Finanças pessoais

Conheça 10 dicas para poupar água em tempos de seca

Em pleno verão, um dos períodos de maior seca em Portugal, é importante adotarmos hábitos para poupar água. Conheça alguns neste artigo.

Finanças pessoais

Conheça 10 dicas para poupar água em tempos de seca

Em pleno verão, um dos períodos de maior seca em Portugal, é importante adotarmos hábitos para poupar água. Conheça alguns neste artigo.

Com a entrada do mês de agosto, um dos meses de maior seca em Portugal, é importante relembrar alguns hábitos sustentáveis que podemos adotar no que toca à poupança de água. Leia estas 10 dicas para poupar água em tempos de seca.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)em junho de 2021 verificou-se um período de seca severa superior à seca de julho e agosto de 2020. Em junho deste ano houve, em Portugal, 4,7% de seca severa, enquanto em julho de 2020 só existiu 0,3% e em agosto do mesmo ano 0,5%.  

Ainda não existem dados para o mês de julho deste ano, mas os resultados de junho demonstram que estamos a entrar, neste verão, num nível de seca superior à dos últimos 12 meses. É, então, importante que cada um de nós consiga fazer o seu papel possível neste cenário, e adote dicas de poupança de água no seu dia-a-dia. 

Vejamos então alguns hábitos que pode impor no seu espetro diário para que consiga poupar mais água. 

1. Tenha atenção ao fechar as torneiras 

Muitas vezes fechamos as torneiras à pressa, depois de as utilizarmos. Sem repararmos, ficam uns quantos pingos a cair por a torneira não ter ficado 100% fechada. É essencial tomar mais atenção a este fator e passar a fechar a torneira na sua plenitude, porque os pingos de água podem ficar a cair durante um grande período de tempo até voltar a utilizar a torneira, o que equivale a um gasto enorme de água. 

2. Desligue as torneiras enquanto lava os dentes ou aplica o champô e o gel no banho 

Esta é uma das dicas mais conhecidas e, até, mais fácil de implementar. Basta lembrar-se de que não necessita de deixar a água a correr enquanto lava os dentes ou aplica o champô e o gel de banho, por exemplo. É um hábito que, com o tempo, se torna automático e onde poupa imensa água se o fizer. 

3. Tome duche em vez de banho de imersão 

Se estiver realmente comprometido em poupar água e conseguir abdicar de um banho relaxante de imersão, faça-o. Opte antes por tomar um duche rápido e esqueça o encher da banheira com uma quantidade elevada de água que acaba por ser depois desperdiçada. Utilize apenas a quantidade necessária para o seu banho com um duche de chuveiro. Para ter noção, um banho de imersão consome cerca de 200 litros de água, enquanto um duche apenas consome à volta de 100 litros. Este é um dos muitos factos sobre o consumo de água que deve saber.

4. Compre modelos de máquinas de lavar que gastem pouco 

Hoje em dia, ainda existem modelos de máquinas antigos, tanto de lavar a loiça como de lavar a roupa, que gastam muita água (por exemplo, cerca de 220 litros por lavagem de cinco quilos de roupa). Se puder comprar novas ou for agora comprar as suas máquinas, verifique este aspeto antes. Opte por máquinas que façam um consumo diminuto. Atualmente, já existem máquinas de lavar roupa que consomem menos de 50 litros por lavagem. 

5. Reutilize ou aproveite água 

Em várias situações do dia-a-dia em casa, há água que utilizamos que acaba sempre por ser desperdiçada. É exemplo disso a água que vai correndo ao esperar que, no duche, esta aqueça. É também exemplo a água que utilizamos para cozer a comida e depois deitamos fora. Se tiver plantas, já pensou que a água que desperdiça nessas situações, pode utilizar para as regar? Ou para despejar no autoclismo, em vez de o puxar? Pegue num alguidar ou noutro recipiente que tenha e coloque por baixo da torneira da água a correr do banho enquanto aquece. Depois guarde a água, bem como a que utilizou para cozer a comida, para quando precisar. 

6. Não coza a comida com água em excesso 

Costuma deixar a água a correr no tacho para o encher antes de cozinhar algum alimento, e ir fazer outra coisa enquanto espera que fique cheio de água? Se sim, deixe o fazer. Controle a quantidade de água que coloca no tacho antes de cozer algum alimento. Pode estar a utilizar água em excesso para cozer a comida, sem necessidade. Cada alimento precisa de uma quantidade própria de água para cozer. Informe-se, vá experimentando, e verifique se menos quantidade de água em cada alimento que coze é suficiente para ficar cozido prontamente. 

7. Se tiver plantas/jardim, regue em horas de pouco sol 

Sabia que se regar as suas plantas ou o seu jardim em horas de muito sol, a água vai acabar por evaporar e ser desperdiçada? Por isto, deve regar sempre em horas de pouco sol, como de manhã cedo ou ao final do dia, para evitar que a água evapore e faça o efeito devido nas suas plantas ou no seu jardim. Lembre-se que, para regar, pode utilizar a água que guardou do banho ou dos cozinhados. 

8. Reduza os gastos com o autoclismo  

Relativamente ao autoclismo, pode ser uma das situações mais controversas. Não puxarmos sempre o autoclismo quando vamos à casa de banho ou reutilizarmos água de outras situações para despejar no autoclismo são algumas das opções por onde podemos poupar neste aspeto, mas há quem não ache higiénico ou não veja estas como opções válidas para si. Mas saiba que existe outra opção, como por exemplo, se puder comprar e instalar um autoclismo de descarga económica, também é uma forma de poupança. Ou então, pode tentar reduzir a quantidade de água que sai a cada descarga. Como? Se o autoclismo for exterior, abra-o e coloque uma garrafa cheia lá dentro. Esta garrafa vai ocupar espaço e reduzir a quantidade de água que cabe dentro do autoclismo.  

9. Instale compressores redutores de caudal nas torneiras e chuveiros 

Se tiver possibilidade, para reduzir o gasto de água com as suas torneiras e chuveiros, pode comprar um acessório barato e de simples utilização como um compressor redutor de caudal. Este compressor regula a pressão do ar, eliminando o excesso, o que faz com que exista poupança de água. 

10. Controle as máquinas de roupa que faz 

Quantas vezes mete a máquina da loiça ou da roupa a lavar por semana? Costuma esperar para encher as máquinas, antes de as pôr a trabalhar? Se não, passar a fazê-lo pode ajudar a poupar muita água. Faça máquinas de roupa quando tiver a máquina cheia e for mesmo necessário lavar toda a roupa que lá colocou. Ponha a máquina da loiça a trabalhar quando esta estiver cheia de loiça. E vai ver que é mais um hábito que o vai ajudar na poupança de água do dia a dia. 

Estes são alguns dos  hábitos que pode adotar no seu quotidiano para que não exista desperdício de água em sua casa. Muitos são mesmo isso: hábitos. Factos rápidos e fáceis de executar, que basta habituarmo-nos a fazê-los até se tornarem involuntários

Para ter a certeza de que está a fazer tudo correto e de que, realmente, está a conseguir poupar, tenha atenção às próximas faturas da água ou vá lendo o seu contador de água. Se viver em Lisboa, também pode utilizar ajudas como a Waterbeep para consultar os seus consumos. Assim, vai conseguir certificar-se de que está a conseguir poupar água e a fazer o seu papel nestes tempos de seca. 

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #como poupar água,
  • #dicas para poupar água,
  • #poupança de água,
  • #poupar água
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.