Se está a pensar comprar casa este artigo é para si. Conheça os erros mais frequentes que os compradores de imóveis cometem e saiba o que NÃO deve fazer!

Em qualquer fase da vida, a compra de uma habitação é sempre um passo importante que requer alguns cuidados, que vão além da escolha do imóvel em si. Estarmos “apaixonados” por determinada casa e/ou não termos experiência no assunto são duas causas dos erros cometidos pelos compradores de imóveis. 

“Saber é poder.” Conheça os erros mais cometidos por quem vai comprar casa e para os quais deve estar alertado.

Não verificar as condições habitacionais do imóvel

Não se deixe levar pelas fotografias que viu ou pelo compromisso que vai ter a seguir e que lhe deixa pouco tempo para visitar a casa que pretende comprar. Comprar casa própria requer atenção a cada detalhe, das torneiras, à exposição solar, do chão aos equipamentos. Certifique-se que tudo funciona, que a casa cumpre os requisitos que procura. Como em qualquer compra, reflita. Se achar necessário marque outra visita, leve um familiar ou amigo em quem confie e peça opinião.

Não verificar a documentação do imóvel

Ao não verificar a documentação do imóvel poderá ter surpresas futuras como por exemplo a casa que pretende comprar estar penhorada ao banco ou estar a comprar um imóvel que não tem apenas um dono.

Antes de fechar o negócio certifique-se que toda a documentação do imóvel está atualizada ou que o proprietário não depende de um terceiro para realizar a venda. 

Para tal deverá… 

 Solicitar junto do vendedor a Caderneta Predial Urbana e Certidão Permanente atualizadas. Na Caderneta Predial Urbana (CPU) poderá, para além da localização do imóvel saber qual o seu valor patrimonial, áreas registadas para efeitos de IMI e titulares. Já na Certidão Permanente consegue encontrar todos os registos efetuados em conservatória sobre o imóvel, nomeadamente se existem hipotecas ou penhoras. Conheça todos os custos, papéis e impostos neste artigo.

Não ter crédito pré-aprovado antes de ir visitar os imóveis

Não ter a pré-aprovação do crédito significa também que não sabe ao certo qual o limite do seu orçamento. Assim, existe grande possibilidade de estar a procurar ou a visitar imóveis que não estão fora do seu budget.

Não compreender todas as cláusulas do empréstimo

Quando assinar o seu contrato garanta que compreende todos os pontos. Se tiver dúvidas não hesite em perguntar e se achar necessário consulte um especialista. Assim estará a certificar-se que se trata de um contrato justo e que não está a assumir nenhuma responsabilidade que não lhe pertence.

Deverá sempre…

Ler cuidadosamente a Ficha de Informação normalizada onde constam todas as condições de financiamento tais como montante financiado, prazo contratado, spread e indexante associado,cross selling entre outros dados. Já numa fase final é igualmente disponibilizada a minuta prévia as Disposições legais aplicáveis,Taxas e restantes Obrigações e Garantias

Ignorar gastos extra

Para além do preço da casa há que contar com algum tipo de obras que imóvel precise, há que ter em conta gastos como escrituras, impostos e deduções e até o condomínio e manutenção da casa. Verificar que gastos podem existir, pois a longo prazo estes podem tornar-se incomportáveis.

Se está a pensar adquirir um novo imóvel deverá também ter em conta custos adicionais como …

O caso do pagamento do IMT e Imposto Selo, sendo ambos calculados com base numa tabela definida em sede de Finanças. O IMT vai incidir sobre o valor constante do Contrato ou sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis, consoante o que for maior. Acrescido a este custo deverá ainda ter em conta todas as comissões iniciais do processo de acordo com a Instituição onde está a requerer o financiamento, tais como Comissão de Estudo Inicial, Gestão de Dossier, Avaliação, Solicitadoria e comissão de Processamento, sendo esta última acrescida mensalmente à sua prestação ao longo de toda a vida do empréstimo.

Fazer um empréstimo demasiado grande

Fazer um empréstimo acima do que realmente precisa para comprar o imóvel que pretende, significa que vai pagar mais e durante mais tempo. Contudo, não se esqueça dos impostos e dos gastos, que anteriormente falámos bem como o recheio da casa.

Desde o momento em que decide procurar casa até que tenha a chave na mão, a equipa de Crédito Habitação do Doutor Finanças pode ajudá-lo a evitar estes erros. 

Procuramos por si o banco que oferece melhores condições para o seu caso e evitamos que se preocupe com burocracias, não deixando escapar nenhum detalhe importante.