Carreira e Negócios

Apps para empreendedores: 8 ferramentas para gerir o seu negócio

Gosta de estar sempre informado e atualizado sobre o que acontece no seu negócio? Conheça algumas apps criadas a pensar nos empreendedores.

Carreira e Negócios

Apps para empreendedores: 8 ferramentas para gerir o seu negócio

Gosta de estar sempre informado e atualizado sobre o que acontece no seu negócio? Conheça algumas apps criadas a pensar nos empreendedores.

Se tem um negócio ou quer criar um e, ao mesmo tempo, tem gosto pelas novas tecnologias, então este artigo é para si. Sabia que existem algumas aplicações (apps) para empreendedores que podem ajudar a expandir o seu negócio?

Há, cada vez mais, pessoas a querer fazer algo de novo, quer seja na sua empresa, no mercado de trabalho ou na sociedade em geral. Essas pessoas são ativas, dinâmicas, criativas e com olhos sempre postos no progresso. Se o seu perfil se enquadra nesta descrição, então é um empreendedor.

Contudo, não basta criar um negócio. É preciso fazê-lo crescer, saber mais e controlar todos os fatores que possam influenciar a atividade da sua empresa. No entanto, um verdadeiro empreendedor é também aquele que é, de certa forma, um pioneiro. Logo, no caminho para o sucesso, precisa de oferecer um produto ou um serviço inédito ou, pelo menos, oferecer algo que já existe mas de uma forma completamente diferente.

Leia ainda: 7 apoios ao empreendedorismo

Apps para empreendedores: simples, práticas e sem custos

Na realidade, um empreendedor enfrenta vários desafios no seu dia a dia para os quais é necessário persistência para obter sucesso. Contudo, por vezes, o tempo é escasso para executar todas as tarefas que tem para fazer. Falamos de pequenas coisas como responder a um email, receber um cliente ou até atender o telemóvel. E, ainda, conciliar com a vida pessoal.

Mas, hoje em dia, com o uso das novas tecnologias, existe um conjunto de ferramentas que pode e deve usar para uma melhor gestão do seu negócio. Para isso, basta ter um dispositivo móvel com acesso à internet e, em qualquer lugar, pode acompanhar tudo o que se passa no seu negócio.

Seguem-se 8 aplicações (apps) que podem ajudar no seu dia a dia.

Gerir as tarefas diárias com a "Evernote"

Com esta aplicação, pode escrever e guardar notas dos mais diversos assuntos, em formatos como texto, áudio e fotografia. No fundo, é uma ferramenta que o pode ajudar a gerir as tarefas do seu dia a dia. Por outro lado, pode ainda aceder à app em vários dispositivos e partilhar com quem bem entender.

Esta aplicação possui 3 pacotes:

  • Basic (gratuito);
  • Premium (6,99€ por mês);
  • e o Business (13,99€ por utilizador e por mês, sendo que o mínimo são dois utilizadores).

Apps para empreendedor em fase inical: conecte-se com a "Aussi"

Aussi é uma aplicação própria para empreendedores que acabaram de criar uma ideia de negócio recente e ainda pouco desenvolvida. Esta app também não tem custos. Aqui, os detentores de pequenos negócios podem estabelecer conexão entre si de forma simples e rápida.

A aplicação tem disponíveis dois modelos de negócios:

B2B

Através deste modelo, vendem canais de conteúdo dentro da plataforma para empresas que tenham interesse nesse público;

B2C

Neste modelo, vendem também o modelo de consultoria premium, na qual o empreendedor recebe um plano de ação personalizado para a solução do seu desafio.

Com esta app, pode ainda ainda falar com especialistas nas mais diversas áreas: marketing, vendas, finanças, legislação, planeamento e sustentabilidade para empresas, entre outras. Para além disto, cada resposta pode receber avaliações de outros utilizadores.

Controle as suas tarefas com a "Any.do"

Any.do é uma app que lhe permite listar as suas tarefas para um determinado dia, e sem custos.

Além disso, com poucos cliques, de uma forma simples e rápida, pode colocar um lembrete para cada tipo de tarefa.

