracionais, mas mostra como os preços podem mudar muito mais depressa do que a realidade económica que procuram representar.

Os dois acontecimentos tiveram contextos e consequências distintas. Partilham, porém, uma dificuldade que o conhecimento não resolveu: decidir quando o comportamento dos outros põe à prova as nossas convicções. Durante uma subida, a prudência pode parecer uma oportunidade desperdiçada. Durante uma queda, manter o investimento pode parecer negligência. A mesma pessoa que aceita o risco em abstrato, pode descobri-lo insuportável quando se traduz numa perda concreta.

Entretanto, o investir democratizou-se e comprar ou vender passou a exigir apenas alguns segundos. Esta democratização é uma conquista, mas o acesso não vem necessariamente acompanhado de preparação. Quando a facilidade de transacionar se combina com o acompanhamento permanente dos preços e a pressão para seguir os outros, uma emoção pode transformar-se imediatamente numa ordem de compra ou venda. Alargámos o acesso aos mercados e reduzimos o tempo entre o impulso e a execução. Precisamos de garantir que a capacidade de decidir acompanha a facilidade de agir.

Esta distinção deveria ocupar um lugar central na educação financeira. Explicar ações, fundos e diversificação é indispensável. Ainda assim, é possível dominar esses conceitos e continuar sem saber como reagir a uma queda. Podemos responder corretamente a um questionário sobre risco e construir uma carteira que não conseguimos manter quando esse risco se manifesta.

Preparar um investidor exige, por isso, trabalhar decisões concretas: que perdas consegue suportar, de que dinheiro poderá precisar e em que circunstâncias faz sentido rever a estratégia. Exige também distinguir uma mudança relevante nas suas condições ou no investimento de uma reação ao desconforto. Persistir cegamente não é uma virtude; mudar de rumo a cada oscilação também não é uma estratégia.

O teste da literacia financeira não é apenas saber explicar uma queda depois de acontecer. É ter preparado decisões que não precisem de ser reinventadas no meio dela. Aprendemos a proteger melhor o sistema. A aprendizagem individual mede-se no momento em que o conhecimento tem de resistir à pressão.

A três anos do centenário de 1929, talvez devamos trocar a pergunta “como puderam eles fazer aquilo?” por outra mais exigente: “o que me impediria de fazer o mesmo?”. A primeira permite-nos julgar o passado. A segunda obriga-nos a preparar o futuro.

Leia ainda: Como começar a investir

Veja mais Doutor Finanças no Google
Indique-nos como preferência e veja os conteúdos em que confia

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Autores ConvidadosInvestimentos