Bem-estar

O que fazer aos brinquedos com que os seus filhos já não brincam?

Os brinquedos dos seus filhos que há muito estão postos de parte podem, e devem, ter uma nova vida. Saiba como.

Bem-estar

O que fazer aos brinquedos com que os seus filhos já não brincam?

Os brinquedos dos seus filhos que há muito estão postos de parte podem, e devem, ter uma nova vida. Saiba como.

Com mais um Natal à porta, os seus filhos já estão naturalmente a sonhar com os brinquedos novos que vão receber. Mas, o que pode fazer com aqueles que eles já não utilizam? Neste artigo, reunimos dicas sobre os variados destinos que pode dar aos brinquedos que já não estão entre os preferidos dos seus filhos.

Faça uma triagem

A primeira etapa deste processo é fazer uma triagem. Este procedimento deve, como é natural, ser efetuado com a ajuda das crianças.

Aqui chegados, sugerimos que dividam os brinquedos em três categorias: aqueles com que os seus filhos brincam regularmente; com que não brincam muito e aqueles que os seus filhos já colocaram mesmo de parte.

Os brinquedos com que os seus filhos brincam com regularidade devem, obviamente, ficar. Aqueles com que os seus filhos não brincam muito, sugerimos que guarde e se não forem utilizados dentro de um ano dê-lhes outro destino. Os restantes, aquelesque não são mesmo usados, atribua-lhes outras finalidades.

Leia ainda: Como são os hábitos de consumo do seu filho? Saiba como pode ajudar

Ofereça a outras crianças

Se os brinquedos estiverem em bom estado pode oferece-los a outras crianças, por exemplo familiares, amigos ou vizinhos.

Se tiverem pequenos estragos, saiba que existem lojas que fazem a reparação ou arranjo. Uma dessas lojas é o Hospital de Bonecas. Este espaço, para além de reparar bonecas também se dedica a consertar outro tipo de brinquedos, nomeadamente, peluches e jogos. Procure informar-se sobre os seus serviços e verifique se compensa.        

Doe a instituições que ajudam crianças desfavorecidas

Outro destino que pode dar aos brinquedos que os seus filhos já não utilizam é a doação a instituições que apoiam crianças desfavorecidas. Esta opção ganha especial importância nesta época do ano, pois desta forma pode ajudar crianças com um percurso de vida mais difícil a terem um Natal um pouco melhor. Aproveite esta oportunidade para passar aos seus filhos valores como a generosidade e solidariedade.

Verifique na sua área de residência se existe alguma iniciativa deste género. Por vezes, principalmente as paróquias ou juntas de freguesias, organizam-se para recolher brinquedos e entregá-los a quem mais precisa.

Pode, no entanto, entregar os brinquedos diretamente nas instituições. Associações como a Cruz Vermelha Portuguesa, a Santa Casa da Misericórdia ou a Aldeia de Crianças SOS, recebem este tipo de doações.

Lembramos que os brinquedos devem ser doados em bom estado. Se os brinquedos estiverem estragados ou avariados é preferível não os oferecer. Não gostaria que alguém desse aos seus filhos brinquedos em mau estado, certo? Neste caso, aplica-se o mesmo princípio.

Criança a fazer construções com legos no seu quarto com a avó

Leia ainda: 7 ideias para um Natal mais solidário

Venda os brinquedos

Outra finalidade que pode dar aos brinquedos e ainda ganhar algum dinheiro é vendê-los. Pode optar por fazê-lo em lojas físicas, como por exemplo na Kid to Kid, que compra brinquedos e outros produtos de puericultura em segunda mão. Aconselhamos que consulte o site da loja para obter mais informações.

Pode ainda ponderar vender os brinquedos através das plataformas online, como o OLX ou o Custo Justo, por exemplo. Alertamos que se optar por esta solução deve ter alguns cuidados básicos. Falamos, especialmente, em não enviar os produtos antes de receber o valor e, no caso de entregas presenciais, encontrar-se com o comprador em locais públicos.

E se os seus filhos não quiserem desfazer-se dos brinquedos?

Pode não ser fácil para os seus filhos desfazerem-se de alguns brinquedos. Mesmo que já não os utilizem. O que fazer neste caso?

Já pensou em utilizar os brinquedos para decorar a sua casa? Sim, é verdade, pode utilizar os brinquedos como material de decoração. Use a sua imaginação e peça ajuda aos seus filhos. Se a criatividade escassear, faça algumas pesquisas na internet, pois existem várias sugestões. Coloquem mãos à obra!

Se mesmo assim, os seus filhos não estiverem recetivos a dar uma segunda vida aos seus brinquedos, guarde-os num local apropriado em sua casa. Quando os seus filhos crescerem vão, certamente, saber que destino lhes dar.

Leia ainda: Literacia financeira com brinquedos: como as crianças podem aprender o valor do dinheiro?

Partilhe este artigo
Artigos Relacionados
Ver todos
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.