A entrada para a Universidade é um passo importante para os jovens já que, invariavelmente, traz novos desafios, quer seja a nível pessoal ou financeiro. Neste sentido, a abertura de uma conta para estudantes pode ajudar na gestão financeira tendo em conta as vantagens associadas comparativamente com as tradicionais contas à ordem.
Na realidade, a vida de estudante obriga a uma gestão organizada das finanças pessoais dada a série de despesas que normalmente implica (renda de casa, alimentação, livros, propinas, transportes, entre outras). Por outro lado, é nesta altura que muitos iniciam a sua vida laboral como forma de fazer face a estas despesas.
No entanto, não existe ainda no mercado uma grande oferta no que a contas estudante diz respeito. Mas, são vários os bancos que disponibilizam contas jovem, com condições interessantes e também como forma de ganhar novos clientes desde cedo.
Contas para estudantes: o que são e como funcionam?
Em primeiro lugar, como o próprio nome indica, estas contas destinam-se a estudantes. Também podem ser designadas por contas para jovens. Assim, destacam-se por serem direcionadas a uma determinada faixa etária, normalmente a partir dos 13 até aos 25 anos de idade.
Vantagens
- Montante mínimo de abertura de conta quase nulo (sem custos, quando o banco tem protocolo com a universidade);
- Regra geral, não têm despesas de manutenção;
- Cartão de débito sem anuidade;
- Nalguns casos, dão acesso a cartão de crédito com descontos ou benefícios de utilização em entidades parceiras;
- Facilidade no acesso ao crédito pessoal, automóvel e até crédito habitação, conforme a entidade bancária;
- Vantagens no acesso ao crédito universitário (os alunos podem pagar o empréstimo apenas quando acabarem os estudos e começarem a trabalhar);
- Ofertas e descontos em alguns produtos e serviços, tais como: cinema e outros espetáculos, viagens, computadores, etc.
- Permitem realizar sem custos as principais operações do dia a dia (por exemplo, transferências, pagamentos de serviços e débitos diretos, ou mesmo transferências MBWay).
Além disso, tendo em conta que estas contas destinam-se a um público jovem, normalmente, os bancos incentivam o acesso à conta bancária através da aplicação ou homebanking.
Desvantagens
Em matéria de desvantagens, destaca-se, desde logo, o facto de as contas para estudantes não serem para sempre, pelo que os seus benefícios um dia acabam, seja pela idade ou pelo fim da frequência do ensino superior.
Ou seja, quando essas condições de acesso deixam de se verificar, as vantagens também terminam. Logo, deve estar preparado para esta situação e não ser apanhado de surpresa com alguma alteração contratual.
Leia ainda: Estudante universitário? 11 dicas para aliviar o stress financeiro e poupar
Contas para estudantes: onde encontrar?
Apesar da oferta não ser muita, já existem algumas entidades que disponibilizam contas para estudantes em Portugal. Mas o que tem vindo a aumentar nos últimos anos têm sido as contas para jovens onde se enquadra a larga maioria dos estudantes e que trazem, conforme já referido, várias vantagens associadas.
Em seguida, damos a conhecer algumas contas mais ou menos específicas para este tipo de público.
Santander Totta – Conta Stream
O banco Santander Totta é uma das principais entidades no apoio a algumas instituições de ensino superior em Portugal. Dessa forma, os alunos quando fazem a matrícula têm a possibilidade de associar ao cartão de estudante (que tem a função de identificação) uma conta bancária, se assim o entenderem.
Assim, se esta for a escolha entre toda a oferta, podem beneficiar de condições especiais oferecidas pelo banco (sem custos até aos 25 anos). Isto é:
- uma conta (Conta Stream);
- e um cartão de débito;
Além disso, estes benefícios são igualmente válidos para outros estudantes, seja qual for a instituição de ensino que frequentem e tenha ou não acordo com o banco. Em suma, não se destina apenas aos universitários, mas também a crianças e jovens.
Assim, até aos 20 anos ou até aos 25 anos (para universitários), os jovens não pagam pela conta, nem pelo cartão. Quem tiver entre os 21 e os 29 anos (inclusive), e que esteja inscrito num curso de Ensino Superior ou que tenha concluído um curso superior nos últimos dois anos, paga dois euros por mês, mais imposto do selo, de despesas de manutenção.
