Orçamento Familiar

Como aproveitar os descontos da Black Friday sem cair em tentação

Catarina Alves de Sousa Catarina Alves de Sousa , 22 Novembro 2019

Na próxima sexta-feira, dia 29 de Novembro, terá lugar mais uma Black Friday, o dia mais esperado do ano para quem não resiste a grandes promoções. Saiba como aproveitar melhor este dia para poupar nos artigos que procura e para não se deixar cair em tentação com compras por impulso.

Na última sexta-feira de Novembro, são várias as lojas e grandes superfícies que fazem descontos muito superiores aos preços habituais e mesmo a outros descontos e saldos praticados ao longo do ano. Ou seja, é a altura ideal para investir em coisas de que precisa e até mesmo em compras para o Natal, mas também é fácil sucumbir à tentação de comprar mais do que aquilo que precisa. Saiba como tirar melhor proveito da Black Friday sem gastar a mais.

Defina um orçamento

orcamentos-boonzi-mobile

Esta é a nossa dica número um para quase todas as circunstâncias dada a sua enorme importância. Defina um valor que não pode (nem quer) ultrapassar na Black Friday e encare o seu orçamento como uma arma contra o desconforto financeiro que as compras por impulso lhe podem trazer. Conheça aqui a aplicação que recomendamos para gerir o seu orçamento familiar, o Boonzi.

Não procure as promoções da Black Friday (ainda!)

Antes que a publicidade o convença de que precisa de coisas de que realmente não precisa, faça uma lista de coisas que precisa ou quer mesmo comprar. Faça a lista sem consultar folhetos, sites, etc. para não ser influenciado. Esta é uma boa altura para começar (se ainda não começou) a fazer as compras para o Natal.

Descubra que lojas e superfícies são aderentes da Black Friday

open-sign-1309682_1920

O próximo passo é pensar nas lojas que normalmente vendem o tipo de artigos que colocou na sua lista, quer sejam online ou físicas, e compare preços. Dica extra: no caso das lojas online pouco conhecidas, mas que apresentam grandes descontos, pesquise pelo nome no Portal da Queixa para se certificar de que não existem queixas graves e sem resposta contra essas lojas.

Descubra se o desconto compensa

Os descontos praticados durante a Black Friday parecem simplesmente irresistíveis, mas antes que se deixe entusiasmar por números como 50% e 70% de desconto, procure comparar os preços praticados nesse dia com os preços habituais dos mesmos items na mesma loja. Tente perceber se são descontos “reais” e legítimos, pois algumas lojas aproveitam para anunciar descontos mais altos do que no resto do ano, mas ao mesmo tempo sobem o preço real dos artigos.

Conheça as políticas de devolução das lojas

black-friday-2016-2

Levar a sua lista consigo antes de comprar o que quer que seja já é uma boa prática, mas se por alguma razão falhar, não descarte a ideia de devolver alguns items que possa ter comprado por impulso e que, por isso mesmo, se tenha arrependido de comprar. Antes de pagar ou mesmo na caixa enquanto prepara pagamento, informe-se acerca da política de devolução da loja (online ou física).

Caso perca a Black Friday, não se esqueça de que muitas das mesmas lojas aderentes praticam também a Cyber Monday, a segunda-feira seguinte e que, apesar de não ter descontos tão bons, continua a ter campanhas interessantes.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #Black Friday,
  • #Black Friday 2016,
  • #como fazer compras no Black Friday,
  • #Cyber Monday,
  • #Cyber Monday 2016,
  • #descontos Black Friday

Deixar uma resposta

Um comentário em “Como aproveitar os descontos da Black Friday sem cair em tentação