O cartão de crédito é um instrumento financeiro que deve ser gerido com cautela, sobretudo porque falamos de uma solução com elevadas taxas de juro associadas. É preciso ter atenção ao risco de endividamento quando utilizado sem critério.
Porém, é igualmente relevante que se conheça o leque de benefícios associados ao uso recorrente do cartão de crédito. Naturalmente, para conseguir maximizar as vantagens do cartão de crédito, importa fazer uma utilização responsável e racional.
Recupere parte do dinheiro que gastou em compras
Uma das principais vantagens dos cartões de crédito são os sistemas de recompensas que a maioria disponibiliza, como o cashback ou as milhas aéreas. O cashback traduz-se na possibilidade de receber de volta uma percentagem do que gastou em compras feitas com o cartão.
Regra geral, pode de 1% a 3% do valor gasto, dependendo do banco. O dinheiro devolvido fica acumulado no cartão e pode ser utilizado numa compra futura. Para garantir que tira o máximo partido deste sistema, procure um cartão de crédito sem anuidades e escolha usá-lo em compras de valor elevado, para maximizar o valor devolvido.
As milhas aéreas, por outro lado, são mais um dos benefícios que pode usufruir ao fazer compras com o seu cartão de crédito (se o seu banco disponibilizar esta vantagem). Funciona da seguinte forma: por cada compra realizada com o cartão de crédito, acumula milhas aéreas que podem ser trocadas por passagens aéreas, estadias em hotéis, upgrades ou outros descontos.
Leia ainda: Crédito pessoal ou cartão de crédito: qual a opção mais barata?
Proteja as suas compras online
Atualmente, a segurança nas compras online é uma preocupação crescente. Nesse sentido, saiba que, ao pagar com um cartão de crédito, adiciona uma camada extra de proteção à sua compra. Isto porque, normalmente, os cartões de crédito incluem o serviço 3D Secure, um sistema que garante a eficiência e a segurança nos pagamentos feitos online.
Quando ativado, associa o cartão ao seu número de telemóvel e, ao completar cada transação, recebe um código único via SMS que terá que introduzir para concluir a compra. Este serviço gratuito é disponibilizado pelas redes Mastercard/Maestro e Visa.
Flexibilidade de pagamento
Outra das vantagens da utilização de cartões de crédito é a possibilidade de fasear o pagamento das suas compras conforme lhe dá mais jeito. Ou seja, em vez de pagar imediatamente, tem a opção de pagar o valor total no final do mês ou pagá-lo em prestações.
Este serviço pode ser especialmente útil para despesas inesperadas ou pretende gerir o seu dinheiro de forma mais eficaz.
Leia ainda: “Não devemos ter as portas abertas no ciberespaço”, alerta Isabel Baptista
Adiantamento de dinheiro a crédito
Ainda que não seja uma opção recomendada para o dia a dia, o cash advance, ou adiantamento de dinheiro a crédito, é uma possibilidade da maioria dos cartões de créditos. Com este serviço, pode levantar dinheiro diretamente numa caixa multibanco ou transferir para a sua conta à ordem, mas requer o pagamento de algumas taxas pela operação.
Nesse sentido, deve ser utilizado apenas numa situação de emergência de liquidez e não recorrentemente, sob o risco de aumentar a sua dívida até a um nível insustentável. Procure informar-se junto do seu banco sobre os custos associados à utilização do cash advance e quais as alternativas disponíveis.
Seguro de viagem incluído
Muitas instituições bancárias concedem um seguro de viagem associado ao cartão de crédito e, para o ativar, apenas tem de fazer o pagamento da viagem com o mesmo.
Normalmente, incluem assistência das pessoas em viagem, extravio de bagagem, responsabilidade civil e cancelamento antecipado da viagem por um motivo de força maior, dependendo do tipo de cartão. Antes de viajar, procure informar-se quanto às condições do seguro de viagem associado ao seu cartão de crédito e vá viajar descansado, sem necessitar de despender um custo extra por um seguro de viagem.
Leia ainda: Vai viajar? 10 dicas para poupar durante a viagem
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário