Poupança

Telecomunicações: Poupe pagando só o que usa

Será que tem um pacote telecomunicações adequado às suas necessidades? Nesta Dica do Doutor, explicamos-lhe como pode pagar apenas o que usa.

Rui Cunha Santos Rui Cunha Santos , 17 Agosto 2018

Todos nós, portugueses, usamos uma operadora de telecomunicações para vários serviços, quer seja TV, telefone ou Internet. Mas será que o que paga é aquilo que realmente usa? Hoje, na Dica do Doutor, sugerimos como pode ajustar o seu pacote de telecomunicações às suas necessidades. 

Quando consultamos os serviços e as opções de uma operadora de telecomunicações, geralmente olhamos apenas para o preço do pacote e escolhemos aquele que parece ser mais atrativo.  

Contudo, será que olhamos para todos os serviços incluídos no pacote? E será que os utilizamos todos?

dica do doutor telecomunicações

O que acontece com a maioria das famílias portuguesas, é que paga um valor fixo por pacotes de operadoras já definidos, mas está a pagar serviços que, muitas vezes, não utiliza, ou seja, poderá e deverá ajustar o seu pedido somente aos serviços que utiliza. 

Atualmente, o mercado das operadoras de telecomunicações é muito competitivo, em que a oferta de serviços é muito parecida e os preços são muito semelhantes. Assim, como consumidores, devemos escolher a melhor oferta que tem apenas os serviços que utilizamos a um preço adequado, ou solicitar o ajuste de serviços para pagarmos só o que utilizamos.  

As operadoras podem ajustar o pacote de serviços às suas necessidades?

Com a multiplicidade de serviços, é possível olhar para além dos pacotes pré-definidos e criar um pacote com os serviços que utiliza.  

Consideremos este exemplo: uma família portuguesa tem um pacote com 4 serviços base (TV + NET + Telefone Fixo + Telemóvel). Neste serviço, a família não usa o telefone fixo, mas mensalmente costuma ultrapassar o limite de internet que tem disponível no telemóvel, o que implica que todos os meses paga um valor adicional ao contrato estabelecido. 

Assim, faz mais sentido trocar o custo do telefone fixo, que não utilizamos, por um aumento do limite de internet no telemóvel deixando assim de pagar o valor adicional, ou seja, com um simples ajuste do pacote de serviços, realizamos uma poupança com os serviços que utilizamos.  

Para poder poupar nas telecomunicações, deve perceber quais os serviços que utiliza e precisa, fazer o enquadramento desses serviços e pedir à operada para adequar o pacote aos serviços que utiliza.

Assim, poupa nos habituais valores adicionais na sua fatura mensal, podendo poupar dezenas de euros porque estará a pagar só o que realmente utiliza. Consulte ainda outras dicas para poupar em telecomunicações, aqui.

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #melhor pacote tv net voz,
  • #poupar telecomunicacoes

Deixar uma resposta

3 comentários em “Telecomunicações: Poupe pagando só o que usa