Para ajudar as famílias portuguesas a ter mais dicas de poupança, entrevistámos a Janine Medeira, do blog «Poupadinhos e Com Vales». Leia a entrevista na íntegra.

Janine Medeira é a criadora do blog «Poupadinhos e com Vales», uma plataforma em que todos os dias partilha dicas de poupança ao usar promoções e vales de desconto. O blog tem vários anos, chega a milhares de famílias portuguesas e quer ajudar mais pessoas a poupar no seu orçamento familiar.

Com o mote do Dia Mundial da Poupança, falámos com a Janine para nos deixar os seus conselhos sobre poupança.

janine medeira 2

Do feedback e das mensagens que certamente recebe, consegue dizer-nos qual o maior problema financeiro dos portugueses?

Não tenho qualquer dúvida que o maior problema financeiro dos portugueses é a gestão do orçamento!

Boa parte dos portugueses gasta mais do que tem, e o pior, nem sabe onde. Recebo uma boa percentagem de mensagens com pedidos de ajuda nesse sentido.

Como autora de um blog que recebe questões sobre como poupar em supermercado através de promoções e cartões de desconto, qual acha que é o maior erros dos portugueses a gerir as suas finanças pessoais, quando reagem aos vários tipos de promoções disponíveis nas lojas?

O problema é que as pessoas ainda não sistematizaram a ida ao supermercado. Muitas vezes faço géneros de estudo in loco, observo, oiço, pergunto, e as pessoas continuam a não levar lista de compras, continuam a cair nas armadilhas de supermercado, continuam a não usar vales de desconto e a não fazer comparações de preços desde casa. Qualquer uma das situações que referi são estratégias que utilizadas permitiriam poupar dezenas de euros mensalmente.

Até que ponto o aumento do crédito ao consumo está ou pode comprometer a poupança dos portugueses?

Os portugueses precisam aprender a gastar só o que têm, e recorrer ao crédito somente em casos maiores, tais como a compra de uma casa, um carro, etc.

Usar crédito em todas as circunstâncias, até nas mais banais do dia-a-dia, é um erro enorme, onde somente o facto de pagar tudo na totalidade no final do mês, poderá evitar alguns danos, caso contrário, tudo aquilo que for pago em juros, será de facto, uma poupança perdida.

Tem alguma dica de poupança que considere fundamental partilhar com os portugueses?

Eu considero que é de extrema importância fazer comparação de preços, em todos e quaisquer produtos que consumam. Se precisam comprar algo, desde o supermercado até à roupa, e passando também por electrodomésticos e carros, antes de realmente investir, o grande segredo é primeiro investigar todos os preços em vigor, só quando tiver garantido que encontrou o mais barato é que deve efectivar a compra.

 

Ficam aqui as dicas de poupança da Janine Medeiros: planear as compras, estar atento ao orçamento familiar, usar o crédito de forma consciente e sempre comprar os preços.