Rendimentos e despesas andam sempre de mãos dadas. Ou deveriam andar, idealmente, para uma carteira equilibrada. No entanto, em situações de desemprego ou de perda de rendimentos, a relação de equilíbrio entre estes dois eixos fica comprometida. A solução pode estar em rever e consolidar despesas, como créditos.
Consolidar créditos não é só para sobreendividados
Antes de entrar numa situação de endividamento, deve ponderar juntar os créditos todos num só e com isso ganhar algum fôlego no final de cada mês.
Vejamos o caso do Luís (nome fictício). Solteiro e sem filhos, tinha dois créditos - um automóvel e um cartão de crédito. O seu encargo mensal com as duas prestações era de 377,58 euros, o que correspondia a uma taxa de esforço de 34% no seu rendimento mensal líquido de 1.100€.
No entanto, o Luís perdeu 25% do seu rendimento e a taxa de esforço agravou para 46%. Antes de entrar numa situação ainda mais delicada ou ter que abdicar de algumas coisas no seu dia a dia, o Luís recorreu à consolidação de crédito no Doutor Finanças e passou a pagar uma prestação única mensal de 174,26€. Mesmo tendo perdido rendimentos, o Luís conseguiu baixar a sua taxa de esforço para 21% e assim manter o seu estilo de vida, com um orçamento sustentável.
Rever despesas, renegociar serviços, recorrer ao fundo de emergência
O crédito consolidado permite, de facto, ganhar margem orçamental todos os meses e conquistar alguma poupança. No entanto, há outros mecanismos que podem e devem ser ativados em paralelo com o processo de consolidação de créditos.
Em fases de equilíbrio financeiro é necessário precaver outros momentos mais complicados, quer seja pela perda de rendimentos, quer pelo surgimento de despesas inesperadas. Falamos do fundo de emergência ou o vulgarmente conhecido pé de meia.
Recorrer ao fundo de emergência é uma das soluções mais rápidas a adotar. Mas ainda assim, para uma solução mais duradoura e tranquilizante, o melhor é rever despesas desnecessárias e renegociar serviços procurando alternativas mais em conta.
Conte com o apoio do Doutor Finanças para manter a saúde financeira da sua carteira
Se precisa de apoio para enfrentar uma fase de perda de rendimentos e tem mais do que um crédito a desequilibrar o seu orçamento, fale com o Doutor Finanças. Os nossos especialistas apoiam-no na recolha de documentação necessária e apresentam a melhor solução para o seu caso. Faça a simulação e saiba quanto pode poupar já no próximo mês.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Preciso de um empréstimo de 1000 euros para pagar outro que está em atraso e o restante é para despesas de casa se for possível agradeço
Olá,
Caso pretenda, sugiro que preencha o formulário na nossa página de Crédito Consolidado.
Em breve será contactado pelo especialista que lhe for atribuído.
Eu e o meu marido estamos com alguma dificuldade em pagar os créditos e possível juntar todos nmso 1? Grata
Olá, Nicole.
Sugiro que preencha o formulário de Crédito Consolidado.
Em breve, um dos nossos especialistas irá entrar em contacto consigo.
Preciso de 13500
Olá, António.
Sugiro que envie email para o info@doutorfinancas.pt
Olá boa noite Meu nome é Filipa Maia Estou com problemas bancários Eu e o meu companheiro estamos em união de facto de Vemos por volta de 3000 euros queremos pagar a dívida do empréstimo que vamos pedir a vocês E o restante é para mobiliar a casa e para comprar um carro Obrigada pela vossa compreensão Agradeço que me contactem com brevidade possível Muito obrigado
Olá, Filipa.
Sugiro que se mantenha atenta ao seu email.