Carreira e Negócios

4 dicas para aumentar o profissionalismo no primeiro emprego

Aceitou o seu primeiro emprego e quer melhorar o seu profissionalismo para progredir na carreira? Conheça estas 4 dicas.

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4 dicas para aumentar o profissionalismo no primeiro emprego

Aceitou o seu primeiro emprego e quer melhorar o seu profissionalismo para progredir na carreira? Conheça estas 4 dicas.

Se está à procura do primeiro emprego ou acabou de aceitar o seu primeiro desafio profissional, é expectável que tenha dúvidas sobre o que uma empresa pode esperar de si, enquanto profissional. Embora cada empresa tenha a sua cultura e valores, a postura e o comportamento de cada profissional é sempre analisado pelas chefias.

O nível de profissionalismo de um trabalhador, muitas vezes, determina o abrir ou fechar de novas oportunidades dentro de uma empresa. No entanto, isto não significa que tem de perder a sua essência enquanto indíviduo e moldar-se a certos padrões. Idealmente, o objetivo é que a sua personalidade e valores se enquadrem na empresa por quem está diposto a "vestir a camisola".

Contudo, é preciso ter em conta que existem certos pormenores que realçam o seu profissionalismo, demonstram o seu empenho e ajudam a fomentar o bom ambiente no local de trabalho. Já que existem também certas posturas e comportamentos que têm, exatamente, o efeito oposto.

Por isso, para ajudá-lo nesta fase de adaptação ao mercado de trabalho e a ter sucesso no seu primeiro emprego, de seguida, apresentamos quatro dicas para aumentar o seu profissionalismo.

Leia ainda: Entrada no mercado de trabalho: Guia de preparação

1. Seja organizado no seu primeiro emprego

A organização é um dos pilares do bom funcionamento de qualquer empresa. A nível estrutural, a organização permite que todos os departamentos e áreas da empresa funcionem corretamente, de forma produtiva e com qualidade. E enquanto trabalhador, o cenário não é diferente. A organização ajuda-o a cumprir o seu trabalho com qualidade, aumenta o seu rendimento, e facilita a gestão do seu trabalho e da sua agenda.

Quando um trabalhador é organizado, acaba por demonstrar um maior profissionalismo. Isto não significa que a organização por si só seja um "selo de qualidade" profissional. Mas quando existe desorganização no trabalho, por norma, esta acaba por afetar o rendimento profissional. Além disso, a desorganização pode gerar desentendimentos com os seus colegas, principalmente se afetar o desempenho da sua equipa ou comprometer o cumprimento de prazos.

Caso não seja uma pessoa organizada, não se preocupe, pois existem métodos que o podem ajudar a melhorar. Um dos primeiros passos para a mudança é manter o seu local de trabalho organizado. Depois, comece por organizar o seu email e a sua agenda. Foque-se no cumprimento de uma tarefa de cada vez e crie tempos de descanso regulares. Aponte tópicos relevantes e organize-os por prioridades para tratar.

Ao implementar alguns métodos de trabalho, irá notar as diferenças no seu desempenho. Por sua vez, esta mudança também não passará ao lado da sua chefia, que irá notar o aumento do seu profissionalismo e rendimento.

Leia ainda: Dicas para quem está a entrar no mercado de trabalho

2. Escute ativamente e tenha atenção aos detalhes

Por vezes, é normal que esteja mais distraído ou focado nas suas próprias tarefas. Até aqui não há nada de errado. Mas quando em contexto laboral interagem consigo, é fundamental que tenha a capacidade de escutar ativamente. Ou seja, se um cliente ou colega (independentemente da hierarquia) fala consigo, demonstra alguma preocupação ou chama a atenção para algum assunto, deve parar e prestar atenção ao que está a ser dito.

E neste ponto é importante que pare o que está a fazer e foque totalmente a sua atenção. Caso contrário, pode parecer que está desinteressado ou não está a dar a importância devida ao assunto.

