Finanças pessoais

Espetáculos culturais: Mantenha-se informado e poupe nos bilhetes

Manter uma vida cultural ativa é fundamental para o nosso equilíbrio, mas pode pesar muito no orçamento familiar.

Finanças pessoais

Espetáculos culturais: Mantenha-se informado e poupe nos bilhetes

Manter uma vida cultural ativa é fundamental para o nosso equilíbrio, mas pode pesar muito no orçamento familiar.

Usufruir frequentemente da oferta cultural existente, nomeadamente, de espetáculos, pode pesar no nosso orçamento familiar. Tendo em conta que este hábito pode sair caro, devemos tentar obter o melhor preço possível.

Neste artigo, reunimos algumas dicas que pode, e deve, aproveitar para garantir que está informado sobre a oferta cultural e que podem ajudar a usufruir e ao melhor preço.

Verifique a oferta de espetáculos na sua área de residência

Quando pensámos em cultura e espetáculos, para muitos de nós o que nos vem à mente são grandes concertos, festivais ou peças de teatro nas principais salas do país. No entanto, a cultura não é só a que se faz em grande escala. Existem diversos espaços culturais que promovem espetáculos, peças de teatro e visualização de filmes que, muitas vezes, são mais próximos da sua residência e têm um custo muito inferior. Desde auditórios, museus e pequenas salas de exposição, passando por teatros, escolas de artes e espaços ao ar livre.

Faça uma pesquisa na sua zona de residência e informe-se sobre a sua oferta cultural. Assim, poderá usufruir muito mais do mundo do espetáculo do que se apenas se focar nas principais salas do país. Além disso, nestes espaços mais pequenos, o preços dos bilhetes é muito mais baixo, chegando, em alguns casos, a ser gratuita a entrada.

Siga espaços culturais nas redes sociais

Para os amantes da cultura, as redes sociais são, sem dúvida, uma grande ajuda. Hoje em dia, as redes sociais são uma ótima forma de obter informação, seja a que nível for. Assim, uma forma de estar a par do que se passa no mundo do espetáculo e cultura, passa por seguir estes espaços nas suas redes sociais. Desde cinemas, teatros, museus, passando por eventos de maiores dimensões, como festivais e grandes concertos. Por todo o país, a oferta cultural é imensa, o importante é garantir que se mantém atualizado e informado sobre ela.

Hoje em dia, podemos encontrar praticamente tudo nas redes sociais. Assim, é expectável que os espaços culturais tenham páginas nestes meios. Ao segui-las ficará a par de toda a programação de eventos, preços, entre muitas outras informações relevantes.

Leia ainda: Festivais de verão: Um roteiro de Norte a Sul do país

Procure informação sobre parcerias

Existem muitas parcerias no mundo da cultura não lhe passa ao lado. Assim, deve verificar junto dos locais culturais da sua preferência se existe algum tipo de parceria com algum cartão ou seguro, ou até mesmo empresa. Muitas empresas oferecem aos seus colaboradores parcerias em diversos serviços. Procure, também, junto da sua entidade empregadora se poderá usufruir de alguma. Da mesma forma, muitas seguradoras, bancos, entre outras instituições, oferecem várias parcerias aos seus clientes. Informe-se sobre esta possibilidade, pois pode ter direito a descontos por serviços que já usufrui.

Leia ainda: Férias sustentáveis: 10 destinos nacionais amigos do ambiente

Duas raparigas de costas em festival de verão

Fidelize-se em cinemas e outros espaços de cultura e eventos

Cartões de fidelização podem ser uma ótima estratégia para assegurar descontos e outros benefícios em espetáculos e outros eventos culturais. Hoje em dia, muitos destes espaços têm cartões de membro que, na maioria das vezes, são gratuitos. Assim, poderá usufruir de descontos diretos, entre outro tipo de promoções, sempre que quiser assistir ou visitar algo. Algumas salas de cinema, como por exemplo a UCI, têm cartão de fidelização. Este é gratuito e dá-lhe direito a descontos nos bilhetes. Além disso, pode acumular pontos que poderá trocar por pipocas, bebidas, entre outros produtos.

Leia ainda: Poupar em bilhetes de cinema

Verifique a oferta de espaços culturais gratuitos

A oferta de espaços culturais gratuita é bastante vasta, no entanto, por não ser tão publicitada, muitas pessoas desconhecem-na. Estes eventos podem tratar-se de espetáculos em auditórios, exposições em espaços culturais, ou, muitas vezes, são eventos realizados num espaço público. Por exemplo, as feiras do livro são realizadas por todo o país, em espaços abertos onde, inclusive, pode assitir a espetáculos de teatro ou concertos. Algumas livrarias são palco de pequenos concertos, exposições e eventos de leitura. Estes, entre muitos outros exemplos, são gratuitos e estão vastamente disseminados por todo o país. Basta "perder" algum tempo a pesquisar e vai ver que consegue usufruir de muito mais do que imagina.

Leia ainda: Atividades culturais: 6 dicas para poupar

Subscrever newsletters e listas de email

Um estratégia que pode ser bastante útil para poupar em espetáculos e outros eventos culturais passa por subscrever newsletters e/ou listas de emails. Normalmente, os espaços culturais têm uma página oficial na internet e, nesse site, pode colocar o seu email para ser informado das novidades associadas a esse espaço. Desde programação de espetáculos e eventos, passando por informação associada a promoções. Subscrevendo o seu email, poderá garantir que será informado sempre que haja algum tipo de desconto e optar por beneficiar do mesmo.

Leia ainda: 9 dicas para se divertir com pouco dinheiro na passagem de ano

Participar em concursos para ganhar bilhetes

Uma forma de tentar ganhar bilhetes gratuitos para eventos, passa pela participação em concursos para este fim. Estes nem sempre acontecem, no entanto, quando existem, são uma boa oportunidade para tentar a sua sorte. Esta estratégia nem sempre se traduz em poupança, pois a probabilidade de ganhar um concurso não é 100%. No entanto, tendo em conta que a participação é gratuita e existe a possibilidade de ganhar bilhetes gratuitamente, vale sempre a pena participar.

Leia ainda: Quer poupar e ganhar dinheiro com “pequenos truques”?

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.