Finanças pessoais

Não planeia as suas compras? Estas 6 dicas de poupança são para si

Ir às compras e poupar não é uma tarefa fácil para si?. Neste artigo, reunimos 6 dicas de poupança que podem fazer a diferença.

Finanças pessoais

Não planeia as suas compras? Estas 6 dicas de poupança são para si

Ir às compras e poupar não é uma tarefa fácil para si?. Neste artigo, reunimos 6 dicas de poupança que podem fazer a diferença.

Precisa de renovar o seu guarda-roupa, mas o orçamento familiar está apertado? Precisa de trocar de telemóvel, mas não encontra nada barato? Quando vai ao supermercado ultrapassa quase sempre o valor que tinha definido gastar? Então este artigo é para si. Reunimos 6 dicas para poupar na próxima ida às compras.

Faça as suas compras nas promoções

Seja qual for o tipo de produto de que necessita, aproveite ao máximo as promoções que as lojas oferecem. Contudo, alertamos que não deve comprar produtos de que não necessita apenas porque estão em promoção, compre só o que efetivamente precisa.

Caso não sejam produtos perecíveis, nomeadamente, produtos de beleza ou de limpeza, compre em quantidade e guarde.

Compras nos saldos e na Black Friday

A melhor altura para fazer compras é o período de saldos. Aproveite para comprar determinados produtos que não necessita com urgência, como por exemplo roupa ou acessórios de moda.

Por lei, a venda com saldo pode realizar-se em qualquer altura do ano, contudo, as lojas não podem ultrapassar os 124 dias. É, no entanto, natural que as mesmas iniciem os saldos em janeiro e em julho.

Se precisa de comprar produtos de electrónica ou electrodomésticos, ou apenas antecipar alguns presentes de Natal, a Black Friday é uma ótima opção, pois nesse dia várias lojas fazem boas promoções. Este ano a Black Friday acontece no dia 26 de novembro.

Leia ainda: Saldos ou promoções: quais as diferenças?

Compras em segunda mão

Existem produtos à venda em segunda mão, quer nas plataformas digitais, quer em lojas físicas, em muito bom estado. O que faz com que sejam uma boa oportunidade para fazer negócio.

Se comprar nas plataformas digitais, esteja atento a ofertas que lhe pareçam "demasiado boas", pois possivelmente são burla. Opte pela entrega presencial, se possível, e verifique sempre o estado do produto antes de efetuar o pagamento. Se não conseguir encontra-se presencialmente com o vendedor, peça mais fotos do produto para verificar o seu estado e opte pelo envio à cobrança, evite fazer o pagamento antecipado.

Artigos em exposição, com pequenos defeitos ou recondicionados

Algumas lojas vendem os artigos que tem em exposição, nomeadamente eletrodomésticos a preços mais baixos. Verifique se o equipamento não tem danos visíveis e se funciona corretamente. Se sim, pode ser uma excelente oportunidade.

Existem igualmente lojas que vendem artigos com pequenos defeitos a preços mais baixos. Isto acontece muitas vezes com os eletrodomésticos que são vendidos com pequenos danos estéticos.

Outra forma de poupar, nomeadamente em artigos de electrónica (telemóveis e computadores) é comprar equipamentos recondicionados, ou seja equipamentos seminovos. Antes de serem vendidos os equipamentos recondicionados são totalmente verificados e por norma tem um ano de garantia. Como não são equipamentos totalmente novos, o preço é mais reduzido, pelo que se torna uma excelente opção.

Use cartões de fidelização nas suas compras

Faça e utilize os cartões de fidelização dos supermercados e das lojas onde por norma faz compras. Estes cartões não têm qualquer custo e permitem-lhe ter acesso a promoções exclusivas. Existem lojas que por exemplo enviam vales aos clientes no seu aniversário.

Leia ainda: Cartões de Cliente: o que são e quais as melhores formas de usar

Compras de produtos de marca branca

Os produtos de marca branca, ou seja, produtos que tem a marca da loja ou do supermercado onde são vendidos, têm no geral uma boa qualidade e um preço mais reduzido comparativamente com os produtos “de marca”. A opção por este tipo de produtos é essencial para quem quer poupar.

Leia ainda: Poupar com marcas brancas

Em suma, para conseguir poupar nas compras, além das dicas que reunimos neste artigo, deve ainda fazer uma lista com o que realmente necessita. Compare com alguma frequência os preços entre lojas e, após a compra, verifique sempre a fatura para confirmar que pagou o valor correto. Caso encontre algum erro, reclame na loja.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.