Por exemplo, se um colega demonstra alguma preocupação com uma tarefa ou um novo procedimento, ouça-o com atenção. Afinal, ao ouvir com atenção as dificuldades dos seus colegas, pode ajudá-los a encontrar soluções. E se há algo que as empresas valorizam são colaboradores capazes de encontrar soluções para os problemas do dia a dia.

Assim, evita ao máximo mexer no telemóvel enquanto falam consigo de assuntos pertinentes e profissionais. Já se o seu primeiro emprego está associado ao atendimento ao cliente, a escuta ativa é fundamental. Os clientes valorizam os profissionais que são capazes de ouvir e personalizar o atendimento consoante o problema que cada pessoa enfrenta. E este tipo de postura pode gerar elogios e melhorar a imagem da sua empresa.

Tenha ainda em conta que a sua linguagem não verbal também passa uma mensagem. Lembre-se que o contacto visual e a sua postura vão influenciar a imagem que os outros têm sobre si.

Várias pessoas sentadas a uma mesa, numa reunião de trabalho, onde é assinado um acordo

3. Desenvolva as capacidades de comunicação

Saber comunicar corretamente é essencial na nossa vida pessoal e profissional. Esta parece uma dica básica e que qualquer trabalhador domina na perfeição. Mas isso não é verdade. Muitos trabalhadores deixam-se levar pelo seu lado emotivo, e acabam por pecar na forma como transmitem a informação aos colegas, superiores ou clientes.

Imagine que aconteceu uma situação desagradável no seu local de trabalho, e pretende resolver este problema ou comunicar esta situação à sua chefia. Antes de iniciar qualquer tipo de conversação deve acalmar-se e organizar as suas ideias e discurso. No fundo, este é um processo de amadurecimento emocional, onde terá de gerir as suas emoções, para conseguir exprimir-se corretamente e passar a mensagem que pretende.

Na hora de falar com a sua equipa ou chefia, tente simplificar a comunicação, através de informações claras e objetivas. Lembre-se que o discurso deve ser adequado a quem o está a ouvir. Afinal, o tipo de linguagem que usamos com um grupo de amigos, pode não ser o mais pertinente no local de trabalho ou pelo menos em todas as interações profissionais.

Tenha em conta ainda a intensidade com que fala e a fluidez do discurso. Não se esqueça que em qualquer diálogo é fundamental ser compreensivo, saber ouvir e colocar-se também nos "sapatos" de quem o está a ouvir. Caso sejam feitas algumas observações sobre o seu discurso, reflita no feedback que recebeu. Existem críticas construtivas que vão ajudar o seu profissionalismo, e outras que podem não acrescentar nada. No entanto, tenha em conta que na vida pessoal e profissional estamos sempre a aprender. E por isso, todas as pessoas podem ter algo para ensinar.

4. Errar no primeiro emprego. Assuma, sem medo

Num primeiro emprego é normal que cometa diversos erros devido à falta de experiência profissional e desconhecimento do mercado de trabalho. No entanto, errar é um processo natural ao longo da vida. É através dos erros que se abre espaço para evolução.

Por isso, não tenha receio de admitir que errou ou que não percebeu algo. Ao admitir o seu erro, está a demonstrar que assume a responsabilidade por algo que não correu bem. Este tipo de comportamento também revela profissionalismo. Ao tentar desculpabilizar um erro seu, direcionando a culpa para terceiros, muitas vezes, têm o efeito contrário. Assim, se cometer erros, o mais importante é que aprenda com estes e tente ao máximo evitá-los no futuro.

Além disso, de acordo com o Adecco, a transparência é algo cada vez mais valorizado no mercado de trabalho atual. É por isso, tanto os colaboradores como as chefias, devem ser o mais transparentes possíveis, de forma a criar/estabelecer harmonia no local de trabalho.

Leia ainda: Quais as profissões e competências mais procuradas para 2022?

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