Vida e família

Vai viajar? 10 dicas para poupar durante a viagem

Viajar não precisa de ser sinónimo de desequilibrar a sua carteira. Saiba como poupar numa viagem com 10 dicas.

Vida e família

Vai viajar? 10 dicas para poupar durante a viagem

Viajar não precisa de ser sinónimo de desequilibrar a sua carteira. Saiba como poupar numa viagem com 10 dicas.

Neste verão de 2021, em que já se começa cada vez mais a ver aviões a voar pelo ar e as viagens começam a ter uma cadência maior, muitos foram os que optaram por fazer férias noutro país. Conhecermos outra cultura e vivermos dentro dela por alguns dias pode ser uma experiência entusiasmante, mas também dispendiosa. No entanto, há alguns métodos que podemos adotar para que consigamos poupar durante a viagem. Conheça 10 dicas para poupar durante a sua viagem.

1. Estabeleça um orçamento 

O primeiro passo que devemos seguir é estabelecer um orçamento. Decidirmos quanto podemos gastar e, a partir daí, dividirmos o bolo em fatias, distribuindo o orçamento para cada situação onde iremos gastar. Por exemplo, se a minha viagem for de cinco dias e eu decidir que posso gastar 350 euros ao todo, posso distribuir 150 euros para alimentação, 50 euros para transportes, 70 euros para atrações turísticas, 30 euros para souvenirs, e ainda fico com uma margem monetária de 50 euros, caso aconteça algum incidente ou para que esteja mais à vontade. É importante estabelecermos estes limites e, durante a viagem, irmos apontando sempre o que gastamos em cada situação para tentarmos manter-nos dentro do que delimitámos. Mesmo que acabemos por gastar mais numa situação e menos noutra. 

2. Faça o seu roteiro ao invés de comprar tours 

Com tanta informação que existe hoje em dia online, torna-se cada vez mais fácil construirmos o nosso próprio roteiro. Se quiser poupar com a sua viagem, esta pode ser para si uma boa opção para que não gaste dinheiro a comprar tours.  

Faça um levantamento daquilo que quer visitar e analise as áreas em que cada local fica, para que divida os dias por visitas de locais pertos entre si e não ande sempre de trás para a frente. Depois, aponte tudo juntamente com informação recolhida de cada monumento/espaço que vai visitar, para quando lá chegar saber a história por detrás. 

3. Utilize uma forma de pagamento sem comissões bancárias  

Outro aspeto a que deve estar atento é às comissões bancárias, quer fora da União Europeia, quer dentro. 

Caso viaje fora da Zona Euro, existem as taxas de câmbio/conversão ao trocar o euro pela moeda do país para que vai, que equivalem ao preço a que essa troca é feita. 

Se viajar para dentro da União Europeia, quer use cartão de débito ou de crédito, podem ser-lhe cobradas várias comissões.  

No cartão de débito, se levantar dinheiro num ATM, paga, pelo menos, três comissões – uma ao seu banco, a de Serviço Interbancário e a de Serviço Internacional, mais o Imposto do Selo. Se pagar com o cartão de débito nalgum local, paga apenas a comissão de Serviço Interbancário e a de Serviço Internacional, mais o Imposto do Selo. 

No cartão de crédito, se levantar dinheiro paga a comissão por utilização de cash advance, a comissão ao seu banco, e ainda a de Serviço Interbancário e a de Serviço Internacional, mais o Imposto do Selo. Ao pagar com o cartão algum serviço são iguais às de débito: comissão de Serviço Interbancário e a de Serviço Internacional, mais o Imposto do Selo. 

Para evitar todas estas comissões bancárias na Europa, pode optar por cartões de pagamento que não cobram nenhuma taxa, como é o caso do Revolut. O Revolut é uma alternativa bancária digital que consiste num cartão de débito pré-pago, e que não cobra quaisquer impostos. Pode criar um online, seguindo alguns passos, e em poucas semanas tem o seu cartão em casa pronto a utilizar para qualquer pagamento da sua viagem.

Leia também: Vai viajar? Avalie o cartão europeu de seguro de doença.

