Finanças pessoais

4 soluções para destralhar a casa e promover a economia circular

Descubra como rentabilizar artigos usados e ainda algumas dicas para conseguir desapegar-se e destralhar, promovendo a economia circular.

Finanças pessoais

4 soluções para destralhar a casa e promover a economia circular

Descubra como rentabilizar artigos usados e ainda algumas dicas para conseguir desapegar-se e destralhar, promovendo a economia circular.

Vender, alugar ou trocar são excelentes formas para destralhar a sua casa e rentabilizar artigos usados, mas, as opções não se ficam por aqui. Ao dar uma segunda vida a esses objetos, estará a promover a economia circular, uma nova forma de pensar o futuro que visa combater o desperdício, investindo nos 4 R’s da sustentabilidade: reutilização, reparação, renovação e reciclagem.

Assim, se tem alguns objetos em casa que já não utiliza e estão apenas a ocupar espaço e a "ganhar pó", considere dedicar-lhes algum tempo, fazer uma triagem e dar-lhes uma nova vida.

Para tal, conta com plataformas de venda de artigos usados, mas, também com várias soluções para aluguer, que vão permitir-lhe rentabilizar aquilo que está esquecido a um canto na sua casa. Conheça de seguida algumas dessas soluções.

Quem pode ajudar a destralhar?

Rnters

A Rnters é uma plataforma que promove o aluguer de artigos entre uma comunidade, incentivando à economia circular, um “modelo de produção e consumo que assenta na partilha e reutilização de artigos existentes”, tal como explica a própria plataforma.

A comunidade da Rnters é composta por Owners – as pessoas que têm artigos disponíveis para alugar, e por Rnters - interessados em determinados artigos por um período de tempo limitado.

Ambos têm vantagens: os Owners têm a possibilidade de lucrar com artigos que, de outra forma, estariam parados sem qualquer uso; os Rnters escusam de comprar um artigo novo quando apenas necessitam dele por um curto período de tempo.

Para garantir que a comunidade é um local seguro todos os produtos estão cobertos pela Garantia SafeStuff. A plataforma retém 20% de comissão em cada transação.

Leia ainda: O que é a Economia de Partilha

Associação Humana

Também com o objetivo de promover a economia circular, a Humana, associação sem fins lucrativos, recolhe e recicla têxteis usados de forma a dar uma segunda vida à roupa.

É possível entregar a roupa usada na rede de contentores disponíveis para esse efeito, existindo um processo de preparação para a reutilização, de forma a garantir o máximo aproveitamento do têxtil usado.

Também é possível fazer a doação nas lojas Secondhand, local onde é promovida a reutilização da roupa usada.

Os lucros da associação destinam-se inteiramente a fins sociais, incluindo a proteção do meio ambiente e a cooperação para o desenvolvimento.

Leia ainda: Se tem roupa que já não usa, saiba onde e como pode vendê-la

Trade Stories

Com o objetivo de possibilitar a troca de histórias, a Trade Stories é uma plataforma gratuita de compra e venda de livros usados.

Através de um processo simples de registo, as pessoas podem colocar à venda os seus livros ou pesquisar entre a lista de “procurados” e entrar em contacto com o comprador interessado.

Existe um guia no blogue que ensina a fazer o envio através da opção “Correio Editorial” dos CTT.

O projeto é totalmente pro bono e aceita donativos para assegurar a sua subsistência.

CeX Complete Entertainment eXchange 

Se aquilo que mais tem em casa são gadgets, esta é a plataforma para si. A CeX - Complete Entertainment eXchange dedica-se, exclusivamente, à compra, venda e troca de artigos de tecnologia e entretenimento, nomeadamente, telemóveis, videojogos, filmes DVD e Blu-ray, computadores, eletrónica digital, televisores e monitores.

Para além de poder dirigir-se às lojas espalhadas pelo país, é possível optar por um de três sistemas de entrega/recolha:

  • Click & Collect: encomende em casa e recolha na loja;
  • Venda online com recolha grátis em casa: coloque os produtos à venda na plataforma e peça a recolha na sua morada, através do preenchimento de um formulário específico para o efeito;
  • Drop & Go: inicie o processo de venda dos artigos online e entregue-os na loja para serem testados.

Tem dificuldade em destralhar? Siga estas dicas

Se tem muita vontade de se desfazer daquelas tralhas que não usa há imenso tempo, mas, na altura em que precisa de as selecionar, e preparar, para descartar tem dificuldade em desapegar-se, experimente seguir estas dicas da Marie Kondo, especialista internacional em arrumação:

  1. Mude o foco e ao invés de escolher aquilo que pretende descartar, escolha aquilo que pretende manter;
  2. Para decidir o que pretende manter, procure perceber se determinado objeto lhe transmite alegria, o critério em torno do qual se baseia o método KonMari;
  3. De forma a perceber se o objeto lhe proporciona alegria, experimente segurá-lo entre as mãos e perceber que sensações lhe transmite;
  4. Se não sente qualquer tipo de alegria ou emoção positiva, é altura de descartar o objeto;
  5. Se tiver dificuldade em perceber o que sente, procure reunir alguns objetos da mesma categoria (roupas, livros, etc.) e compare aqueles que tenciona desfazer-se com os que pretende manter, selecionando o top 3 dos que lhe inspiram alegria;
  6. Deixe de lado o pensamento “isto é capaz de dar jeito”, se tem dúvidas quanto à utilização de determinado objeto e ele não lhe proporciona uma emoção positiva, vai conseguir passar bem sem ele.

Leia ainda: 5 sites para aprender mais sobre sustentabilidade

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.