Vida e família

7 dicas para preparar a candidatura à faculdade

Numa candidatura à faculdade, existem várias questões que surgem. E, por vezes, há pouco tempo para encontrar respostas. Nesta artigo exploramos o tema.

Natacha Figueiredo Natacha Figueiredo , 9 Julho 2020

Numa candidatura à faculdade, existem várias questões que surgem. E, por vezes, há pouco tempo para encontrar respostas e soluções.

A pensar em todos aqueles que pretendem ingressar no Ensino Superior, o Doutor Finanças apresenta 7 dicas para começar a preparar candidatura.

1. Informe-se o máximo possível

Antes de escolher o curso ou a instituição de ensino, recolha o máximo de informação. Nem sempre é fácil escolher o curso que nos levará a exercer uma profissão que nos realize profissionalmente para o resto da vida. Existem várias questões que devem ser analisadas, começando pelos cursos que realmente temos interesse e as instituições que lecionam esses cursos. Depois, deve-se analisar a sua localização, qualidade e reputação do curso e da instituição, saídas profissionais, entre outras.  

vista de Lisboa - casas

Para ter uma noção real dos cursos que existem na área que pretende, pode consultar o índice de cursos da DGES. Ali poderá verificar as instituições que o disponibilizam atualmente. Nesse site estão disponíveis todos os cursos do ensino público, privado e concordatário.  

Após ter analisado as opções, faça uma pesquisa sobre as instituições que lhe despertam maior interesse. Tente aconselhar-se com outros colegas que estão a passar pela mesma situação, professores e alunos do ensino superior que conhece. Desta forma conseguirá reunir o máximo de informações possível antes de tomar a decisão final.

2. Visite a faculdade antes da candidatura

Depois de passar pelo processo da escolha dos cursos e das instituições que prefere, está na altura de começar a fazer visitas a essas entidades. É importante perceber se a instituição de ensino superior reúne as condições pretendidas, se o ambiente é aquilo que idealizámos, etc. Para além disso pode sempre ser feita uma pequena lista com os prós e contras de cada instituição e, no fim, fazer o balanço final. Analise bem as questões mais relevantes para si, para quando preencher a candidatura à faculdade estar tranquilo com as suas decisões.

3. Compare e analise os custos de vida que passará a ter

Antes de dar início à sua vida de estudante universitário é aconselhável fazer um levantamento das despesas que passará a ter. As despesas de alimentação, transporte, propinas, material de estudo, habitação e custos associados vão variar conforme a instituição em que seja aceite. Compare os custos que terá em cada uma das suas opções para não ser surpreendido mais tarde. No caso da despesa ser suportada pelos pais, faça essa análise em conjunto.

Jovem estudante no computador

4. Analise as saídas profissionais dos cursos a que se irá candidatar

Pode ser frustrante investir num curso superior, colocar o máximo de dedicação na sua aprendizagem, para depois acabar a trabalhar numa área que não gosta, porque não existem saídas profissionais. Por isso, é importante analisar as saídas profissionais dos cursos a que se candidatou.  

No portal Infocursos poderá descarregar uma base de dados com os cursos e as instituições que tiveram mais saída profissional. Embora estes dados possam não corresponder completamente à realidade, são uma boa indicação para perceber a taxa de desemprego em certas áreas.

Cursos de engenharia, gestão e finanças, medicina, enfermagem, matemática aplicada, arquitetura, ciência biomédicas, educação básica, são alguns dos exemplos que poderão ter mais saída no mercado profissional.