4. Pesquise antecipadamente os sítios onde pode comer  

Se já tiver estabelecido no seu orçamento um valor para a alimentação, outro dos passos que pode seguir é pesquisar antecipadamente os restaurantes onde pode comer. Se fez um roteiro e sabe cada local do país/cidade onde vai em cada dia, pode fazer uma pesquisa online de que restaurantes existem nas redondezas desses locais, para que possa ter noção das avaliações e preços correspondentes. Se escolher logo os restaurantes a que vai, fica a saber, mais ou menos, quanto vai gastar em cada um. 

5. Se o local onde está alojado tem kitchenette, opte por cozinhar 

Se o local onde ficou alojado tem uma kitchenette com eletrodomésticos que o permitam cozinhar, como um frigorífico para guardar a comida, fogão e forno, pode ser uma boa opção para poupar ao invés de comer todas as refeições fora. Mesmo que divida: coma fora (para que também conheça a alimentação típica do local para onde viajou) por exemplo ao almoço e cozinhe no alojamento ao jantar, já ajuda a que haja uma maior poupança. 

6. Ande a pé em vez de transportes 

Se os locais para onde vai são todos, minimamente, perto ou nas redondezas, e se sente em condições físicas, opte por ir a pé em vez de ir de transportes. Além de estar a poupar com o dinheiro dos transportes, é uma forma de conhecer ainda melhor o país e cidade para que viajou. Por isso, pode apenas utilizar os transportes em situações em que os locais entre os quais vai viajar tenham uma longa distância entre si e compense o gasto. 

Leia ainda: Vale a pena contratar um seguro de viagem?

7. Compre bilhetes online  

Comprar bilhetes online de atrações turísticas ou espetáculos a que queira assistir pode sair-lhe mais barato do que no próprio local. São muitas as atrações e os espetáculos que têm os preços mais baratos pela internet. Além de poupar tempo em filas, este pode ser um aspeto em que poupa também algum dinheiro. 

8. Verifique se existem descontos 

Há muitas atrações turísticas e espetáculos que têm vários descontos aplicáveis aos seus preçários: por exemplo, o desconto jovem, desconto até aos 25 anos, desconto para crianças (caso viaje com uma), desconto se for membro aderente de x serviço. Há, inclusive, museus de entrada gratuita para crianças e jovens.  

Garanta, assim que, antes de viajar, se comprar online, ou na própria viagem antes de comprar, verifica todos os descontos existentes para que beneficie deles e possa poupar neste aspeto. 

9. Regateie os souvenirs ou opte por promoções/conjuntos 

Depois de ponderar se realmente quer levar souvenirs, mesmo que seja para si próprio e sua recordação, lembre-se que existem formas de conseguir o que quer mais barato. 

Ao comprar os seus souvenirs, pode sempre tentar negociar o preço com o vendedor. Se não conseguir ir por esta via, opte por comprar em locais que façam promoções como o “Leve dois, pague um”, caso queira levar souvenirs para várias pessoas. Existe também a opção dos conjuntos, uma opção habitual nos aeroportos, em que pode levar um conjunto com várias lembranças, podendo depois distribui-las com quem quer. 

10. Instale aplicações que o podem ajudar 

Há várias aplicações, atualmente, que fazem a “papinha toda” por nós. Desde atrações e locais que devemos visitar, a restaurantes e lojas e informação sobre transportes, tudo apreçado. Estas apps para poupar em viagem podem ser os nossos próprios guias turísticos. Assim, saber estas informações todas em antemão, pode ajudá-lo a construir previamente o orçamento da viagem na ótica da poupança.  

Estas são algumas das principais dicas que deve adotar caso queira poupar durante a sua viagem. Porque viajar não precisa de significar um esvaziar de bolsos. Se tiver o seu orçamento bem estabelecido, com o dinheiro que guardou para a sua viagem, é só seguir os passos indicados e verá que chega ao final da viagem ainda com dinheiro de sobra

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #dicas de poupança,
  • #dicas para poupar,
  • #formas baratas de viajar,
  • #poupança,
  • #poupar durante viagem,
  • #poupar em viajar,
  • #viagens
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Um comentário em “Vai viajar? 10 dicas para poupar durante a viagem
Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.