O que oferece esta conta?
- Montante mínimo de abertura de conta de 25 euros;
- Sem custos de manutenção até aos 20 anos de idade (inclusive) ou dos 21 aos 25 anos de idade (apenas para clientes universitários);
- Comissão de manutenção para clientes dos 26 aos 30 anos (inclusive) de 2 euros/mês + Imposto do Selo;
- Cartão de débito sem custo (para os titulares com idade até 25 anos, inclusive);
- Acesso a dois cartões recarregáveis (pré-pagos) sem custos;
- Oferta de um ano do Seguro de Responsabilidade Civil Familiar com um capital de 10.000€ e sem franquia associada;
- Transferências online sem qualquer custo e ilimitadas através da app ou homebanking;
- Transferências MBWay sem custo quando realizadas através da app;
- Por fim, vantagens no acesso ao crédito pessoal (exclusivo para Clientes Universitários).
Caixa Geral de Depósitos – Conta CaixaJovem Extrato
A Caixa Geral de Depósitos também tem acordo com várias instituições de ensino superior, onde é a responsável por emitir os cartões de estudante.
Assim, os estudantes que associem o seu cartão universitário de identificação a uma conta bancária da CGD (já existente ou uma nova), podem igualmente utilizar o cartão IU como cartão de débito habitual. Com a adesão, todos os jovens até 25 anos (únicos titulares da conta) passam a ter os seguintes benefícios:
- Custo de anuidade do cartão nulo;
- Descontos em produtos de crédito pessoal;
- Arredondamento de trocos;
- Descontos e promoções em empresas parceiras da Caixa;
- Isenta de despesas de manutenção;
- Por fim, não tem montante mínimo de abertura;
Novo Banco – Conta NB 18.25
Este banco já teve no passado uma conta apenas para estudantes. No entanto, neste momento apenas disponibiliza a conta NB 18.25 a todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, quer estejam a estudar ou não.
Vantagens
- Montante mínimo de abertura: 50 euros;
- Manutenção de conta sem custos até aos 25 anos inclusive. A partir desta idade tem comissão de manutenção mensal de 5 euros (60 euros por ano);
- Oferta de um cartão de débito;
- Cartão pré-pago Pocket NB sem custos;
- Acesso à NB smart app;
- Transferências bancárias online sem custos e ilimitadas através do NBnet ou da NB smart App.
- Transferência MBWay sem custos quando efetuadas na NB smart app;
- Facilidade no acesso a diferentes tipos de financiamentos;
- Por fim, facilidades de descoberto sujeita a aprovação comercial por parte do Banco e mediante contrato.
Contas para jovens
De facto, grande parte das entidades bancárias não tem uma conta específica para estudantes, mas muitas delas oferecem soluções próprias para o público jovem em geral.
Isto é, as condições e vantagens são também elas muito semelhantes e incluem normalmente a isenção de despesas de manutenção e acesso um cartão de débito sem custos.
Por exemplo, vejamos algumas das contas para estudantes mais conhecidas e as suas principais características.
Crédito Agrícola – Conta Super Jovem
- Sem custos de manutenção;
- Disponível para todos os jovens entre os 18 e os 30 anos;
- Sem montante mínimo de abertura.
Montepio Geral – Especial Jovem
- Sem custos de manutenção até aos 25 anos;
- Disponível para todos os jovens entre os 18 e os 30 anos;
- Montante de abertura mínimo de 25 euros.
BPI – Valor Jovem
- Sem custos de manutenção;
- Disponível para todos os jovens entre os 13 e 25 anos;
- Montante de abertura mínimo de 25 euros.
ABanka – Conta Futuro
- Sem custos de manutenção;
- Disponível para todos os jovens até aos 28 anos;
- Sem mínimo de abertura.
Em suma, caso pretenda mais informações acerca destas contas, deve consultar os respetivos sites ou dirigir-se a um balcão presencialmente.
O mais importante é que tente perceber quais as vantagens que cada entidade bancária oferece e então analisar, comparar e fazer a melhor escolha para o seu caso.
Leia ainda: Dicas para estudantes que vão para uma universidade fora da sua cidade
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário