Crédito

É possível transferir o crédito para outra pessoa?

A transferência de um crédito passa, por regra, pela venda do bem que está associado, sendo que a decisão é sempre do credor.

Crédito

É possível transferir o crédito para outra pessoa?

A transferência de um crédito passa, por regra, pela venda do bem que está associado, sendo que a decisão é sempre do credor.

Os imprevistos acontecem e, prova disso, é a pandemia mundial que estamos a passar e que nos apanhou a todos de surpresa. Mesmo com este tipo de imprevistos, ou até de outra natureza, a verdade é que as despesas continuam a existir e que, para quem tem créditos contraídos, a dívida continua a ter de ser liquidada mensalmente.  

A palavra de ordem é não entrar em incumprimento e tentar todas as possibilidades que estão ao nosso alcance. Uma das possibilidades é tentar fazer uma transferência de crédito para outra pessoa. Mas, neste caso, tem de ter em consideração dois fatores:

  1. Tem de encontrar alguém que o queira fazer (por regra, implica vender o bem ao qual está associado o crédito)
  2. A instituição de crédito tem de aceitar

Leia ainda: Novo confinamento: Conheça as medidas extraordinárias de apoio

Juridicamente, o que acontece é uma cessão da posição contratual. Ou seja, o banco aceita que outra pessoa assuma a responsabilidade daquela dívida. Contudo, por regra, só conseguirá convencer alguém a ficar com esta dívida se o bem em causa também passar para as suas mãos.

Por exemplo, tem um crédito automóvel e precisa de se livrar deste encargo. Encontra alguém que queria comprar o carro e que assuma aquela dívida. Mas, atenção, a instituição financeira tem de aceitar esta alteração. Caso contrário, terá simplesmente de vender o carro e fazer o pagamento da dívida que ainda existe.

Importa ainda salientar que é fundamental que oficialize todo o processo junto da instituição credora, caso contrário pode correr o risco de ficar sem o bem e continuar a ter de pagar o crédito em causa. 

No caso do crédito habitação esta questão não se coloca.

Se estiver em dificuldades financeiras o que posso fazer?

Comece por falar com a instituição de crédito, exponha o seu caso e avalie o que pode ser feito. Pode encontrar uma solução para o crédito em questão ou para algo mais abrangente.

Dependendo da sua situação financeira, poderá renegociar condições de crédito ou juntar vários empréstimos num só, através da consolidação de crédito. Esta solução permite-lhe reduzir o número de prestações a pagar todos os meses, bem como os encargos imediatos.

O importante é que não entre em incumprimento. Foque-se nesse objetivo. Se prevê que vai ter problemas financeiros antecipe-se e evite o pior cenário.

(Conteúdo alterado no dia 25 de março para explicar melhor em que casos se pode aplicar uma transferência de crédito para outra pessoa)

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #cedência de crédito,
  • #crédito pessoal,
  • #transferência crédito automóvel,
  • #transferência crédito pessoal
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe uma resposta

Insira o seu nome

Insira um email válido

2 comentários em “É possível transferir o crédito para outra pessoa?
  1. Bom Dia eu tenho crédito automóvel e crédito pessoal prestes a terminar quero comprar um bocado de terra com regadio que custa 40.000 euros já tentei diante da imobiliária diz que não dá derivado aos créditos que tenho. Será que posso fazer esse crédito e juntando todos só num e numa única prestação? Fico aguardar uma resposta e obrigada pela atenção.. Comprimentos.