Poupança

Gaste menos água em casa e poupe muito mais euros do que imagina

Sabia que, com pequenas estratégias, pode poupar cerca de 100 mil litros de água por ano e muitas centenas de euros na fatura?

“Seca” será provavelmente uma das palavras mais ouvidas este verão. Segundo a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), em média um português gasta 184 litros de água por dia.  Como minimizar este problema e ainda colocar uns euros no bolso? Vamos detalhar quantos litros pode poupar por ano e, no final, traduzir em euros.

Como estamos no Doutor Finanças, vamos fazer contas: Se cada português consome 184 litros de água, ao multiplicar por 365 dias, obtemos o total de 67.160 litros de água consumidos por ano por pessoa.

Com pequenos gestos podemos reduzir o consumo e otimizar a utilização deste recurso precioso.

1. A importância das torneiras que não pingam

Tem uma torneira que pinga? Aquele pinga-pinga constante que às vezes não damos importância pode representar um desperdício de até 46 litros por dia! É bastante água, não acha? Por isso, não ignore as torneiras que não fecham bem. 

Poupança anual = 16.790 litros (16m3). 

Leia ainda: Conheça 10 dicas para poupar água em tempos de seca

2. A hora do banho: Um ritual sustentável

Quem não adora um banho longo e relaxante? Quanto tempo passa debaixo do duche? Num banho de 10 minutos, se o seu chuveiro tiver um caudal considerado normal de 8 litros por minuto, pode gastar até 80 litros de água. Caso reduza o tempo do banho para 5 minutos pode poupar até 40 litros por banho.

Poupança anual = 14.600 Litros ou 14,6 m3/pessoa por ano.

Uma dica útil é aproveitar a água fria que sai enquanto esperamos o chuveiro aquecer. Use-a para regar as plantas ou lavar a loiça. Também pode optar por chuveiros de baixo fluxo que reduzem o consumo de água. Por norma, aquecer a água pode demorar até 30 segundos, o que com o mesmo caudal representaria 4 litros por banho

Poupança anual = 1.460 Litros ou 1,4 m3/pessoa.

3. O ciclo da água na cozinha

A cozinha é um dos lugares da casa onde mais se consome água. Se lavar à mão a loiça equivalente a uma carga completa de uma máquina de lavar loiça, pode demorar cerca de 15 minutos. Mesmo fechando a torneira nos intervalos em que ensaboa, supomos que gastaria 10 minutos com a torneira aberta.  Ora, usando o mesmo racional de um caudal de 8 litros/minuto, pode gastar até 80 litros de água. Uma máquina de lavar loiça eficiente pode consumir até 80% menos água do que a lavagem manual. E lembre-se: só ligue a máquina quando estiver completamente cheia.

Segundo várias marcas, as máquinas de lavar loiça modernas gastam não mais do que 15 litros em média por lavagem.

Poupança anual = 21.900 Litros ou 21 m3/por carga equivalente à máquina cheia.

Leia ainda: O que é a taxa do lixo que pagamos na fatura da água?

4. O autoclismo eficiente

As descargas dos autoclismos são responsáveis por cerca de 30% do consumo de água numa casa. Algumas alterações simples, como colocar uma garrafa de água no depósito da sanita, podem economizar até 3 litros por descarga. Se poupar 3 litros por descarga, ao usar o seu autoclismo 4 vezes por dia, pode poupar até 12 litros/dia.

Poupança anual = 4.380 Litros ou 4,4m3/pessoa.

Quanto poupa no final?

Se tivermos apenas em consideração as poupanças nos banhos de duche numa casa com quatro pessoas, a poupança pode chegar a 58m3 por ano, ou seja, 58.400 litros consumidos a menos.

Tenha em consideração que, em muitos concelhos do País, quanto mais água consumir, mais taxas municipais paga, nomeadamente taxas de resíduos. Não é fácil calcular valores médios, mas considerando meios urbanos, podemos estimar um intervalo de poupança entre 150 e 300 euros por ano.

Numa mesma família de quatro elementos em zonas urbanas, a poupança total com todas estas medidas pode chegar a uns incríveis 107 mil litros por ano, ou seja, mais de 100m3/ano, o que permite estimar um intervalo de poupança entre 300 e 700 euros por ano.

Para comprovar, conheça a experiência feita na casa de um dos nossos colegas do casacerta, que está a conseguir uma poupança significativa nos consumos. Ele explica como conseguiu reduzir cerca de 6m3 de consumo mensal com a ajuda de um medidor de consumo de água que comprou num supermercado por 13 euros.

Em suma, a boa gestão do consumo de água passa por atitudes simples, mas eficazes. Uma casa certa é também uma casa que economiza água. E, se lhe faltava alguma motivação, pense no que pode poupar nas suas finanças.

Leia ainda: Poupar em casa e no carro: Reduza gastos com água e energia

O casacerta.pt é um portal imobiliário português que nasceu com a ambição de tornar o mercado mais justo. Oferece a todos a liberdade de anunciar gratuitamente os seus imóveis e promove uma maior visibilidade para agentes e agências. Facilita e simplifica a ligação entre quem anuncia, profissionais ou particulares, e quem procura imóveis. Tem como aspiração que todos tenham a sua casa certa.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.