Uma boa decisão de consumo: Ganhar Poupar Investir

O livro Ganhar Poupar Investir é um exemplo de uma boa decisão de consumo, com impacto muito positivo nas nossas decisões de investimento.

Num piscar de olhos estamos a aproximar-nos do fim do ano. Diria, como digo sempre, que 2022 passou num instante. Tem sido um ano de acontecimentos marcantes e de desafios para todos nós.

Mundo Global

O desenvolvimento da tecnologia tem permitido que o mundo esteja cada vez mais conectado. Um acontecimento na China, no minuto seguinte já tem eco na Europa ou nos EUA. Isto significa que as coisas se processam de uma forma mais rápida, fazendo com que tenhamos de lidar com muito mais informação e estímulos do que no passado. Fazendo um paralelismo para o nosso dia a dia ou para as nossas vidas, esta dinâmica mais acelerada tem reflexo nas nossas decisões de consumo, na forma como olhamos para a vida e nos objetivos que pretendemos alcançar.

Leia ainda: Aproxima-se uma tempestade? O que fazer?

Pressão social

O caminho que estamos a seguir enquanto sociedade acaba por privilegiar mais o parecer do que o ser. Nas redes sociais, vemos com frequência muitos protótipos de felicidade. Existe ainda uma “competição” sobre quem tem mais seguidores e o que fazer para os aumentar, precisamente pela necessidade de as pessoas quererem sentir-se importantes.

Erros a evitar

Todas estas alterações que temos vindo a observar fazem com que existam cada vez mais solicitações, sendo que é fundamental distinguir entre as que fazem sentido e que têm lógica e as restantes. No caso da literacia financeira e dos investimentos, é fundamental que todos nós tenhamos a noção de que investir não é fácil. Que para gerar valor devemos ter sempre um racional por trás das nossas decisões e que estas devem ser sempre devidamente fundamentadas e “encaixadas” num objetivo que pretendemos alcançar.

Nunca devemos tomar decisões de investimento só porque um influencer que tem milhares ou centenas de milhares de seguidores diz que é bom ou (aparentemente) demonstra que investiu em algo que lhe gerou uma mais-valia considerável.

Todas as nossas decisões, sejam de consumo ou poupança, têm sempre uma consequência. Num mundo em que se torna cada vez mais difícil separar o real do aparente, é muito importante que sejamos disciplinados e que não nos deixemos influenciar por cenários de aparente facilitismo.

Leia ainda: Começar a investir: Passo-a-passo e os cuidados a ter

Ganhar Poupar Investir

Este é o nome do livro do Doutor Finanças, escrito pela Sara Antunes. Como referi anteriormente, temos de saber distinguir o que faz ou não sentido analisar e a que devemos dedicar o nosso tempo. Ganhar Poupar Investir é um excelente recurso que devemos ter sempre à mão. Primeiro, porque é real. Segundo, porque aborda todos estes temas de uma forma simples e conhecedora. Terceiro, porque nos responsabiliza, tanto por falta de ação como pelo caminho que cada um deve seguir em função dos seus objetivos pessoais. Quarto, porque destaca a importância destes três temas fundamentais e a forma como devem estar interligados para que as nossas decisões façam cada vez mais sentido. Por último, este livro não nos dá um nó no cérebro. Pelo contrário, simplifica e demonstra que o conhecimento está ao alcance de todos, que nem tudo é demasiado complexo, bastando apenas que exista vontade de aprender e de dar um passo em frente de uma forma conhecedora.

Falamos tantas vezes de decisões de consumo ou investimento. Este livro é um exemplo do que pode ser uma boa decisão de consumo, com reflexo muito positivo nas nossas decisões de investimento. Como nos estamos a aproximar do Natal, e muitas vezes temos dificuldade em encontrar uma prenda que tenha utilidade, aqui está uma solução que faz todo o sentido.

Leia ainda: Poupar ou investir: o que devo fazer?

Apaixonado pelo desporto e economia, foi jogador profissional de Futebol, tendo atuado em clubes como S.L. Benfica, Estoril, entre outros. Conciliou a carreira desportiva com a académica, terminando a licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA SBE). Continua ligado às suas duas paixões profissionais, desempenhando a função de Financial Advisor e colaborando como analista desportivo na CNN Portugal. Foi comentador residente no programa Jogo Económico do JE e Presidente do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Footgolf. (FPFG). Participa com regularidade em eventos sobre Literacia Financeira.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.