Finanças pessoais

Conheça o comparador de comissões bancárias

Pagar por comissões bancárias ainda acontece, mas já pode saber onde poderá pagar menos comissões, com a ajuda do Comparador de Comissões Bancárias. Saiba como utilizar.

Rita Amaral Rita Amaral , 3 Outubro 2018

A partir do dia 1 de outubro, o Banco de Portugal disponibilizou um Comparador de Comissões Bancárias, para todos os cidadãos poderem ter acesso ao valor destes encargos de forma transparente, com informação atualizada.

Este comparador é uma ferramenta que lhe permite ver as comissões relativas a serviços associados, podendo fazer a sua escolha de instituição ou serviço que quer utilizar.

Consulte algumas dicas de como utilizar o comparador

Quando entrar no website pode escolher por instituição de crédito, que inclui bancos, ou por serviço. Sugerimos que utilize as duas opções para diferentes resultados:

  • Consulte por instituição de crédito para poder ver todos os serviços do seu banco, bem como a comissão associada a cada um. Poderá incluir estes dados no seu orçamento familiar mensal ou anual e perceber o peso que as comissões bancárias têm na sua gestão orçamental.
  • Consulte por serviço para poder comparar se poderia estar a pagar menos pelos mesmos serviços numa outra entidade.

Por Instituição de Crédito

Após escolher a opção «Instituição de Crédito», irá ter uma lista das entidades bancárias e de crédito. Para comparar, pode escolher até três instituições, em que irá aparecer todos os serviços listados e o valor por instituição, carregando apenas no botão "Pesquisar", no topo.

Por serviço

Para a opção «Por Serviço», terá um menu em que irá escolher o produto, serviço e base mensal ou anual que quer analisar. Os produtos estão listados em contas, cartão de débito, cartão de crédito, cartão de crédito privativo, numerário,cheques, transferência a crédito e ordem permanente. Após selecionar o produto, os serviços disponíveis irá aparecer noutro menu.

Pesquisar e comparar

Quando realizar as suas pesquisas e comparar instituições e produtos, os valores apresentados são as comissões máximas praticas pelas instituições, em que o valor já inclui os impostos à taxa legal em vigor. Através de um filtro, pode ordenar os dados do mais caro ao mais barato, ou agregar as comissões com base mensal e outras com base anual.

Pode comparar por instituição ou por serviço, as comissões máximas praticadas pelas instituições, em função do respetivo canal de comercialização. O valor das comissões inclui os impostos à taxa legal em vigor.

Lembramos que as comissões bancárias referentes a produtos e serviços são livremente estabelecidas pelas instituições contudo estão limitadas por condições específicas fixadas pela lei.

Como pode beneficiar com este comparador?

Este comparador é uma boa ferramenta para os consumidores poderem comparar os valores associados a serviços ou produtos. Se quer saber quanto poderá um cartão de crédito ou o levantamento de cheques ao balcão, esta aplicação online poderá ajudá-lo a tomar melhores decisões.

Se vai fazer um crédito habitação consulte também o nosso artigo sobre as comissões praticadas pelos bancos. 

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #bancos,
  • #comissoes bancarias,
  • #créditos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

5 comentários em “Conheça o comparador de comissões bancárias