Finanças pessoais

Prendas de Natal low cost: Conheça 8 ideias para o inspirar

Tem um orçamento reduzido para os presentes este ano? Descubra algumas ideias de prendas de Natal low cost para oferecer a quem mais gosta.

Muitas pessoas olham para o Natal com algum nervosismo e frustração, quando não têm um orçamento elevado para oferecer presentes. Embora esta época do ano represente a união familiar e o espírito solidário, a verdade é que a maioria de nós gosta de presentear as pessoas mais próximas, e deixá-las com um sorriso no rosto. No entanto, para conseguir deixar alguém feliz com as prendas de Natal não necessita obrigatoriamente de gastar uma fortuna. Pelo contrário. Existem várias prendas de Natal low cost que se forem personalizadas e pensadas com carinho podem tornar-se inesquecíveis.

E por isso, neste artigo, decidimos deixar algumas ideias para quem tem um orçamento reduzido, e precisa de inspiração para surpreender os seus familiares e amigos neste Natal. Veja de seguida as nossas 8 sugestões, e adapte estas ideias ao gosto individual dos seus entes mais queridos.

Ler mais: 8 dicas fundamentais para poupar neste Natal

1 - Prendas de Natal low cost personalizadas para os mais próximos

Se não pode gastar muito dinheiro em prendas de Natal para os seus familiares e amigos mais próximos, mais vale dedicar o seu tempo a pensar nos gostos pessoais de cada pessoa. Ao lembrar-se de coisas que os seus familiares e amigos gostam, vai conseguir arranjar soluções baratas e personalizadas para cada um. Não acredita? Então, veja algum exemplos:

  • Uma t-shirt ou caneca da série de tv favorita;
  • Moldura com uma fotografia de um momento especial que a pessoa viveu;
  • Para quem adora flores ou plantas, tente adquirir as preferidas da pessoa. Caso queira complementar, se gosta de artesanato personalize o vaso da planta. Desta forma, esta pode ser uma peça de destaque na decoração do contemplado.
  • Para quem gosta de escrever, existem sempre várias soluções que pode personalizar ao máximo, consoante o gosto da pessoa. Por exemplo, procure por canetas, cadernos, diários ilustrados com um tema do agrado do seu amigo ou familiar.
  • Se tem alguém na família que adora viajar, pode oferecer um guia turístico do destino de sonho da pessoa ou quadro onde é possível identificar os destinos já percorridos. Existem ainda mealheiros específicos para quem quer juntar dinheiro para as suas viagens.
  • Caso tenha um familiar que adora fazer compras, pode sempre adquirir um cheque-presente na sua loja favorita. Mesmo que o valor não seja elevado, demonstra que sabe que aquela é a sua loja de eleição.
  • Por fim, se quiser oferecer um presente à sua cara metade, lembre-se daquilo que ela tem cobiçado ou comentado que precisa. Depois tente personalizar ao máximo a sua escolha e o embrulho.

2 - Tem familiares ou amigos friorentos? Existe um leque de possibilidades acessíveis para todas as carteiras

Por norma, a maioria de nós conhece alguém tão friorento, que quer sempre aumentar o ar condicionado ou veste uma quantidade de roupa exagerada. Se já identificou quem é esta pessoa próxima, porque não oferecer-lhe uma prenda de Natal low cost para que esta lide melhor com as temperaturas baixas? Deixamos aqui algumas sugestões baratas, que o podem inspirar:

  • Gorro de lã;
  • Pijama polar engraçado;
  • Robe quentinho;
  • Uma manta polar para a pessoa se tapar enquanto vê televisão;
  • Umas pantufas originais com que o seu familiar ou amigo se identifique;
  • Luvas ou meias quentes;
  • E por fim, caso queira tornar o momento divertido, pode oferecer um saco de água quente com um formato engraçado. Pode sempre juntar um cartão feito por si, com uma mensagem engraçada.

Lembre-se que os presentes divertidos costumam ser bem recebidos e tornam o ambiente descontraído. Dê azos à sua criatividade e certamente o seu presente ficará na memória de quem o recebeu.

3 - Os artigos de decoração podem ser uma ótima solução para não gastar mais do que quer e pode

Os familiares e amigos que gostam de decoração, por norma são pessoas mais fáceis na hora de oferecer presentes. Para além disso, o que não falta são objetos decorativos bonitos com um preço bastante atrativo. No entanto, para a sua prenda de Natal low cost fazer sucesso, o ideal é que esteja a par do gosto pessoal de cada pessoa.

Por exemplo, se tem um familiar que gosta de uma decoração minimalista, tenha em atenção esse pormenor. Já se a pessoa em questão gostar de peças vintage, procure encontrar uma peça decorativa de acordo com essa preferência. Outro conselho que deixamos é que se lembre das cores mais predominantes na decoração da casa do seu familiar.

Caso precise de inspiração para escolher artigos decorativos, deixamos aqui algumas sugestões:

  • Se a pessoa gostar de uma decoração mais zen ou com pormenores ligados à natureza, pode oferecer uma pequena estátua de um Buda, mini catos ou suculentas, velas aromáticas, etc.
  • Caso a pessoa goste de uma decoração mais tradicional, opte por peças mais ornamentadas, como jarras trabalhadas ou peças decorativas de madeira esculpidas;
  • No caso de a pessoa gostar de ter na decoração peças feitas à mão, pode procurar artigos artesanais ou feitos a partir de objetos reciclados. Caso goste de artesanato pode sempre tentar fazer uma peça decorativa no seu tempo livre.

