Habitação

Quanto custa o processo de compra de casa?

Mesmo antes de assinar a escritura há custos que quem compra casa tem de assumir. Saiba quanto pode custar o processo de compra de casa.

Habitação

Quanto custa o processo de compra de casa?

Mesmo antes de assinar a escritura há custos que quem compra casa tem de assumir. Saiba quanto pode custar o processo de compra de casa.

Se já encontrou a casa que quer comprar e tem o crédito à habitação pré-aprovado, convém fazer contas ao que vai gastar também com o processo de compra de casa antes de começar propriamente a pagar o empréstimo.

Primeiro, convém salientar que é o comprador que arca com todos os custos da escritura, ou seja, o contrato de compra da habitação, e que terá de ser feita por uma entidade competente para o efeito. Assim, pode optar por um Balcão Casa Pronta, no qual o custo é geralmente mais baixo: 375 euros pelo serviço. 

Também pode optar por um notário, que tem as suas próprias tabelas e cujo custo pode variar consoante o valor da transação. Ainda assim, conte com o valor da certidão (cerca de 20 euros), o valor do registo (225 euros) e o IVA. Outra alternativa é recorrer a um advogado ou solicitador, sendo que no caso de um crédito à habitação, geralmente é o banco a indicar o seu próprio advogado e precisa de pelo menos dois registos (500 euros). 

Leia ainda: Crédito habitação recusado: Conheça os principais motivos e o que fazer

Impostos no processo de compra de casa

Mas há mais encargos a ter em conta no processo de compra de casa e que devem estar pagos antes da assinatura da escritura. No caso do Imposto Municipal sobre Transações onerosas de imóveis (IMT), a percentagem varia entre 0% e 8%  e depende de algumas variáveis: o valor da transação (o valor mais alto entre o valor patrimonial e o valor de venda escriturado), a localização da casa (Continente ou Regiões Autónomas) e o tipo de imóvel (urbano ou rústico) e a sua finalidade (primeira ou segunda habitação).

Porém, há alguns casos em que pode pedir isenção do imposto. Por exemplo, se vai comprar uma casa para habitação própria e permanente em que o valor declarado na escritura não exceda os 92.407 euros, pode beneficiar de isenção. Este valor é referente a Portugal continental, já que nas regiões autónomas o limite sobe para 115.508 euros.

No caso do imposto de selo o percentual é fixo, e é de 0,8% do valor do negócio. Se comprar a casa através de crédito, também terá de pagar imposto de selo sobre o valor do empréstimo, com a taxa de 0,6%.

Leia mais: Crédito habitação: O que precisa de saber antes de avançar

Comissões bancárias variam mas estão tabeladas

Se está a comprar a casa a crédito, também terá de pagar as comissões bancárias, que variam entre instituições, mas cujo custo está tabelado em cada uma. Pode comparar de seguida quanto cobram os cinco maiores bancos a operar em Portugal, sendo que em alguns também já estão incluídos os custos com a escritura. Os valores mencionados constam da informação prestada pelos bancos através dos seus sites, com recurso a simulações de crédito à habitação realizadas em agosto.

No Novo Banco, o valor total de comissões e despesas iniciais é de 2.159,43 euros, sendo que trimestralmente ser-lhe-ão ainda debitados 16,20 euros de comissão de gestão de conta. Na Caixa Geral de Depósitos, as comissões e despesas iniciais custam 1.926,75 euros, às quais acresce uma despesa mensal de 4,16 euros. Na página do BPI, as comissões e despesas iniciais são de  2.135,18 euros e não tem referência a comissão de gestão de conta. No Santander, são mencionadas despesas iniciais na ordem dos 1.572 euros, já no BCP o custo ascende a 2.023,08 euros.

Leia mais: Sabe as comissões que são cobradas num crédito habitação?

Estes são os custos que terá de ter em consideração antes de avançar para a compra de uma casa. Claro que estes valores são apenas para garantir o processo de compra, mas terá outros encargos a considerar, dependendo do tipo de imóvel, bem como de contrato que fizer com o banco e da eventualidade de surgirem contratempos. Além disso, terá de ter em consideração que tem de ter capitais próprios para avançar com a compra de uma casa, isto porque os bancos não podem financiar 100% de uma casa. No máximo, conseguirá 90% do valor do imóvel (ou da avaliação), por isso não se esqueça de colocar esse valor como obrigatório ter antes de avançar.

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

Um comentário em “Quanto custa o processo de compra de casa?