5. Saiba quais os procedimentos para formalizar a sua candidatura à faculdade

Para além das decisões que terá que tomar, existe uma lista de procedimentos obrigatórios nas candidaturas ao ensino superior. Fazem parte dessa lista os seguintes procedimentos:

  • Pedir a senha para aceder à candidatura online. A solicitação desta senha deve ser feita no portal da Direção Geral do Ensino Superior, DGES. No portal deverá preencher o formulário específico para este efeito. Irá receber no seu e-mail um documento que terá que ser impresso pela sua escola secundário ou num Gabinete de Acesso ao Ensino Superior. Posteriormente será então enviada a senha de acesso à plataforma online de candidatura ao Concurso Nacional de Acesso.
  • Solicitar a Ficha ENES. Para conseguir fazer a sua candidatura ao ensino superior terá que solicitar na sua escola secundária a ficha ENES. Aqui está formalizada a sua média do secundário e a nota de candidatura. Consulte sempre o Guia da Candidatura para tirar qualquer dúvida em relação a médias e notas de candidatura.
  • Ficha de pré-requisitos. Embora não seja pedida em todos os cursos, existem alguns cursos onde a mesma é obrigatória. Informe-se bem para que não fique em falta este documento na fase da candidatura.
  • Se a sua candidatura for ao ensino privado ou concordatário os procedimentos obrigatórios variam de instituição para instituição. Deverá, nestes casos, contactar as instituições escolhidas por si. Solicite todas as informações sobre os prazos e as condições da candidatura com a maior antecipação possível.  
  • Benefício de preferência habitacional ou preferência regional na candidatura. Os alunos que pretenderem fazer a sua candidatura segundo o benefício de preferência habitacional ou preferência regional devem consultar o Guia de Candidatura. Nesse guia devem verificar as opções existentes. Estes casos específicos só serão aceites em determinadas instituições de ensino superior e será sempre necessária a entrega da ficha ENES com o respectivo código. Se pretende conseguir este benefício coloque essas instituições no topo da lista da candidatura.

6. Não se esqueça da candidatura à Bolsa de Estudo de Ação Social

Saiba que no final do processo da sua candidatura online ao ensino superior irá surgir uma pergunta sobre a intenção do acesso a uma bolsa de estudos. Caso pretenda candidatar-se irá receber um e-mail com os dados de acesso à plataforma da Bolsa de Estudo. A partir daí terá que seguir os passos indicados e submeter toda a documentação necessária.  

Nota: Lembre-se que não deve fazer planos financeiros a contar com a bolsa de estudo, pois ficará numa situação muito complicada caso esta não lhe seja concedida.

Leia ainda: 4 passos para conseguir uma bolsa de estudo no ensino superior

7. Se já decidiu que quer fazer um mestrado, analise as opções que terá no futuro

Pode parecer um pouco cedo para pensar na possibilidade de fazer um mestrado, mas existem muitos estudantes que pretendem adquirir o máximo de conhecimentos possíveis antes de iniciar a sua vida profissional. Por isso se o mestrado faz parte dos seus planos avalie as possibilidades que existem, se faz sentido uma licenciatura com mestrado integrado ou fazer o mestrado posteriormente.  

Candidaturas para maiores de 23: O que deve saber  

  • Se já tem 23 anos e pretende ir para a faculdade, poderá candidatar-se ao concurso especial maiores de 23. No entanto, deverá cumprir os seguintes requisitos:
  • Ter mais de 23 anos (completados até 31 de dezembro do ano que antecede ao concurso;
  • Não pode ser portador da habilitação de acesso ao ensino superior;
  • Deve ter sido aprovado nas provas destinadas a avaliar a capacidade para frequentar o ensino superior;
  • E não pode estar abrangido pelo estatuto do estudante internacional.

Os candidatos ao ensino superior através do regime maiores de 23 devem ter consciência que o número de vagas é muito limitado. No entanto segundo o Decreto-Lei nº63/2016 de 13 de setembro “o número total de vagas aberto em cada instituição de ensino superior  para a candidatura à matrícula e inscrição através do concurso para os aprovados nas provas para maiores de 23 anos não pode ser inferior a 5% do número de vagas fixado para o regime geral de acesso do conjunto dos ciclos de estudos dessa instituição”.

Os candidatos ao concurso para maiores de 23 anos devem consultar o site da DGES, mas também devem informar-se junto da instituição de ensino superior que pretendem frequentar sobre os prazos e informações relevantes.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

Um comentário em “7 dicas para preparar a candidatura à faculdade