4 - Se gosta de cozinhar, vai conseguir agradar aos amantes da gastronomia com prendas de Natal low cost

Sabe aquele familiar que nunca consegue parar de comer? Porque não aproveitar os seus dotes culinários para o presentear este ano? A verdade é que pode facilmente agradar-lhe se souber os seus doces favoritos ou algo que este nunca resiste quando está à mesa. Caso precise de ideias, deixamos aqui algumas sugestões:

  • Compotas tradicionais: Pode sempre personalizar o frasco da compota que vai oferecer.
  • Bolachas caseiras, com formas engraçadas: Procure um saco transparente e coloque as bolachas no interior. Faça um laço bonito e coloque uma etiqueta com uma descrição divertida.
  • Bombons caseiros: Arranje uma caixa original e coloque os bombons embrulhados num papel giro no interior.
  • Licores caseiros: Personalize a garrafa onde vai colocar o licor.

No caso de não ter jeito para cozinhar, mas ache esta ideia interessante, pode sempre comprar doces ou alimentos do agrado da pessoa, e personalizar o embrulho. Também pode fazer um pequeno cabaz com alguns produtos do agrado de cada familiar.

5 - Compre ou faça bijutaria para oferecer aos familiares que adoram joias ou acessórios

Uma forma de não gastar muito dinheiro em prendas de Natal é oferecer bijutaria aos familiares que adoram usar acessórios. No entanto, pense um pouco sobre os acessórios que cada familiar costuma usar e nas suas preferências. Depois pode procurar bijutaria de acordo com o gosto de cada um. Caso tenha jeito para a criação de peças de artesanato, pode sempre tentar fazer uns brincos, pulseiras ou fios personalizados. Existem várias lojas online que comercializam todos os utensílios que vai precisar a baixo preço. Faça um levantamento do custo que terá a produzir cada peça, e veja se compensa fazer ou comprar este tipo de acessório.

6 - Existem várias prendas de Natal low cost com grande utilidade. Informe-se com antecedência das necessidades de cada um

Muitas vezes temos dificuldades em comprar prendas de Natal low cost porque não nos informamos com antecedência sobre as necessidades de cada familiar. Se este ano pretende poupar um pouco nos presentes que vai oferecer, talvez seja uma boa ideia começar a identificar as necessidades dos seus entes queridos. Veja algumas sugestões de artigos que podem fazer falta e não têm um custo elevado:

  • Capa para o telemóvel;
  • Um cartão de memória ou uma pen-drive;
  • Necessaire com maquilhagem ou produtos para o banho;
  • Um conjunto de copos, facas ou utensílios de cozinha;
  • Mealheiro;
  • Gravatas ou botões de punho;
  • Uma almofada de viagem;
  • Ou até uns auscultadores novos.

7 - Tem familiares e amigos que gostam de ler? Procure livros em segunda-mão

Os livros são sempre um ótimo presente no Natal para quem gosta de ler. Embora existam livros novos mais acessíveis que outros, é possível encontrar livros em segunda-mão em ótimo estado. Para além de conseguir poupar algum dinheiro, pode encontrar edições antigas dos mais variados escritores.

Caso o seu familiar tenha uma vasta coleção de livros, pode ser difícil encontrar livros em segunda-mão que este não tenha. Neste caso, talvez seja melhor oferecer um livro que aborde uma temática que este não domine tanto, mas ao mesmo tempo lhe desperte algum interesse.

8 - Quer oferecer prendas de Natal low cost aos mais novos? Ofereça presentes mais tradicionais

Por norma os mais novos têm tendência a pedir brinquedos que estão na moda ou relacionados com os desenhos animados atuais. No entanto, isso não quer dizer que as crianças não gostem de receber outro tipo de presentes. Existem brinquedos tradicionais que são capazes de suscitar o interesse e a curiosidade dos mais novos, deixando os mais pequenos entretidos durante um longo período de tempo.

Por exemplo, os jogos tradicionais de tabuleiro, a plasticina, baldes com blocos para fazer construções, fantoches e bonecos temáticos, são apenas alguns exemplos de prendas de Natal low cost que pode oferecer às crianças. A verdade é que quando chamadas para a brincadeira, o valor de aquisição dos brinquedos acaba por não ter um peso significativo nas atividades. O mais importante é estar disponível para brincar com os mais novos, e criar histórias cativantes ou divertidas que prendam a atenção.

Se não tem muito tempo para fazer prendas de Natal personalizadas, existem sempre locais mais indicados para este tipo de prendas low cost

Com o ritmo acelerado que vivemos nos dias de hoje é normal não termos muito tempo disponível para criarmos ou personalizarmos todas as prendas de Natal. No entanto, a sua falta de tempo ou talento para o artesanato, não tem que o levar a gastar mais do que pode para comprar presentes para a sua família e amigos. Atualmente existem diversas lojas físicas e online onde pode comprar prendas de natal low cost, mesmo com um orçamento reduzido. Sabe aquelas lojas de lembranças ou de roupa bem conhecidas, que têm vários artigos com valores inferiores a 10 ou a 5 euros? Esse tipo de loja pode ser uma solução para adquirir alguns presentes.

Contudo, não deve resumir as suas opções a este tipo de loja. As feiras e os mercados também podem ser uma excelente solução para comprar prendas de Natal low cost. Por fim, procure artigos e produtos em segunda-mão nas redes sociais, como grupos ou o marketplace do Facebook, ou visite sites destinados a esse tipo de negócio. Mas não se esqueça, antes de começar a tratar das suas prendas de Natal faça um orçamento de quanto pode gastar no total. Depois é uma questão de definir qual é o valor que tem disponível para cada familiar ou amigo. Faça as suas contas, de forma a não colocar em risco o seu orçamento familiar.

Ler mais: Como usar o subsídio de Natal para compras, poupança e investimento

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)