Utilidades

Cuidados com a casa no verão

Luisa Barreira Luisa Barreira , 23 Agosto 2019

O verão também se faz sentir em casa. É a luz que espreita pelas janelas para dentro de casa até depois da hora de jantar. É o calor que convida a sair cá para fora, especialmente nas noites mais quentes, e o ar fresco que corre e cheira a férias e descanso. Mas há alguns cuidados com a casa a ter no verão, para que esta seja uma altura do ano ainda mais bem passada.  

Cuidado e dicas a ter em todas as divisões da casa

  1. Manter a casa fresca é importante, para que, quando chegue a casa depois de um dia de trabalho, não sinta que está a entrar numa sauna. Para isso, e antes de sair de casa, feche as persianas e cortinas, para proteger a casa das horas de sol mais intenso. Assim a sua casa mantém-se mais fresca! Não é necessário fechar as persianas totalmente, importa que a sua casa receba também alguma luz natural.
  2. As persianas são uma boa opção, pois são práticas e de fácil manutenção e limpeza. Existem diversos tipos de persianas no mercado que ajudam a controlar a iluminação e ventilação do interior da habitação. Se puder, opte por persianas com telas solares. São uma excelente escolha, porque permitem controlar a entrada da radiação solar e facilitam a visão da área exterior, mesmo quando fechadas.
  3. Outro aspeto importante é se tiver ar condicionado: não se esqueça de limpar os filtros, assim como limpar as pás das ventoinhas. A sua manutenção é um custo extra que não deve descurar.
  4. A utilização de papel de parede com cores apelativas ao bom tempo são uma alternativa à pintura. Transforma por completo um espaço e dá-lhe um ar renovado, arejado e fresco. Um papel de parede em tons pastel, por exemplo, dará um ar romântico à divisão. Se, no entanto, preferir pintar, esta é a melhor altura do ano.
  5. A ventilação da sua habitação é fundamental. Por isso, nas horas de menos calor, quando o sol se puser, abra as suas janelas, deixe o ar circular e renovar-se pela casa.
  6. Se o inverno foi rigoroso, o início do tempo quente é o ideal para fazer uma manutenção da sua casa: limpar possíveis humidades, reparar paredes, tetos e substituir materiais danificados. No entanto, se precisar de reparar ou substituir alguma coisa esta é a altura ideal de fazer uma revisão geral.
  7. Claridade sem calor é importante nesta estação. Se ainda não optou pelas lâmpadas LED, é uma boa altura para substituir as lâmpadas tradicionais por este tipo de iluminação. Isto porque são mais económicas e não aquecem os compartimentos.
  8. Uma ideia de decoração é manter as toalhas de praia de toda a família junto à entrada, enroladas num cesto. Arrumadas desta forma dão um aspeto bastante descontraído. É também muito prático ter as suas toalhas sempre à mão, para uma escapadinha até à praia ou piscina.

Espaços exteriores

Ora para quem tem varanda, terraço ou jardim exterior, este será o local de eleição desta estação e merece muito a sua atenção. Com os dias mais longos, tem o que necessita para alargar a sua casa para o exterior. Faça da sua varanda ou jardim a divisão favorita da família.

  1. Antes de começar, deve limpar o espaço exterior. Se o tiver, deve também tirar o grelhador ou churrasqueira dos arrumos e limpá-lo antes de usar.
  2. Para fazer as suas refeições e aproveitar o seu espaço no exterior não precisa de muito. Basta uma mesa de apoio e umas cadeiras para fazer as suas refeições ao ar livre. Como alternativa, pode estender uma toalha de piquenique no chão e aproveitar assim o bom tempo!
  3. Se quiser que o seu espaço exterior se torne mais apelativo nas tardes de verão, providencie vasos ou floreiras com vegetação alta. Para além de serem ótimos elementos decorativos criam zonas de sombra e não são uma solução muito dispendiosa. Outra solução económica (e para quem tem uma varanda pequena), são os jardins verticais. Permitem o aproveitamento das paredes e são de fácil instalação.
  4. Para as noites de verão aposte em alguma iluminação no espaço exterior. Pode utilizar lanternas ou candeeiros solares, tochas, velas ou cordas de luzes LED.

Com o verão a chegar é hora de limpar e organizar os espaços, renovar as energias de casa e torná-la mais agradável para os dias de calor!

É também uma boa oportunidade para fazer aquelas pequenas obras que tem em mente. Lembre-se de contabilizar estes projetos no seu orçamento familiar. Se não tiver orçamento disponível, vá poupando ao longo do ano.

Partilhe este artigo

Deixar uma resposta