Assim, se é daquelas pessoas que se esquece com frequência das tarefas que tem para fazer, então esta aplicação pode ajudar-lhe no seu dia a dia de trabalho.

Por outro lado, permite-lhe definir uma tarefa na app do computador e ser lembrado na aplicação que tem instalada no seu smartphone ou tablet, uma vez que tudo é sincronizado automaticamente.

dois-jovens-empreendedores-sentados a discutir ideias

Gerir os seus emails com a "Slack"

A ideia desta app, é ajudar a gerir de forma eficiente uma ou várias caixas de email. Aqui, todos os emails trocados são feitos dentro da aplicação e podem ser separados por assunto, projeto ou equipa. Por outro lado, funciona como um chat simples e rápido para troca de informações entre colegas de trabalho.

Além do mais, é uma boa solução para qualquer tipo empresa. Afinal de contas, nenhuma pessoa que queira ser produtiva no seu trabalho, gosta de perder demasiado tempo a responder a emails.

Leia ainda: 10 erros mais comuns dos pequenos empreendedores

Apps para empreendedor: faça o seu negócio com "The Coffee Match"

O "The Coffee Match", 100% grátis, é ideal para quem tem dificuldades em combinar encontros de networking, seja para procurar novos colaboradores, sócios e parceiros para a sua empresa ou para apresentar um novo projeto a investidores.

Por outro lado, quando alguém cria um negócio, é natural que não tenha disponibilidade financeira para alugar um escritório ou um espaço de coworking.

Por essa razão, os cafés são, cada vez mais, um ponto de encontro para pessoas inovadoras na área dos negócios. Esta plataforma sugere conexões com outros utilizadores com perfil semelhante e promove o encontro em cafés parceiros que oferecem ainda um café de boas vindas.

Tenha o seu cartão de visita virtual com a "Hi App"

Hi App (disponível para Android e iOS) pretendde ajudar quem nunca se lembra de levar cartões de visita para as suas reuniões ou que é amigo do meio ambiente. Por outras palavras, com esta ferramenta pode ter um cartão de visita 100% digital. Aqui, o utilizador pode criar, editar e partilhar o seu cartão. Além disso, tem a possibilidade de criar pastas e separar os seus cartões de contatos por evento ou área de negócio, por exemplo.

A aplicação tem uma versão sem custos e outra paga, mais indicada para empresas de maior dimensão. Nesta versão, pode criar e personalizar cartões para vários colaboradores. Quando estes entram na aplicação, já podem ver o seu cartão pronto. Dessa forma, diminui o custo com reimpressões e ajuda a combater o desperdício de papel.

Apps para empreendedor: vá às aulas com a "Primer"

Criada pela Google, e sem custos para o utilizador, a Primer é uma aplicação com aulas de curta duração (cerca de cinco minutos) sobre negócios e marketing digital express. Permite ainda adquirir uma vasta gama de conhecimentos de uma forma simples e produtiva. Existem quatro tipos de aulas em português sobre:

  • negócios;
  • métricas;
  • marketing;
  • conteúdo.

Além disso, pode aceder ao material em modo offline, já que a aplicação foi pensada para facilitar o estudo aos utilizadores.

Trabalhe em conjunto com a "Workplace"

Workplace é a plataforma do Facebook para empresas, com mais de 30 mil utilizadores espalhados pelo mundo. Esta ferramenta de comunicação disponibiliza vários recursos desde chats a vídeos ao vivo, por exemplo. Ajuda a criar uma conexão entre as empresas, assim como a aumentar a sua produtividade. No fundo, promove o trabalho em equipa.

A aplicação ( disponível para desktop, Android e iOS. ) tem uma versão gratuita, chamada Standard, e uma versão paga com mais recursos.

Em suma, quem é empreendedor tem de estar em constante atualização e a par das novas tecnologias. Por conseguinte, pode e deve estar atento a apps que lhe permitam controlar o seu negócio da forma mais eficiente possível.

Leia ainda: Precisa de criar um site para o seu negócio? Siga estes seis passos

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.