Energia

Compra de garrafas de gás: Como obter apoio de 10 euros até junho

A compra de garrafas de gás tornou-se uma necessidade mais "pesada" para muitas famílias. Saiba onde e como pedir um novo apoio.

Energia

Compra de garrafas de gás: Como obter apoio de 10 euros até junho

A compra de garrafas de gás tornou-se uma necessidade mais "pesada" para muitas famílias. Saiba onde e como pedir um novo apoio.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem tido um forte impacto na subida dos preços dos combustíveis e da energia. Nesse sentido, como forma de mitigar estes aumentos, o Governo anunciou uma nova medida de apoio às famílias mais carenciadas.

Assim, será concedido um apoio de 10 euros mensais para a compra de garrafas de gás, durante 3 meses. Ou seja, até 30 de junho de 2022.

Leia ainda: AUTOvoucher: benefício de 20 euros manté-se em abril

Em que consiste o apoio na compra de garrafas de gás?

Trata-se de um apoio de 10 euros por mês às famílias com tarifa social de eletricidade na compra de garrafas de gás. Está previsto vigorar, pelo menos, durante os meses de abril, maio e junho. O objetivo é mitigar a escalada dos preços da energia.

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), existem cerca de 762.320 beneficiários da tarifa social de energia elétrica. Ora, são precisamente estes que podem aceder a este apoio, mediante o cumprimento de determinadas condições.

Qual o prazo de duração?

Conforme já referido, para já, esta medida está prevista durar três meses, ou seja, até 30 de Junho de 2022.

A quem se destina?

O apoio de 10 euros por mês para a compra de garrafas de gás destina-se aos beneficiários da tarifa social de energia elétrica que sejam residentes em Portugal.

Leia ainda: Fim da proibição de corte da luz. Peça um plano de pagamento

Como obter este apoio e quais as condições de acesso?

Pode obter este apoio para as compra de garrafas de gás nos balcões dos CTT. Para tal, os consumidores têm de reunir as seguintes condições:

  • apresentar num balcão dos CTT uma fatura ou recibo, com o número de contribuinte em nome do titular do contrato de eletricidade beneficiário da tarifa social;
  • só serão aceites faturas ou recibos, que comprovem a aquisição da botija de gás a partir de 01 de abril de 2022, data de início do apoio;
  • No momento da apresentação do recibo, os consumidores têm de comprovar a sua identidade, apresentando o respetivo cartão de cidadão.

Por fim, saiba ainda que o responsável pelo financiamento desta medida é o Fundo Ambiental, o qual disponibilizará um montante de quatro milhões de euros.

Compra de garrafas de gás: enquadramento atual do preço

A compra de garrafas de gás tem vindo a pesar cada vez mais na carteira dos portugueses. Com o surgimento da Guerra na Europa, o contrato Dutch TTF Gas para entrega em abril sofreu forte impacto. Isto é, no final do mês de março estava a subir 5,53% para 108,22 euros por MWh.

Ora, este alívio na subida do gás deu-se precisamente após ser conhecida a notícia de que a Rússia se havia comprometido a retirar grande parte das suas tropas militares em Kiev (capital da Ucrânia), e em Chernihiv no norte do país, tendo em vista a negociação de um possível acordo de paz.

No entanto, e apesar destes aumentos, a cotação do gás natural continua claramente inferior ao pico registado nos primeiros dias de março.

Em suma, este apoio para a compra de garrafas de gás surge como uma resposta específica e tem como objetivo ajudar as famílias mais necessitadas neste contexto económico difícil em que nos encontramos, face aos sucessivos aumentos de bens e serviços em diversos setores da nossa sociedade.

Leia ainda: Apoio à eficiência energética reforçado: prazo termina a 30 de abril

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

4 comentários em “Compra de garrafas de gás: Como obter apoio de 10 euros até junho
  1. boa tarde. Não entendi bem o que a eletricidade tem à ver com a compra do gás.
    Só poderei pedir apoio caso tenha conta de eletricidade em meu nome ? é isso ?

  2. Boa tarde ! Gostaria de perceber se eu posso pedir apoio de gás?
    Acho que nao tenho tarifa social, mesmo assim poderei pedir?

    1. Olá,

      Apenas poderão pedir este apoio os beneficiários da tarifa social de energia elétrica que sejam residentes em Portugal.

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.