Os juros da casa caíram em maio para 3,065%, uma descida de 1,2 pontos base em relação abril. De acordo com a informação sobre as taxas de juro implícitas no crédito habitação partilhadas mensalmente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), este é o valor mais baixo desde março de 2023.
Para o destino de financiamento Aquisição de Habitação, o mais relevante no conjunto do crédito à habitação, a taxa de juro implícita para o total dos contratos desceu para 3,061%, uma redução de 1,3 pontos base face a abril. Mais uma vez, é preciso recuar a março de 2023 para encontrar um valor mais baixo.
A taxa de juro implícita no crédito à habitação reflete a relação entre os juros totais vencidos no mês de referência e o capital em dívida no início desse mês (antes de amortização).
Contratos feitos nos últimos três meses registam os juros mais baixos desde 2022
Tal como aconteceu para a generalidade dos contratos, também a taxa de juro dos contratos celebrados nos últimos três meses registou uma queda face a abril, de 2,833% para 2,820%. É o valor mais baixo desde dezembro de 2022, quando a taxa de juro implícita foi de 2,715%. Um ano antes, em maio de 2025, a taxa de juro implícita foi de 3,057%.
A análise aos contratos celebrados nos últimos três meses é feita tendo em conta aqueles cuja data de celebração se situa entre fevereiro e abril de 2026. “Os contratos celebrados em maio de 2026 não
são tidos em conta por ainda não se ter vencido qualquer prestação”, explica o INE.
Para o destino de financiamento Aquisição de Habitação a taxa de juro foi de 2,814%, uma redução de 1,5 pontos base em relação a abril. É o valor mais baixo desde abril de 2023.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
