Num mundo onde vivemos cada vez mais online, confiar apenas numa palavra-passe já não é o suficiente: a autenticação multifator é uma das ferramentas mais importantes para proteger a sua vida digital.
As ameaças digitais evoluíram e os ataques dos cibercriminosos são cada vez mais sofisticados para roubar credenciais, explorar vulnerabilidades e aceder a informações sensíveis. Milhões de contas são comprometidas todos os anos devido a senhas fracas ou reutilizadas. Qualquer pessoa pode ser afetada: basta um clique num link malicioso ou uma palavra-passe fraca para comprometer a sua privacidade e as suas finanças.
É aqui que entra a autenticação multifator (MFA), uma camada extra de segurança que pode fazer toda a diferença. Se ainda não ativou este mecanismo, está a correr riscos desnecessários. Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é, por que deve ativá-la já, como fazê-lo e que outras estratégias pode adotar para proteger as suas contas online.
O que é a autenticação multifator (MFA)?
A autenticação multifator, por vezes também chamada de autenticação forte ou verificação de duas (ou mais) etapas, é um método que exige dois ou mais fatores para confirmar a sua identidade. Em vez de depender apenas de uma palavra-passe, adiciona uma segunda barreira – ou até mais – para garantir que apenas o titular consegue aceder à conta.
Os três tipos principais de fatores
- Algo que sabe: palavra-passe, PIN, resposta a uma pergunta secreta.
- Algo que tem: telemóvel, token físico, cartão inteligente.
- Algo que é: biometria (impressão digital, reconhecimento facial, voz).
Quando tem ativada a autenticação multifator, o que se vai passar, na prática, é que o site do banco, por exemplo, vai pedir-lhe primeiro que introduza uma palavra-passe e depois um código enviado por SMS ou para uma aplicação de autenticação instalada no telemóvel.
Esta combinação torna muito mais difícil para um atacante aceder à sua conta, mesmo que tenha descoberto a sua palavra-passe. Por exemplo, se alguém roubar a sua senha, ainda precisará do seu telemóvel ou da sua impressão digital para concluir o acesso.
