Finanças pessoais

Imprevistos? Vantagens de preparar as férias com antecedência

Ao preparar as férias com antecedência, pode conseguir poupar algum dinheiro. Saiba neste artigo tudo aquilo que precisa ter em conta.

Finanças pessoais

Imprevistos? Vantagens de preparar as férias com antecedência

Ao preparar as férias com antecedência, pode conseguir poupar algum dinheiro. Saiba neste artigo tudo aquilo que precisa ter em conta.

Ao preparar as suas férias com alguma antecedência, para além de evitar imprevistos de última hora que podem colocar em causa os tão desejados dias de descanso, vai conseguir poupar algum dinheiro. Para o ajudar no planeamento das suas férias, reunimos, neste artigo, os principais pontos a ter em conta na sua organização, de forma a que nada falhe.

Orçamento

Antes de começar a preparar as suas férias, é essencial que faça um orçamento. Não se esqueça de colocar no papel, todo o tipo de despesas que vai ter, como por exemplo, o transporte, o alojamento, a alimentação, as atividades que pretende fazer e até mesmo os souvenirs que decerto vai querer comprar.

Ao fazer este exercício com antecedência, e no caso do valor que definiu gastar não ser suficiente para fazer face a todas as despesas, tem a possibilidade de encontrar uma alternativa. Por exemplo, poupar algum dinheiro todos os meses ou obter um rendimento extra até às suas férias.

Se mesmo com a poupança e com o rendimento extra não conseguir suportar o valor das despesas das suas férias, aconselhamos que pense numa alternativa mais em conta. Evite de todo pedir um empréstimo para financiar as suas férias, uma vez que as taxas são bastante elevadas, para além de todos os custos que estão associados ao pedido do crédito.

Leia ainda: Crédito pessoal ou poupanças para férias? Faça contas antes de decidir

Destino

O destino é talvez a escolha mais importante na hora de planear as suas férias. Dentro do seu orçamento, faça uma lista com todos os locais que gostaria de visitar. Faça uma pesquisa na internet, pois pode encontrar pacotes em promoção para o pais ou cidade que tanto deseja conhecer.

Datas

A altura do ano em que vai agendar as suas férias é também muito importante. É natural que possa estar algo condicionado na marcação das mesmas devido à sua vida profissional. No entanto, se tiver possibilidade de tirar uns dias na chamada época baixa pode conseguir fazer as suas férias de sonho a preços muito mais baixos do que nos meses mais concorridos como julho e agosto.

Transportes

O meio de transporte que vai utilizar para se deslocar é outro aspeto a ter em conta. Se vai de avião, reserve a viagem com antecedência no site da companhia aérea para conseguir preços mais em conta. Verifique também se vai necessitar de reservar um veículo no seu destino, se optar por utilizar transportes públicos pode conseguir poupar algum dinheiro.

Se for com o seu carro, tenha atenção a todos os custos que vai ter com o combustível e não se esqueça de fazer um check-up de segurança à sua viatura antes de iniciar a viagem para se certificar que não existe nenhum problema que possa comprometer a deslocação.

Leia ainda: Férias: Gastou mais do que queria? Como compensar estes gastos

mãe e filha com mapa na mão em mood de férias

Alojamento

Ao fazer o planeamento das suas férias deve ter também atenção ao alojamento. Verifique a localização do mesmo, pois pode conseguir poupar algum dinheiro caso fique nos arredores em vez de ficar no centro ou perto da praia.

Se conseguir, faça reservas em que seja possível fazer o cancelamento gratuito, pois imprevistos podem sempre acontecer e é uma forma de evitar perder dinheiro.

Se o destino o permitir opte por fazer campismo em vez de ficar alojado num hotel ou casa/apartamento, pois pode poupar algum dinheiro.

Caso tenha amigos ou familiares a morar no seu destino de eleição, peça-lhes para ficar em suas casas ou em alternativa registe-se em plataformas de troca de casas.

Alimentação

A alimentação é outro dos custos que deve ter em conta. Se decidir fazer todas as suas refeições em restaurantes de certeza que as suas férias vão ficar mais caras do que aquilo que imaginou. Em alternativa, pode optar por cozinhar e comprar o que necessita em supermercados, pois vai conseguir certamente poupar.

Se contratar um pacote com tudo incluído, as refeições como os pequenos-almoços, almoços e jantares já estão incluídos no valor a pagar. Este regime torna o pacote um pouco mais caro, contudo, se não tiver alternativa aos restaurantes é a melhor opção.

Outros custos

Ao fazer o planeamento das suas férias deve ter em atenção todos os outros custos, como atividades, excursões, entradas em museus e souvenirs.

As férias não vão ser as mesmas se não fizer uma atividade ou visitar um local que seja característico do destino para onde vai. Sugerimos por isso que faça uma lista com todas as atividades que gostaria de fazer e todos os locais que gostaria de visitar. Em seguida, faça uma pesquisa na internet, pois pode facilmente encontrar descontos e promoções.

Quanto aos souvenirs, é natural que queira ficar com uma recordação do local que tanto desejou visitar. Contudo, deve ter em conta que nas zonas turísticas o preço desses objetos pode estar algo inflacionado, pelo que deve limitar a sua compra.

Leia ainda: Regresso de férias: Como reequilibrar as contas?

Seguro de viagem e Cartão Europeu de Saúde

Quando se pensa nas férias poucas vezes ponderamos que algo possa correr mal. No entanto, os imprevistos podem ocorrer em qualquer momento. Por isso mesmo, é fundamental que faça um seguro de viagem. Antes de contratar verifique as coberturas e capitais. Tenha em atenção que se for para um local mais longínquo, o seguro deve ter coberturas e capitais reforçados.

O seguro de viagem cobre situações como morte ou invalidez permanente, cancelamento ou interrupção da viagem, danos e perda de bagagem e despesas médicas.

Se vai viajar para um pais membro da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça ou Reino Unido, aconselhamos que peça junto da Segurança Social um Cartão Europeu de Saúde. Este cartão é totalmente gratuito e permite que em caso de necessidade consiga ter acesso aos cuidados de saúde, durante a sua estadia nos países referidos, nas mesmas condições que as pessoas cobertas por esses sistemas de saúde.

Outros aspetos a ter em conta ao preparar as férias

Ao planear as suas férias existem outros aspetos que não pode desconsiderar, como por exemplo se vai levar ou não o seu animal de estimação consigo. Se o levar, deve certificar-se que os locais permitem a permanecia de animais. Se não conseguir levar o seu melhor amigo consigo de viagem, o mais económico é pedir a um familiar ou amigo que tome conta dele durante esse período.

A nível de segurança e ao ausentar-se de sua casa durante as férias deve também adotar algumas medidas para não ser surpreendido no regresso, nomeadamente:

  • Não divulgue nas redes sociais que se encontra ou vai de férias;
  • Peça a um familiar ou amigo que recolha o correio;
  • Certifique-se que deixa as portas e janelas bem fechadas;
  • Instale sensores de luzes automáticos em sua casa.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.