Qual o valor de mercado da casa que quero vender?

Se está a pensar em vender a sua casa, saiba quais os fatores que deve considerar para perceber por quanto a pode vender.

Está a pensar em vender uma casa? E não sabe qual o montante pelo qual deve colocar o imóvel à venda? Há alguns passos que pode dar para ficar com uma ideia e perceber se é altura de avançar.

Para ter uma ideia do valor de mercado da sua casa pode consultar um portal imobiliário, fazer uma pesquisa por casas semelhantes à sua, e perceber a que preços estão a ser anunciadas. Contudo, se quer ter uma noção mais real do valor do imóvel em causa, o melhor será falar com um profissional. Até porque é possível que ele tenha conhecimento de valores reais de transação.

Se optar por fazer um estudo de mercado, sem recurso a um especialista, há alguns fatores que deve ter em consideração para que possa chegar a um valor mais aproximado do seu imóvel.

Leia ainda: Imobiliário: O que esperar de 2023

O que influencia o valor de venda da casa

Se quer perceber o valor pelo qual pode vender a sua casa, sem recorrer a um profissional, deve ter em consideração vários aspetos, que podem condicionar o preço pelo qual conseguirá vender um imóvel. Em alguns casos estas questões vão influenciar positivamente o preço de uma casa, noutros acabam por pressionar o seu valor.

Localização, área da casa e tipologia, e respetivo estado de conservação são as variáveis essenciais para a caraterização de um imóvel e definição do seu preço. Mas não são únicas. Fatores como estacionamento, vista ou existência de espaço exterior, podem justificar algumas variações de valor face a um dado padrão.

Se uma dada casa estiver no mercado há muito tempo, não a inclua no estudo. Ou caso prefira fazê-lo, considere apenas (por exemplo) 90% do valor anunciado. Porque se está no mercado há muito tempo, significa que o valor pelo qual está à venda vem sendo rejeitado de forma consistente pela procura, e não é um input fiável para o seu levantamento.

Todos estes aspetos vão influenciar o valor do imóvel que quer vender. Definir o valor de uma casa implica ter em consideração muitos fatores. Não se precipite. Coloque o seu imóvel à venda pelo preço adequado, evitando "perder" dinheiro ou não conseguir vender a casa por estar a um valor demasiado elevado.

Leia ainda: Imobiliário: preço e valor

Consultor imobiliário na KW e especialista no mercado residencial da Grande Lisboa, é autor do blogue A House in Lisbon e da série Minuto Imobiliário. Nascido em Lisboa e formado em Sociologia, foi gestor no BES, assinou o blogue O Alfaiate Lisboeta, e foi cronista no Dinheiro Vivo, Expresso, Metro e GQ.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.