Seguros

Vale a pena contratar um seguro de viagem?

Lídia Dias Lídia Dias , 3 Julho 2019

O verão está a chegar, as férias estão marcadas e estamos todos desejosos de partir rumo à sua próxima viagem. Mas, antes de fazer as malas, há algumas precauções que deve tomar para garantir que tudo corre bem e as férias são realmente relaxantes.

Garantir que alguém rega as plantas, deixar a casa bem fechada, levar os medicamentos de uso mais comum, colocar o protetor na mala… Estes são hábitos que repetimos, todos os anos, quando nos estamos a preparar para ir de férias. Mas costuma pensar em contratar um seguro de viagem?

Um seguro de viagem consiste numa apólice específica, com coberturas para situações comuns, mas que podem estragar as suas férias. Uma apólice de um seguro de viagem pode cobrir:

  • Despesas médicas;
  • Danos em bagagem;
  • Responsabilidade civil;
  • Cancelamento da viagem;
  • Morte ou incapacidade resultantes de acidente ocorrido durante a viagem.

Imprevistos acontecem e o melhor é não ser apanhado desprevenido. Se, no dia a dia, partir uma perna ou perder os documentos de identificação é desagradável, durante as férias, num local desconhecido, a dor de cabeça pode ser muito pior.

Apresentamos-lhe três opções para contratar um seguro de viagem e ir de férias descansado.

Seguro do cartão de crédito   

Alguns cartões de crédito oferecem um seguro de viagem gratuito. Para o acionar, basta que faça o pagamento da viagem com o cartão de crédito. As coberturas dependem do cartão e podem, em alguns casos, ser bastante limitadas. Antes de contratar um seguro de viagem, consulte as condições da apólice associada ao cartão de crédito.

Geralmente, cartões com anuidades mais elevadas oferecem uma cobertura mais abrangente, razão pela qual deve consultar todas as informações antes de contratar um cartão de crédito. Se viaja com frequência, pagar uma anuidade mais alta, mas não ter de se preocupar em contratar um seguro de viagem à parte, pode compensar.

Leia ainda: Já pensou nos seus seguros para estas férias? Reveja os seus seguros

Seguro automóvel com assistência em viagem

O que a maioria dos portugueses desconhece é que os seguros que fazemos para os nossos carros também nos podem proteger no estrangeiro… Mesmo que o carro fique em Portugal. O seguro automóvel pode cobrir despesas médicas, alojamento e viagem para a família e até mesmo adiantamento de fundos no estrangeiro.

É importante que leia as condições da sua apólice de seguro automóvel para perceber se cobrem este tipo de situações e quais as condicionantes. Alguns seguros, por exemplo, apenas cobrem situações ocorridas fora de Portugal.

Uma dica: leve uma cópia da apólice (uma fotografia guardada no telemóvel serve) e os contactos de emergência da seguradora para consultar, caso necessite.

Leia ainda: Vender o carro sozinho: como conseguir um negócio seguro?

Seguro contratado com a agência de viagem

É habitual que, ao comprar uma viagem numa agência, nos perguntem se pretendemos contratar um seguro de viagem. Caso nenhuma das alternativas acima seja opção, pondere aceitar a proposta. Isto porque, apesar de existir um Cartão Europeu de Seguro de Doença, este não abrange países fora do espaço europeu nem situações como repatriamento ou indemnizações por bens roubados.

Quer seja numa agência com espaço comercial aberto ou público ou numa agência com negócio exclusivamente online, deverá informar-se adequadamente sobre as coberturas que a apólice oferece, analisando se estas se adequam ao tipo de viagem (viagens de aventura, por exemplo, podem oferecer um maior risco de lesão), ao destino e às suas próprias necessidades.

Hoje em dia, existe uma grande oferta de seguros de viagem. Existem mesmo seguradoras especializadas neste tipo de apólice, as quais oferecem soluções desenhadas à medida dos diferentes destinos de férias.

Ainda melhor do que ir de férias descansado, é saber que estamos a poupar e usufruímos em pleno dos seguros que contratamos. Por isso, antes de partir para a sua próxima viagem, há um trabalho de casa a fazer: verificar as coberturas do cartão de crédito e do seguro automóvel para as viagens.

Boas férias! 🙂

Leia ainda: Glossário de seguros: os termos mais importantes a saber

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #seguro de viagem,
  • #seguros

Deixar uma resposta

2 comentários em “Vale a pena contratar um seguro de viagem?