Finanças pessoais

Obras em casa: 10 situações que não deve adiar

Fazer obras em casa para evitar problemas futuros é igualmente importante em alturas de crise. Saiba quais as situações que não deve adiar.

Finanças pessoais

Obras em casa: 10 situações que não deve adiar

Fazer obras em casa para evitar problemas futuros é igualmente importante em alturas de crise. Saiba quais as situações que não deve adiar.

Adiar uma reparação ou obras em casa pode significar despesas acrescidas e dores de cabeça no futuro. Já diz o velho ditado que “mais vale prevenir do que remediar”.

Neste artigo, reunimos 10 intervenções que não deve mesmo deixar para depois.

Dê prioridade ao telhado

Se tem problemas no telhado, não deve adiar a sua reparação. Pode colocar em causa a estrutura da sua habitação, o seu recheio e até mesmo a segurança da sua família. Contudo, dependendo do problema, o custo da obra pode ser elevado. Por isso, deve pedir orçamentos, negociar preços, mas não deixe de resolver este assunto.

Cuidado com as infiltrações

Acabar com as infiltrações é outra intervenção essencial à saúde da sua casa. Assim, problemas deste tipo devem ter reparação imediata, seja em pavimentos, paredes ou tetos. As infiltrações, quando não detetadas e resolvidas atempadamente, trazem consequências graves, sendo que os primeiros sinais são facilmente visíveis. Por exemplo:

  • Aparecimento de “mofo”;
  • Áreas a escurecer;
  • Pintura a soltar-se;
  • Piso a inchar e/ou levantar;
  • Azulejos danificados.

Por outro lado, importa sublinhar que uma infiltração rapidamente danifica estruturas. Quando tal acontece, a sua reparação fica mais difícil e mais cara. Assim, o ideal é solucionar este problema rapidamente.

Verifique as canalizações

Com o passar dos anos, as canalizações tendem a danificar-se. Assim, a sua troca e/ou boa manutenção evita problemas graves no futuro. Por exemplo, pode evitar pequenas fugas ou até o rebentamento de um cano e consequentes infiltrações. Por outro lado, a própria acumulação de humidade e as águas paradas podem trazer problemas de saúde e de segurança.

Tenha atenção à caixilharia

A caixilharia tem como principal objetivo impermeabilizar e isolar a casa em termos térmicos e acústicos. Como qualquer outro material, estas peças vão-se desgastando com o tempo e deixam de ter a eficiência que outrora apresentaram.

Acresce que, atualmente, existem materiais cada vez resistentes que tornam a sua casa não só mais confortável como sustentável, no que diz respeito ao isolamento térmico e acústico.

jovem casal a cozinhar, usufruindo de equipamentos com luz e gás que sofrem agora aumentos

"Boa" rede elétrica é essencial

Boas instalações elétricas também são essenciais em qualquer casa. Hoje em dia, com a crescente utilização de aparelhos eletrónicos em simultâneo, torna-se ainda mais importante ter um quadro elétrico em boas condições e com a potência adequada para suportar o consumo de energia de todos os equipamentos, como o computador, frigorifico, ar condicionado, esquentador, entre outros.

Ora, já imaginou o consumo de energia de todos estes equipamentos? Assim, é imprescindível a troca do equipamento, para evitar danos ou até a possibilidade de um incêndio. Dessa forma, protege a sua casa tornando-a mais segura e eficiente, ao mesmo tempo que se protege a si.

Loiças de WC danificadas

Outras obras em casa que não deve adiar são as reparações ou substituições das loiças de casa de banho danificadas. A oferta é muita e diversa e ao alcance de vários tipos de “carteira”.  Assim, se tem alguma danificada, proceda à sua troca! Lembre-se que, uma peça desta partida coloca a sua segurança em causa pois pode partir-se totalmente e inclusive magoá-lo.

Note que, não precisa de mudar toda a sua casa de banho. Por exemplo, se tem apenas a sanita danificada, basta procurar no mercado uma que se enquadre no que já tem nesta divisão. O mesmo se aplica no caso de um bidé, de uma bancada ou de uma banheira, entre outras. Caso tenha orçamento, pode facilmente remodelar toda a divisão.

Móveis de cozinha danificados

A cozinha é uma das principais divisões da casa e uma daquelas que mais desgaste apresenta o longo dos anos. Afinal de contas é lá que normalmente cozinhamos e comemos todos os dias! Assim, com a sua utilização frequente é normal a danificação não só dos eletrodomésticos como dos próprios móveis. Em outras palavras, as humidades, os vapores e o desgaste normal do uso diário destes móveis ou equipamentos é uma inevitabilidade. Em outras palavras, a sua não reparação ou substituição em alguns casos, pode causar danos estruturais e acidentes que são facilmente evitáveis.

Por outro lado, estes danos comprometem a estética da sua cozinha, o que não deixa de ser sempre um fator a ter em conta. Afinal de contas todos gostamos de ter uma casa bonita e em boas condições! Quando os danos são já muito visíveis, por vezes é mais fácil e até aconselhável a sua substituição completa.

Obras em casa também englobam investir em aquecimento

Uma casa aquecida é sempre outra coisa! Com a chegada do frio ainda mais importante se torna ter um bom sistema de aquecimento. Mas para isso é necessária uma boa manutenção. Por exemplo, o sistema AVAC acumula por norma poeiras e sujidades nos filtros e no circuito e tubagens de passagem do ar. Mas não só, também as lareiras, salamandras, recuperadores de calor, entre outros, exigem cuidados para não comprometer a sua saúde e a segurança da sua casa.

Leia ainda: Aquecimento: qual a melhor opção para a sua casa?

Fazer obras em casa e pintar

A pintura é daquelas obras em casa que todos nós, mais tarde ou mais cedo, temos que efetuar. Ainda assim, por vezes é mais uma reparação estética do que de segurança, por exemplo. Ao longo dos anos, esta apresenta um desgaste o que torna a sua casa obviamente “mais feia. Mas, engane-se se pensa que é sempre só estética! Uma má pintura pode em certos casos comprometer a impermeabilização da sua casa, ajudando ao aparecimento de humidade e fungos. Uma nova pintura não só evita estes problemas como ainda deixa a casa mais “limpa” e “iluminada”.

Pavimentos

Como não poderia deixar de ser, o pavimento é outra obra em casa que não deve adiar já que tem um elevado desgaste ao longo do tempo. Por outro lado, tem um papel importante no que diz respeito ao isolamento térmico e acústica. Em outras palavras, ajuda a ter a sua casa mais quente e afasta os ruídos indesejáveis.

Não menos importante, esta intervenção não apresenta grandes custos quando comparado com outro tipo de obras. Aliás, se fizer uma manutenção regular, evita gastos avultados no futuro.

Em suma, há intervenções que pela sua importância e pelas consequências que podem trazer, não deve de todo adiar. Se quer poupar, faça-o, mas não deixe de fazer obras em casa. A sua segurança está em primeiro lugar! Além disso, pode estar a poupar hoje, mas ao mesmo tempo arranjar despesas ainda maiores no futuro. Pense nisso! Uma reparação feira a seu devido tempo pode evitar gastar milhares de euros um dia mais tarde!

Por fim, sempre que for necessário, recorra a um profissional especializado que o possa ajudar a encontrar a melhor solução para o seu problema. E nunca esqueça: peça vários orçamentos de forma a arranjar a melhor solução ao melhor preço possível.

Leia ainda: Licença da câmara para obras em casa: quando é preciso obter?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.