Crédito

Como usufruir das férias sem recurso a crédito?

Saiba como conquistar folga orçamental e usufruir de férias sem ter que recorrer a crédito.

Crédito

Como usufruir das férias sem recurso a crédito?

Saiba como conquistar folga orçamental e usufruir de férias sem ter que recorrer a crédito.

As férias são aquele momento em que nem se quer ouvir falar de contas. O objetivo é relaxar e recarregar energias. Mas para poder estar de facto descansado, deve considerar umas férias sustentáveis do ponto de vista financeiro. Ou seja: preparar o necessário para que depois dos merecidos dias de descanso não venham dias de ansiedade e stress causado pelo desequilíbrio orçamental.

É natural que para o período de férias haja necessidade de um orçamento mais folgado: das refeições fora, às estadias, passando por atividades extra, tudo conta do lado das despesas. Conheça algumas estratégias para não ter que recorrer a crédito para poder usufruir das férias ou abdicar do merecido descanso.

No final do artigo mostramos-lhe como o Doutor Finanças o pode apoiar na conquista de uma folga de até 60% no orçamento mensal, caso tenha várias mensalidades de crédito a debitar.

Orçamento especial para férias

Dentro da liberdade típica das férias, é benéfico prever de alguma forma o que se vai gastar, para evitar surpresas desagradáveis. Defina um budget para cada categoria: alimentação, deslocações, estadias, atividades, etc. No fim, analise o quão confortável está com o valor total. Se for necessário ajuste o valor de alguma categoria em detrimento de outra. Faça o seguinte exercício: prefere jantar todos os dias fora e não se preocupar com a elaboração de refeições ou não se importa de cozinhar e aplicar a margem que ganhar nos jantar em outras atividades em família? É uma questão de priorizar.

Prepare-se com antecedência

Definido o orçamento, já sabe quanto irá precisar para usufruir das férias que idealizou. Já tem alguma poupança direcionada para esse fim? Se não, analise quanto tempo falta para o tão aguardado mês das férias e calcule quanto precisará para acumular, no tempo que falta, o valor em causa.

Por exemplo: estima precisar de 500 euros para as usufruir das férias sem preocupações. Ainda faltam 3 meses para o período de férias. Então, deverá conseguir colocar de parte cerca de 166 euros para que ao fim desses 3 meses tenha os 500 euros extra para gastar nas férias.

Se conseguir essa folga mensal é um desafio, analise os seus encargos mensais, reavalie os contratos com operadoras ou fornecedores de energia, procure alternativas mais ajustadas e em conta.

Se tiver vários créditos a correr, pode também ponderar a consolidação dos mesmos. Através deste mecanismo pode poupar até 60% do valor total das mensalidades.
Um dos clientes que usufruiu do apoio do Doutor Finanças pagava 1.700 euros distribuídos por várias mensalidades de crédito. Depois de consolidar, passou a pagar 577 euros, numa única mensalidade. Ou seja, ganhou uma folga de 1.223 euros.

Saiba quanto pode poupar com o Crédito Consolidado. Preencha o formulário abaixo e será contactado por um dos nossos especialistas que explicarão todo o processo.

O nome é necessário O nome não é válido Apenas são suportados nomes com até 120 caracteres
O email é necessário O email não é válido Apenas são suportados email com até 100 caracteres
O telefone é necessário O telefone não é válido Apenas são suportados telefone com até 15 caracteres
O valor total é necessário O valor total não é válido
Indique o número de anos para o empréstimo Insira um número válido
Indique o salário total do agregado Insira um valor até 99 999€ Insira um número válido
Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.