Carreira e Negócios

Terminou os estudos e quer ser empresário? Saiba se tem o perfil certo

Terminou os estudos e está a pensar abrir uma empresa ou criar o próprio negócio? Saiba se tem o perfil certo para ser empresário.

Carreira e Negócios

Terminou os estudos e quer ser empresário? Saiba se tem o perfil certo

Terminou os estudos e está a pensar abrir uma empresa ou criar o próprio negócio? Saiba se tem o perfil certo para ser empresário.

Em Portugal, o espírito empreendedor tem crescido nos últimos anos, e são muitos os jovens que veem com bons olhos a criação de um negócio próprio. E não é de estranhar que a hipótese de ser empresário, mesmo sem experiência profissional, esteja em cima da mesa. Estamos perante uma geração extremamente qualificada, mas que enfrenta grandes dificuldades em entrar no mercado de trabalho.

E esta realidade ganhou expressividade nos últimos anos, como veio confirmar, recentemente, o estudo do Observatório das Desigualdades, do Centro de Estudos e Investigação em Sociologia (CIES, "Desemprego e Precariedade Laboral na População Jovem: Tendências Recentes em Portugal e na Europa". Segundo os resultados deste estudo, a taxa de desemprego em Portugal em 2020, para jovens com menos de 25 anos, era de 22,6%, mais 5,8% do que a média na União Europeia.

Dado esta situação, é normal que muitos jovens licenciados arrisquem em dar um novo passo em direção ao mundo do empreendedorismo, criando novos projetos, negócios e empresas de sucesso a nível nacional e internacional.  O problema é que ser empresário requer um perfil específico para alcançar o sucesso. Afinal, este é um caminho de sacrifícios, dedicação, conhecimento e muita persistência.

E caso esteja a ponderar dar início a esta jornada após concluir os seus estudos, de seguida, mostramos-lhe algumas caraterísticas que é importante reunir para ter sucesso como empresário.

Ler mais: Ensino superior: o peso da empregabilidade na escolha do curso

9 caraterísticas que deve reunir para ser um empresário de sucesso

1 - Ser empresário requer capacidade de planear e definir objetivos estratégicos

Se está a pensar criar o seu próprio negócio é fundamental que saiba que boas ideias não chegam para alcançar o sucesso. Afinal, uma boa ideia não se traduz obrigatoriamente num negócio rentável. E se quer ser um empresário de sucesso, ser criativo pode ajudá-lo a destacar-se, mas não chega se quiser que o seu negócio prospere.

Ou seja, um jovem empreendedor precisa de ter capacidade de definir objetivos, estudar o mercado de forma minuciosa, para criar um plano estratégico para o seu negócio. Na prática, nenhum negócio devia arrancar sem um planeamento detalhado, baseado em diversos estudos e análises, com objetivos claros e prazos definidos para cada meta.

E por isso, antes de dar este passo, é importante que analise se tem este tipo de perfil. Caso este tipo de caraterísticas não se enquadrem no seu perfil profissional, isto não significa que não possa ser um bom empresário. No entanto, vai precisar aliar-se a algum profissional com estas caraterísticas, contratar este tipo de serviços ou fazer um esforço para dominar estas questões.

Lembre-se que esta é uma tarefa constante no mundo dos negócios, independentemente da área onde pretende atuar. Todos os negócios requerem planeamento, monitorização, adaptação e uma revisão constante.

2 - Vai precisar de ter iniciativa

Embora pareça óbvio, muitos jovens empreendedores acabam por ver o seu negócio a falhar ou estagnar, devido à falta de iniciativa. E esta falta de iniciativa pode estar ligada à própria personalidade ou até à falta de experiência. Por exemplo, vamos imaginar que tem um negócio tradicional, como um café ou uma loja de rua. Numa fase inicial, após a inauguração, as vendas e a afluência ao espaço corriam bem. Contudo, atualmente, não consegue vender, nem ter ninguém a entrar no seu negócio. O que é que vai fazer para resolver esta situação?

