Finanças pessoais

Mobilar casa com pouco dinheiro: Como poupar e manter o seu gosto

Quer dar um novo visual à sua casa e o seu orçamento é apertado? Conheça algumas dicas para mobilar a casa com pouco dinheiro.

Finanças pessoais

Mobilar casa com pouco dinheiro: Como poupar e manter o seu gosto

Quer dar um novo visual à sua casa e o seu orçamento é apertado? Conheça algumas dicas para mobilar a casa com pouco dinheiro.

Está a pensar mobilar a casa ou parte dela, mas tem um orçamento "apertado"? Antes de avançar, deve fazer as suas contas já que, de facto, é um investimento que exige um esforço financeiro. Porém, não deve descurar o seu bem-estar. Por isso, tudo deve ser escolhido em função dos seus gostos e necessidades.

Não se esqueça que a moda e as tendências de decoração estão em constante evolução e esse também deve ser um fator a ter em conta na hora de escolher. Assim sendo, saiba que existem várias soluções para conseguir mobilar a casa com pouco dinheiro.

15 dicas para mobilizar casa com pouco dinheiro

Analise as divisões da casa

Antes de pensar no quer que seja para a sua casa, analise as divisões e o seu espaço, bem como toda a sua envolvência. Este é o primeiro passo para não correr o risco de comprar algo que depois chega à conclusão que não gosta de ver ou que nem sequer cabe no espaço a que se destina.

Assim, deve medir bem as divisões da casa. Se possível, faça uma planta das mesmas. Deve ter em atenção a profundidade e comprimento que os móveis têm, salvaguardando o espaço de passagem. Ao fazer este planeamento, lida melhor com o espaço e está mais preparado para adequar as suas escolhas ao espaço livre. Isto porque, muitas divisões têm recantos, pilares e espaços que, por vezes, não permitem colocar mobília.

Defina o que quer

O passo seguinte é definir bem o que quer. Ou seja, o estilo de decoração que pretende para sua casa e que responde às suas necessidades. Por exemplo, se quer uma sala com estilo clássico, não vai comprar um sofá de linhas modernas, por melhor preço que este possa ter.

Assim, existem várias situações que deve ponderar na hora de escolher um determinado móvel e, se tiver a perfeita noção do que quer, pode evitar compras desnecessárias ou inadequadas. Deste modo, poupa tempo e dinheiro.

Escolha um estilo e recolha ideias

Se pretende mobilar uma casa com pouco dinheiro, ajuda determinar o estilo e tipo de decoração. Para isso, faça uma pesquisa pela internet, visite lojas de decoração, veja catálogos de mobília, etc. No fundo, tire ideias e inspire-se.

Depois, pense nas cores que quer ver em cada divisão. Se tudo for pensado, evita compras por impulso que podem não combinar com a casa ou com a restante decoração.

Leia ainda: saiba como vender online objetos em segunda mão;

Planeie com tempo e compare orçamentos

Deve sempre planear com tempo as suas escolhas. Se comprar o primeiro móvel que encontrar, mais tarde, pode deparar-se com um outro igual ou semelhante, mas a um preço mais baixo. Assim, visite várias lojas, enquanto pesquisa online e consulta revistas da especialidade. Verifique estilos, tipos de móveis e compare preços. Peça vários orçamentos e analise-os detalhadamente. Antes de entrar numa loja, é importante que já saiba o quer, caso contrário core o risco de trazer para casa coisas a mais ou fazer escolhas erradas.

Se o seu objetivo é mobilar uma casa com pouco dinheiro, tem de conseguir a melhor relação qualidade/preço. Seja sincero com o vendedor, e diga-lhe que está a avaliar o preço. Se o vendedor percebe que não tem pressa e que já tem várias soluções, pode dar-lhe um desconto melhor. Assim, planeie, analise, pondere e faça a melhor escolha.

Mobilar casa com pouco dinheiro: o preço não é tudo

O preço é importante, mas não é tudo. Quem não passou já pelo dilema: compro mais barato, mas sei que vai durar menos tempo, ou gasto mais um pouco para ter melhor qualidade? Tudo depende dos gostos e da carteira de cada um. Ainda assim, um princípio básico é gastar um pouco mais nas peças que mais usamos. Por exemplo, o sofá onde nos sentamos todos os dias a ver TV, a cama onde dormimos ou a mesa onde tomamos as refeições diariamente. Estas mobílias, é suposto durarem uns bons anos, invista um pouco mais.

Na verdade, apesar de pretender mobilar a casa com pouco dinheiro, por vezes, o barato sai caro. Analise a qualidade dos materiais, as madeiras utilizadas, a estrutura dos sofás, a robustez das peças, entre outros fatores. Dessa forma, está mais perto de fazer uma boa compra!

Sala_móveis_mudança de casa

Compre apenas o necessário

Um dos aspetos fundamentais para poupar na mobília da casa é comprar apenas o necessário. Não caia na tentação de comprar tudo o que vê, apenas porque é o seu estilo e porque ficaria muito bem em sua casa. Verifique se realmente precisa do que está a querer comprar.

