Finanças pessoais

Conheça os problemas mais frequentes no Multibanco e como os resolver

Já lhe aconteceu o Multibanco ficar com o cartão ou dar-lhe um valor diferente do solicitado? Saiba como resolver problemas no Multibanco.

Há 35 anos que a rede Multibanco faz parte da vida dos portugueses e é consensual no quanto nos veio facilitar a vida. Ainda assim, como qualquer outro equipamento eletrónico, os Multibancos também estão sujeitos a anomalias, que, neste caso, podem significar, por exemplo, a retenção do cartão. Conheça, neste artigo, os problemas mais frequentes no multibanco e saiba como os resolver. 

Quais são os problemas mais frequentes no Multibanco?

Hoje em dia, o Multibanco permite realizar mais de 60 funcionalidades, desde o básico levantamento de dinheiro, à compra de títulos de transporte, pagamento de portagens ou serviços, o carregamento de telemóveis, ou até ao envio de donativos para instituições de solidariedade. No entanto, nas cerca de 12 mil caixas automáticas espalhadas pelo país, por vezes ocorrem erros. Enumeramos abaixo os mais comuns e a forma como deve proceder para os resolver. 

O cartão não foi devolvido no final da operação

Há várias razões que podem levar o Multibanco a reter o cartão: PIN incorreto após exceder as tentativas, cartão expirado, inválido ou em lista negra, pode ser um ataque contra o sistema, haver uma ordem da instituição emissora do cartão ou uma avaria da caixa. Geralmente o próprio Multibanco mostra-lhe uma mensagem comunicando de qual é o problema. 

O que fazer? Segundo o próprio site da Rede Multibanco, deverá contactar imediatamente o banco ou entidade emissora e relatar o sucedido. Provavelmente irão atribuir-lhe um novo cartão, com novos códigos de segurança. De qualquer forma, a rapidez da resolução deste problema depende muito do tipo de terminal onde o cartão ficou retido. É sempre mais simples se acontecer numa caixa da agência bancária do cartão em questão. Já se se tratar de um Multibanco público, de rua, centro comercial, ou de outro banco, por exemplo, a entidade emissora terá que comunicar com a agência responsável por aquele terminal.  

Excedeu o tempo limite para retirar o cartão e o Multibanco recolheu-o

Nesta situação a caixa devolveu-lhe o cartão no final, porém, por alguma razão, este não foi recolhido durante o tempo limite. O que acontece? A caixa Multibanco volta a recolher o cartão, por razões de segurança. Deve procurar a agência responsável e solicitar a devolução do cartão, apresentando todos os dados necessários à sua identificação como cliente. Caso não seja possível obter o cartão de volta, aqui o procedimento passa por dirigir-se à instituição emissora do cartão a fim de procurar uma solução. 

Notas recolhidas pelo Multibanco por não terem sido retiradas a tempo

Outro dos problemas mais frequentes no Multibanco é bastante similar ao caso anterior, do cartão não retirado a tempo pelo utilizador. Quando se realiza um levantamento de dinheiro e o utilizador não retira as notas durante um determinado tempo, o Multibanco volta a recolhê-las. Aqui, o valor em questão poderá ser regularizado na conta, mas, o cliente deve comunicar a situação à instituição emissora do cartão, seja um banco ou outra entidade. 

Multibanco manda retirar o cartão mas não lho devolve 

Não é tão comum como as situações anteriores, mas também pode acontecer. O recomendado é que se mantenha uns minutos junto da caixa, aguardando se esta lhe devolve o cartão entretanto. Se nada se resolver, deverá contactar a entidade emissora do cartão sem nunca abandonar o local, já que se pode tratar de uma tentativa de fraude. 

Levantamento de um valor que foi debitado na conta mas que não foi dispensado

Alguma vez lhe aconteceu o Multibanco dar-lhe um valor inferior àquele que pediu? E quando analisa o saldo bancário percebe que o valor total foi debitado da conta? Se nunca lhe aconteceu e se nem sabia que isto poderia ocorrer, o melhor é começar a contar as notas sempre que faz um levantamento. Este erro significa que há uma falha ao nível da contagem das notas. O terminal pode dispensar apenas uma parte do valor solicitado ou pode também acontecer, que este não lhe dê nenhuma nota. 

Mais uma vez, deve dirigir-se à instituição emissora do cartão com o talão comprovativo do levantamento e pedir que a regularização da situação. E se não tiver o talão? Nesse caso deverá identificar a caixa multibanco, a data e a hora da operação. 

O terminal não consegue ler o cartão 

Sempre que existe um problema com o chip do cartão ou com a banda magnética, os Multibancos têm dificuldade em efetuar a leitura dos mesmos. Ainda assim, o problema pode estar no leitor de cartões do próprio terminal. Portanto, antes de assumir que precisa de um cartão novo procure outra caixa Multibanco. Experimente realizar a operação noutra caixa para perceber onde estará o problema. 

Se continuar a receber a mesma mensagem de erro na leitura do cartão, o melhor será contactar a entidade emissora. Em muitos casos, o problema resolve-se facilmente com uma limpeza do chip ou da banda magnética com um gel à base de álcool, por exemplo. Mas, de qualquer forma, recomendamos que contacte a entidade responsável.

Não saiu talão 

Atualmente, por razões ambientais, recomenda-se cada vez mais que evite pedir talão no final das operações no Multibanco. Se precisar mesmo de um recibo, ou de um comprovativo e se após indicação para tal o terminal não lhe der o tal documento, pode obter uma segunda via. Volte a introduzir o cartão e siga estas instruções:

  1. Selecione “Consultas”
  2. Carregue em “Consultas Operações Cartão no MB”
  3. De seguida, “2.ª Via de Talão”
  4. Introduza a Data Pretendida e selecione uma das operações apresentadas (caso tenha realizado mais do que uma no mesmo dia)

Tenha em atenção que se for falta de papel, procure outra caixa Multibanco para pedir esta segunda via do talão. 

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