O período de carência pode observar-se, por exemplo, num seguro ou num empréstimo.
Período de carência num seguro
O período de carência num seguro é o período que separa o início do seguro e a data de validação das suas coberturas e garantias. Neste período o segurado não pode usufruir das condições de cobertura oferecidas pelo seguro.
Este período de espera é habitual nos seguros de saúde, já que muitos eventuais segurados só optariam por contratar um seguro com o conhecimento de alguma doença pré-existente (deixando de ser um risco, mas sim uma certeza).
O período de carência não é uniforme entre seguros de saúde, sendo que mesmo dentro do mesmo seguro podem existir diferentes períodos de carência, para cada tipo da cobertura.
Assim, o período de carência é um dos critérios que deve ter em consideração na escolha de um seguro de saúde.
Período de carência num empréstimo
O período de carência constitui-se como uma alternativa disponível ao reembolso antecipado num crédito habitação, que permite jogar com o tempo e com as quantias disponíveis.
Este período é um prazo durante o qual o mutuário não amortiza capital do empréstimo, pagando somente juros relativos ao valor em dívida. Assim, a prestação a pagar nesse prazo será mais reduzida.
Ao cessar o período de carência, a prestação a pagar será mais elevada, pois passará a incluir então a vertente da amortização de capital.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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