Se não tiver iniciativa, o mais provável é desanimar e ficar preso a desculpas que não vão alterar a situação atual. Mas se tiver iniciativa, assim que se aperceber que algo está errado, vai procurar soluções para resolver o problema. E no exemplo que usamos, as possibilidades são muitas para tentar resolver o problema. Desde a criação de campanhas, divulgação online e presencial, criação de eventos temáticos, revisão da sua montra, etc.

O que não pode fazer se quiser ser empresário é ficar a procrastinar. Lembre-se que sem iniciativa, os projetos não saem da gaveta, mas também não prosperam. Por isso, é uma das caraterísticas chaves para ser empresário.

3 - Ser empresário é quase sinónimo de ser resiliente

Se já leu entrevistas de empresários de sucesso, está a par que para a maioria dos grandes empresários o seu percurso não foi simples nem linear. Afinal, a maioria dos empresários falharam nos seus primeiros negócios, voltaram a tentar, até chegarem onde estão. No mundo do empreendedorismo, é normal surgirem problemas uns atrás dos outros. Por vezes, os obstáculos são tantos que vai ter dificuldades em encontrar uma luz no fundo do túnel. E por isso, é fundamental que seja uma pessoa resiliente.

A capacidade de persistir perante os obstáculos, bem como a capacidade de adaptação sempre com foco no objetivo final, são os pilares do sucesso da maioria dos empresários. Ainda assim, é normal que em muitas alturas se sinta desanimado ou prestes a desistir. Mas se souber que é muito provável que tal venha acontecer, pode ser uma grande ajuda para não desistir perante as adversidades.

4 - Estar disposto a fazer sacrifícios

Como deve ter reparado, só pelas três primeiras caraterísticas que referimos é possível perceber que a vida de empresário nem sempre é fácil. E por isso mesmo, se está determinado a criar uma empresa ou um negócio vai precisar de comprometer-se com este objetivo. Afinal, se seguir este caminho, as suas responsabilidades vão aumentar consideravelmente. E quanto mais responsabilidades surgirem, o nível de exigência sobe, e poderá ter que fazer alguns sacrifícios para alcançar o sucesso.

Por norma, os primeiros anos de um negócio ou de uma empresa são bastante complicados, a nível de gestão e de rendimentos. Para além do investimento financeiro que poderá ter que fazer, o número de horas de trabalho efetivo também costuma ser superior a um trabalho a tempo inteiro. E embora seja normal continuar priorizar a sua vida pessoal, saiba que até encontrar um equilíbrio é normal que se veja obrigado a sacrificar várias horas que tinha de lazer.

E dado que nem todas as pessoas estão dispostas a abdicar do conforto financeiro e de algumas horas que estão reservadas para a vida pessoal, é preciso refletir neste ponto. É que na verdade, a maioria dos empresários de sucesso tiveram que fazer inúmeros sacrifícios para ver o seu negócio prosperar. Contudo, isto não significa que tenha que viver apenas para o seu negócio. Mas se não estiver disposto a fazer sacrifícios em prol do mesmo, o mais provável é que não tenha o perfil certo para ser empresário.

5 - Não ser extremamente perfeccionista

Regra geral, o perfeccionismo é visto como uma caraterística boa no mundo profissional. No entanto, se este perfeccionismo for levado ao extremo, o mais provável é não conseguir dar certos passos, pois nunca vai estar satisfeito com os resultados. Em termos práticos, para ser um empresário precisa de estar confortável em correr riscos.

Claro que todas as decisões devem ser bem ponderadas e todo o trabalho deve ser executado com exigência e qualidade. Mas se ficar preso a todos os detalhes que há para limar, e estar constantemente a boicotar os processos por não estarem perfeitos, não vai conseguir cumprir prazos ou tomar decisões rápidas em determinadas alturas que tal é exigido.

Ou seja, é fundamental que planeie bem todos os passos, mas não fique preso à perfeição, pois esta não existe. O mais importante é que tudo o que faça seja a melhor versão que pode fazer nesse momento. Pois na maioria das situações, vai ter tempo para analisar e melhorar processos, produtos, serviços ou o que seja necessário.