Decorar uma casa completa é um esforço financeiro muito grande, pelo que deve escolher bem e olhar apenas para as suas necessidades reais. Assim, faça uma lista do que é essencial e prioritário. Posteriormente, pode ter uma lista de compras secundárias que pode, eventualmente, vir a comprar, desde que ainda tenha disponibilidade financeira.

Mobilar casa com pouco dinheiro: escolha grandes superfícies

Para quem quer mobilar uma casa com pouco dinheiro, as grandes superfícies podem ser uma das respostas, tendo em conta a vasta oferta e promoções que habitualmente têm. Ainda assim, tente aproveitar a época de saldos, por vezes chegam aos 70% de desconto. Por outro lado, estes espaços podem ter zonas com artigos com pequenos defeitos a um preço mais reduzido. Logo, esteja atento, pode encontrar algo interessante, com um defeito que não seja visível. Se for, e tiver de gastar numa reparação, não compensa esta opção.

Visite lojas de artigos usados, feira e leilões

Os móveis em segunda mão podem ser uma opção para quem quer mobilar casa sem gastar muito dinheiro. Em muitos casos, o preço compensa um eventual gasto se precisar de algum restauro. Inclusive, algumas lojas permitem-lhe escolher o artigo, a forma como o quer restaurar e ainda o entregam em sua casa. Dessa forma, por um preço acessível consegue um móvel em bom estado e renovado à medida. Visite feiras e leilões, onde pode encontrar várias opções.

Mobilar uma casa com pouco dinheiro: já pensou em reciclar?

Uma boa forma de decorar a sua casa é aproveitar aquilo que já tem, ou seja, reciclar. Assim, use a sua imaginação e criatividade. Para ter algumas ideias, pode pesquisar na internet como reciclar diversos móveis. Por exemplo, o seu quarto pode ganhar uma segunda vida se pintar a mobília. Ou então, aquelas paletes de madeira que andam perdidas na sua garagem, podem dar uma bela mesa de centro para a sua sala. Seja original e transforme cada móvel numa peça única. Deste modo, marca a sua decoração pela diferença, e claro, pela poupança.

Leia ainda: 4 soluções para destralhar a casa e promover a economia circular;

Dê atenção aos detalhes

Se o seu orçamento familiar é reduzido, tem mais um motivo para apostar nos pequenos detalhes. Sabia que não é preciso muito para dar uma nova imagem à sua casa ou divisão? Um pequeno pormenor faz diferença. Por exemplo, mude as capas das almofadas do sofá e combine-as com as cortinas. Ou então, se tem uma parede vazia, porque não colocar um quadro que combine com o resto da divisão? Com pequenos gestos, pode evitar comprar mobília.

Adapte as escolhas a toda a família

Para mobilar a casa, mesmo com pouco dinheiro, deve ter sempre em conta a sua realidade familiar. Ou seja, se tem crianças ou animais de estimação em casa, deve ponderar bem as suas escolhas. Por exemplo, deve comprar artigos fáceis de lavar e evitar cores.

Mude a disposição da mobília

Crie uma planta ou um esboço de cada divisão. Pense e verifique aquilo que pode mudar de lugar. Às vezes, uma peça ou duas em lugar diferente dá um novo visual a um espaço! Faça várias simulações para ver o melhor lugar para cada móvel ou peça. Por exemplo, aquele sofá que está a mais na sala pode dar um toque mais acolhedor ao seu quarto, já pensou? Existem mil e uma maneiras de dar um novo ar à sua casa, e sem custos adicionais, basta usar a imaginação.

Mobilar uma casa com pouco dinheiro: aproveite os saldos

Uma boa forma de poupar algum dinheiro na mobília para a sua casa, é esperar pela época dos saldos. Duas vezes por ano, pode comprar com 50%, ou mais, de desconto. Assim, vá às lojas com tempo, preferencialmente logo no início para ter mais hipóteses de escolha. Por outro lado, leve uma lista consigo para não ter a tentação de comprar algo de que não necessita.

Estime a mobília

Uma boa forma de poupar em mobília é preservá-la. Assim, deve ter alguns cuidados regularmente para aumentar a vida útil dos seus móveis. Por exemplo, não limpe os móveis com panos ásperos (para não riscar a madeira), não coloque objetos quentes sobre a mobília e utilize apenas produtos específicos de limpeza para cada tipo de superfície.

Venda o que não lhe faz falta

Por último, neste processo, pode fazer a diferença no seu orçamento conseguir vender o que já não faz falta. Por exemplo, se tem um móvel que já não gosta e não consegue reutilizá-lo, venda-o. Faça o mesmo para tudo o que tiver em casa apenas a ocupar espaço sem qualquer utilidade. Pode tentar vender online, em feiras e leilões. Dessa forma, ganha espaço para a mobília que pretende e ainda ganha mais algum dinheiro.

Leia ainda: Parceria Kinda Home: vamos ajudá-lo também a decorar a sua casa

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.