Vida e família

Waterbeep ajuda lisboetas a controlar consumos de água

Waterbeep é uma ferramenta disponível para os clientes da EPAL, que ajuda a que consiga manter os consumos de água debaixo de olho e a poupar.

Vida e família

Waterbeep ajuda lisboetas a controlar consumos de água

Waterbeep é uma ferramenta disponível para os clientes da EPAL, que ajuda a que consiga manter os consumos de água debaixo de olho e a poupar.

Muitas vezes não temos noção de como é que gastamos a água que nos é cobrada mensalmente. E às vezes demoramos até perceber que há uma fuga de água num cano. Há já algumas formas de minimizar este "desconhecimento", mas os residentes em Lisboa têm um ajuda extra: o waterbeep.

Desde 2015 que a EPAL disponibiliza aos seus clientes o Waterbeep, uma ferramenta que permite consultar o consumo de água faturado nos últimos meses, visualizar consumos de 7 a 30 dias, calcular consumos médios diários, comparar com a média de Lisboa e até receber alertas por email e por mensagem de texto quando há desvios do padrão habitual de consumo.

Leia ainda: Tarifa Social da Água: conhece este apoio?

Waterbeep tem versão gratuita

O Waterbeep tem quatro versões, mas apenas uma não tem qualquer custo e não necessita de equipamento de telemetria, já que é o cliente que tem de assegurar a leitura, com validação on-line. A versão home permite apenas consultar o consumo de água faturado nos últimos meses, conhecer o consumo médio diário por pessoa e compará-lo com a média da cidade, bem como acompanhar a evolução das leituras efetuadas nos últimos 30 dias.

Esta versão não contempla o envio de alertas no caso de se verificar algum tipo de alteração no padrão de consumo.

Versões pagas têm desconto e fidelização

O Waterbeep Plus, Pro e Premium são versões pagas - de 1 euro mensal até aos 20 euros por mês e têm uma fidelização de 24 meses. As versões mais caras contam com um desconto de até 50%, que é aplicado quanto maior for o consumo que o cliente conseguir transferir para o período noturno.

Que versão escolher?

As versões pagas são muito semelhantes: funcionam através de telemetria, permitem visualizar a evolução do consumo para qualquer período e receber alertas quando há um consumo anormal de água. Mas há algumas diferenças. Só a partir da versão Pro é que é possível visualizar o consumo de água do dia anterior, com dados de 15 em 15 minutos. E apenas a versão Premium fornece a informação num ficheiro costumizado. Quanto mais informação se quiser receber, mais cara é a versão do Waterbeep.

Como aderir ao Waterbeep?

Para ter acesso a qualquer das versões do Waterbeep basta um registo no site EPALnet indicando o código de entidade (que pode retirar da fatura da água), o número de contribuinte e um endereço de e-mail. Caso já esteja registado, basta usar os códigos de acesso no waterbeep.

Leia ainda: 9 factos sobre o consumo de água e como poupar

Waterbeep disponível também para entidades gestoras

A água é um bem escasso e cada vez mais caro. E, por isso, o desafio das entidades gestoras (que levam a água às torneiras de cada casa), tem sido cada vez mais apostar na redução de perdas e na promoção da eficiência. Em 2018 o Waterbeep lançou uma versão para municípios e entidades gestoras para que possam gerir melhor e reduzir as perdas (água não faturada), que em alguns casos, em Portugal, chegam aos 40%. A ferramenta está disponível também para entidades estrangeiras.

Leia ainda: Objetivos de desenvolvimento sustentável: o que são e como influenciam a nossa vida

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)