6 - Ser empresário de sucesso significa rodear-se de pessoas capazes e com talento

Para algumas pessoas que gostam de trabalhar sozinhas e têm dificuldade em confiar no trabalho dos outros, a vida de empresário pode ser um pouco complicada. Afinal, se pretende ter um negócio que não dependa exclusivamente de si, vai precisar de criar uma equipa. E quando chega a este ponto, o ideal é ter ao redor pessoas capazes e talentosas, que sejam melhores em determinadas funções que o próprio empresário. Porque na realidade, na base de um negócio de sucesso está uma equipa capaz, focada em satisfazer os clientes e fazer o negócio prosperar.

Por isso, caso tenha dificuldades em dividir tarefas, responsabilidades e sucesso, é provável que encontre vários obstáculos para levar o seu negócio para outro patamar. Não se esqueça que um empresário precisa de ser um bom líder, de forma a conseguir que toda a equipa rume em direção aos objetivos que pretende alcançar.

7 - Ter capacidade de liderança

Embora venha no seguimento do ponto anterior, é impossível deixar de destacar que para ser um bom empresário tem que ter ótimas capacidades de liderança. Numa primeira fase, é normal que a execução de todo o projeto que criou seja feita por si. Mas para um negócio crescer, é necessário ir adicionando colaboradores, pois na maioria dos negócios é impossível fazer tudo sozinho.

E quando a equipa aumenta, é fundamental que assuma a liderança. No entanto, a capacidade de liderar não nasce com todas as pessoas, e muitas vezes é necessário aprender como ser um bom líder. Afinal, no mínimo, um bom líder deve valorizar os seus trabalhadores, ter capacidade para ouvir, promover o diálogo e motivar a sua equipa. Por outro, também é necessário ser capaz de passar diretrizes, saber fazer críticas construtivas e ser firme em algumas situações.

8 - Gostar de aprender

A sede de conhecimento costuma ser um caraterística dos grandes empresários. Na maioria dos casos, esta sede de conhecimento não se limita apenas ao próprio negócio, mas também ao mundo do empreendedorismo, ao comportamento humano, entre tantas outras áreas de conhecimento. Quanto mais atualizado estiver, melhor será a sua visão global do mundo, e claro do seu setor de negócio. Além disso, se fizer novas formações ou aprender de forma autodidata, acaba por ter novas perspetivas, o que pode levar a um aperfeiçoamento de alguns processos implementados.

Na maioria dos países, incluindo em Portugal, existem associações e grupos específicos destinados a empresários. O objetivo, por norma, passa pela partilha de conhecimentos e experiências, mas estes grupos possibilitam a criação de novas parcerias de negócio. Por isso, talvez seja interessante informar-se sobre os mesmos, pois numa fase inicial podem ser bastante úteis para si.

9 - Ter paixão pela área de negócio

Por último, mas não menos importante, para ser empresário de sucesso é necessário ser apaixonado por aquilo que faz. Ser empresário requer muita dedicação, e por isso é fundamental que adore as suas funções e área de negócio, para que consiga manter-se determinado e entusiasmado.

Já para não falar, que a sua paixão vai motivar todos ao seu redor, e trazer-lhe autorrealização a nível pessoal e profissional. Afinal, quando fazemos aquilo que gostamos, estamos dispostos a enfrentar mais obstáculos para alcançar os nossos sonhos.

Concluindo, se está a ponderar abrir uma empresa ou um negócio depois de concluir os seus estudos, não se esqueça de aprofundar os seus conhecimentos, desenvolver-se novas capacidades pessoais e profissionais. Estas caraterísticas são apenas algumas das mais relevantes que um empresário deve ter. E por isso, é necessário refletir se tem o perfil certo para dar este passo, pois nem todas as pessoas nascem para ser empresários. Não existe mal nenhum em não ter este perfil. O mais importante é que consiga perceber se ser empresário vai trazer-lhe felicidade ou apenas frustração, dada a responsabilidade que é exigida.

Ler mais: As personalidades que o empresário deve assumir

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido