banner publicitário
portal-das-finanças_IRS automatico

É possível pedir uma “senha na hora” nas Finanças para aceder ao Portal das Finanças, caso a tenha perdido ou não se lembra qual é a senha pessoal e há urgência para cumprir uma obrigação tributária.

Senha na Hora para IRS

Para pedir uma senha na hora para fazer o IRS, o contribuinte deve deslocar-se a um serviço de Finanças ou a uma loja do cidadão com representação da AT.

Este é um procedimento excecional das Finanças unicamente utilizado quando está em causa o cumprimento atempado das obrigações tributárias, como o preenchimento e a entrega da declaração anual de IRS.

As senhas na hora são atribuídas em envelopes fechados, a abrir pelos contribuintes. As senhas são pessoais e intransmissíveis, sendo atribuídas a pessoas singulares e exclusivamente para seu uso individual.

Quem pode pedir?

Além do próprio contribuinte, a senha na hora pode ser pedida por:

  • Pais ou progenitores civis;
  • Cabeça de casal e/ou cônjuge sobrevivo em caso de falecimento do contribuinte;
  • Representantes/tutores de incapazes/interditos;
  • Representante do solicitador.

Documentos

É necessário apresentar o cartão de contribuinte e um original de um documento de identificação válido (bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou outro legalmente válido para efeitos de identificação).

Cuidados a ter

A senha de acesso deve ser alterada no primeiro acesso ao Portal das Finanças, dado a mesma ter um período de validade de cinco dias, findo o qual a senha expira.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Finanças pessoais