Mesa com mapa de Portugal, cadernos, dossier e um café
ícone do formato do post video
Viagens

Quer viajar por Portugal sem gastar muito? 6 dicas para chegar à meta 

Está a precisar de fazer uma pausa na rotina? Gostava de ficar a conhecer melhor Portugal? Saiba como pode fazer tudo isto, sem gastar muito.

Após dois anos de pandemia, viajar continua a não ser fácil e ainda temido por muitos. Alguns países ainda exigem quarentena obrigatória à chegada ou a realização de testes à Covid-19. Pode ser, por isso, uma boa altura para viajar por Portugal e ficar a conhecer melhor o nosso país, bem como o legado cultural de cada região.  

Assim, se está a precisar de fazer uma pausa na sua rotina diária e fazer uma viagem para recarregar as baterias, mas também não quer esgotar as poupanças, vejamos algumas dicas que podem ajudar a poupar numa "escapadinha"

Marque a viagem para as épocas baixas 

Se quiser viajar pelo país sem gastar muito dinheiro, o ideal é marcar a sua viagem para as chamadas épocas baixas (fora dos períodos mais procurados para férias, nomeadamente o verão). Por esta altura, os preços podem ser significativamente mais baixos.  

Por outro lado, se marcar para estas épocas com antecedência, pode conseguir preços ainda mais baixos. Além disso, existem plataformas, como o Booking, onde pode marcar o alojamento e aproveitar promoções específicas em certas alturas do ano, como em janeiro ou perto do Dia dos Namorados. 

Assim sendo, esta é a altura perfeita. Esteja atento aos bons preços e marque a sua viagem por Portugal. 

Utilize sites que comparam preços 

Para conhecer chegar aos melhores preços, principalmente em alojamento, pode utilizar sites que façam uma comparação de valores, como o Trivago ou o Momondo. 

Se tiver, por exemplo, um hotel específico onde gostasse de ficar alojado, nestes sites consegue ver em que plataforma reservar para conseguir o preço mais baixo.  

Fica mais barato se optar por pacotes 

Caso queira conhecer Portugal tendo como fio condutor a gastronomia e as atrações turísticas ou atividades para realizar em família, pondere optar por um pacote que já inclua várias experiências desta natureza, pois, feitas as contas, vai acabar por ficar mais barato. 

Por exemplo, se quiser visitar Aveiro e Arouca e realizar um passeio pelos Passadiços do Paiva, existem pacotes que incluem alojamento, bem como os bilhetes para o trilho. Ou se quiser experimentar a gastronomia alentejana, há pacotes com estadia e jantar no restaurante do hotel. 

Também pode optar por pacotes que incluem hotéis nas diferentes zonas do país e só tem escolher o hotel que prefere. Isto porque o preço a que compra o pacote pode ficar mais barato do que comprar diretamento a esse hotel. Neste caso, deve ter em atenção que só pode fazer a sua marcação se houver vaga, logo pode não conseguir as datas que quer e está sujeito à disponibilidade do hotel. 

Estes pacotes podem ser comprados em lojas físicas ou online, através da Odisseias, por exemplo.

Leia também: Conheça as melhores sugestões de escapadinhas para 2022

Porque não fazer campismo? 

Fazer campismo pode ser uma opção, se quiser poupar em alojamento na sua viagem por Portugal. Um pouco por todo o país existem parques de campismo que permitem que leve a sua tenda e acampe numa zona específica dentro do parque, tendo acesso aos balneários e casas de banho.  

Extistem parques com acesso direto a praias e com piscinas, pelo que pode usufruir destes extras sem gastar muito. Pode ainda, se fizer uma tour por vários parques, conhecer diferentes cidades de Portugal a um preço em conta. 

Se esta for uma opção para si, tente vajar numa época de tempo ameno. Acampar numa tenda com muito frio ou muito calor pode ser mais complicado. 

Poupar na alimentação: opte por alojamento com cozinha 

Se preferir poupar na alimentação, pondere escolher um alojamento que tenha cozinha. Assim, pode fazer as refeições ao invés de comer sempre fora

Neste capítulo, pode mesmo poupar muito dinheiro, principalmente se for de férias em família. Pois, em vez de gastar dinheiro em várias refeições fora, basta ir ao supermercado às compras e tentar gastar o mesmo que gastaria se estivesse em sua casa

Contudo, isto não significa que não vá comer a um restaurante de todo. Se quer provar a gastronomia da cidade em que se encontra, nada melhor do que ir a um restaurante típico, pelo menos uma vez. 

Junte mais pessoas e dividam os custos 

Uma boa forma de poupar é ir de viagem em grupo. Assim, podem partilhar o carro e o alojamento

Deste modo, dividem entre todos os custos com o gasóleo/gasolina e o valor total do alojamento. Fica mais barato a cada um e todos ficam a conhecer mais um pouco de Portugal.  

Leia ainda: Vai viajar? 10 dicas para poupar durante a viagem

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

2 comentários em “Quer viajar por Portugal sem gastar muito? 6 dicas para chegar à meta 
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.