- produto (product),
- preço (price),
- distribuição (place),
- promoção (promotion);
- pessoas (people);
- processos (process);
- evidências físicas (physical evidence)
- produtividade (productivity & quality)
1. Produto
A variante do produto respeita as características essenciais do serviço principal e os serviços adicionais, tendo em atenção as vantagens e o desempenho da concorrência.2. Preço
O preço no marketing mix de serviços compreende os custos dos clientes para a obtenção dos benefícios do serviço (desde o tempo ao esforço físico ou intelectual).3. Distribuição
É o momento e o lugar de entrega dos serviços. É preciso definir o tempo de entrega, o local, os canais (meios) para a entrega do serviço aos clientes.4. Promoção
No marketing de serviços a comunicação/promoção é principalmente educacional, destinada a novos clientes. É importante divulgar os benefícios do serviços, quer pelos mass media, quer por individuais.5. Pessoas
Nesta componente temos todas as pessoas envolvidas, direta e indiretamente, na produção de um serviço e na sua entrega. Ao interagir com o prestador de serviços, o cliente passa a ter a perceção da qualidade do serviço, sendo importante apostar na formação e na motivação das pessoas envolvidas na prestação do serviço.6. Processos
Os processos são os procedimentos, os mecanismos necessários para entregar um serviço eficazmente. Eles devem ser instaurados com o devido estudo e cuidado pela empresa e ser cumpridos depois à risca.7. Evidências físicas
Esta componente refere-se ao ambiente no qual um serviço é prestado/entregue. Incluem-se as características visuais que prestem evidências da qualidade do serviço, desde o estado das instalações, a localização, a decoração, a sinalização, as cartas, o vestuário e tudo o que influencia a perceção do cliente.8. Produtividade
Na produtividade encontramos a capacidade da empresa em prestar um serviço num determinado tempo útil e com um custo mínimo ou com uma qualidade assinalável.A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário