pessoa a calcular o IVA de Bens em Segunda Mão

Os prazos para a entrega do IRS 2016 (a entregar em 2017), relativo aos rendimentos auferidos em 2016, não diferem consoante a categoria de rendimentos do contribuinte como acontecia anteriormente.

Em 2017 existe uma única fase de entrega para todos os contribuintes, independentemente do tipo de rendimentos e da forma de entrega da declaração (em papel ou pela internet).

Datas de entrega IRS em 2017 (rendimentos de 2016)

Entre 1 de abril de 2017 e 31 de maio de 2017.

Tanto os trabalhadores dependentes como os pensionistas, tanto os trabalhadores independentes como os contribuintes com rendimentos de restantes categorias têm todos dois meses para entregar a declaração de IRS em 2017.

Quem tem de entregar os anexos B, C, D, E, I, L tem obrigatoriamente de preencher e entregar a declaração pela internet.

Alterações aos rendimentos declarados devem ser registadas nos prazos especiais de entrega do IRS.

Dispensa e entrega da declaração

Os contribuintes que usufruam de rendimentos, provenientes de pensões, trabalho dependente ou trabalho independente, são obrigados a preencher a declaração Modelo 3, de acordo com o Código do IRS. O prazo de reembolso do IRS para os contribuintes que entreguem as declarações via eletrónica é de 20 a 25 dias.

Outras datas do IRS em 2017

Reembolso

O prazo de reembolso do IRS 2016, que é feito através de transferência bancária, termina a 31 de julho e deverá ter início ainda em abril para quem entregar a declaração no início deste mês.

O pagamento do IRS 2016 deve ser feito até 31 agosto.

ImpostosIRS