Mobilidade

Como poupar na reparação do carro

Para o ajudar a poupar na manutenção e reparação automóvel reunimos algumas dicas muito úteis para evitar males maiores. Só tem que continuar a ler.

Patrícia Neves Patrícia Neves , 6 Agosto 2019

A reparação do carro pode ser uma fonte de uma grande despesa. É, sem dúvida, um bem necessário, e por isso necessita de manutenção.

Para o ajudar a poupar na manutenção e reparação do carro, reunimos algumas dicas muito úteis para evitar males maiores. Só tem que continuar a ler. 

A condução faz toda a diferença

conduçao de uma auto caravana

Conduzir com precaução é algo que deve sempre fazer, não só pela sua segurança mas também pela segurança dos outros utilizadores da via pública. Para além disso, bons hábitos de condução significam poupança na reparação do carro. Como?  

  • Evite travagens bruscas. A utilização excessiva dos travões leva não só ao rápido desgaste destes, como também dos próprios pneus. Portanto, aconselhamos a que sempre que possível trave com o motor, mantenha a distância do carro da frente e evite situações que podem levar a travagens a fundo. 
  • Conduza sempre com a quantidade de ar adequada nos pneus. Os valores de referência indicados para cada carro têm a sua razão de ser e devem ser respeitados. A pressão correta de ar nos pneus de um carro garante a melhor autonomia possível, o que permite poupar combustível e pneus. Ar a mais, ou ar a menos danifica os pneus, por isso, o ideal é seguir as instruções que vêm com o automóvel.  

Leia ainda: Carro: como optimizar o uso de combustível (e poupar dinheiro!)

Manutenção é sinónimo de prevenção

Da mesma forma que bons hábitos de condução prolongam a vida do carro e dos seus componentes, estar prevenido pode evitar problemas mais dispendiosos. Se pensar na reparação do carro, anote também estas dicas.

  • Anote a data da inspeção ou coloque um lembrete no telemóvel. É importante não deixar passar esta data já que é algo que obrigatoriamente tem que fazer. Tenha bem em mente que a multa por conduzir um carro sem inspeção pode ir dos 250€ aos 1250€! 
  • Faça sempre as revisões na altura recomendada. Mudar o óleo do carro, os filtros e outras componentes mais simples deve fazer parte da rotina do automóvel. Se o óleo tem que ser mudado aos 99.000 quilómetros, não deixe o contador chegar aos 150.000 Km. Podem parecer pequenos pormenores, mas no final, tornam-se essenciais. Afinal, é o óleo que lubrifica o motor; ou seja, quando este não é mudado na altura certa começam a formar-se depósitos que impedem a lubrificação do motor. Como consequência, as peças começam a danificar-se devido à fricção que é exercida entre elas, o que pode levar à avaria do próprio motor. E essa, acredite, é uma despesa que não deseja ter.  

Antes de reparar peça orçamentos 

reparação do carro, com a troca de pneu num carro vermelho

Hoje em dia há muita oferta de mecânicos por todo o país. Há oficinas de todo o tipo, algumas especializadas em determinados aspectos de uma viatura.  

Caso precise mesmo de recorrer a uma, peça sempre um orçamento. A ida à oficina pode ser uma verdadeira experiência traumática para a sua conta bancária, por isso, o melhor é, sempre que possível, planear bem os custos na altura de fazer a reparação do carro.  

Se precisa de mudar os pneus, peça dois ou três orçamentos a diferentes empresas. Analise marcas, modelos e valores e escolha a opção mais confortável para si.  

Após o arranjo, e na altura que lhe apresentarem a fatura, garanta que não está a ser cobrado nenhum serviço extra ao orçamento que recebeu. Se isso acontecer, saiba que se pode recusar a pagar por reparações que não estavam incluídas no orçamento.

São pequenas dicas sim, mas acredite, a sua carteira vai agradecer. No final, o nosso conselho é que estime o seu automóvel, fazendo check-ups rotineiros e mantendo uma condução segura e estável.  

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #poupança
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

6 comentários em “Como poupar na reparação do carro