Contas bancárias

Pagamentos contactless até 50 euros vão manter-se

O limite de pagamentos sem contacto e necessidade de introdução de PIN foi elevado para 50 euros de forma permanente, anunciou o Banco de Portugal.

Sara Antunes Sara Antunes , 13 Julho 2020

Desde final de março que é possível fazer pagamentos multibanco até 50 euros sem precisar de introduzir o PIN. Esta medida foi introduzida por causa da pandemia de Covid-19, mas o Banco de Portugal já anunciou que vai manter-se.

No final de março foi anunciado que as pessoas poderiam fazer compras até 50 euros e pagar com tecnologia contactless sem introduzir qualquer PIN. A ideia era diminuir os contactos e a propagação do vírus.

Antes da pandemia os pagamentos com recurso a esta tecnologia estavam limitados a 20 euros.

Leia ainda: 4 cuidados a ter para deduzir despesas com materiais de proteção no próximo IRS

Contactless conquista consumidores e comerciantes

Segundo o Banco de Portugal, esta medida “‘conquistou’ comerciantes e consumidores. Os consumidores passaram a recorrer à tecnologia contactless em cerca de 20% das compras com cartão, praticamente duplicando o nível de utilização existente antes da pandemia.”

Assim, foi decidido que o limite de 50 euros para este tipo de pagamentos será permanente. “Perante o crescimento registado na utilização desta tecnologia, a comunidade bancária nacional, em articulação com o Banco de Portugal e com a SIBS, decidiu, agora, tornar permanente o limite de 50 euros para a realização de pagamentos contactless sem necessidade de introduzir o PIN”, explica o regulador numa nota publicada no seu site.

O Banco de Portugal recomenda ainda que se os clientes tiverem dúvidas sobre a utilização desta tecnologia devem consultar a informação que o supervisor preparou e que tem o objetivo de informar: Cartões contactless. Sete informações que deve ter em conta.

Leia ainda: Não entreguei a declaração de IRS a tempo, e agora?

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)