Dica do Doutor

Como pode poupar no envio da Fatura Eletrónica e no Débito Direto

A fatura eletrónica e o débito directo são duas opções normalmente oferecidas pelas empresas de serviços e que podem trazer várias vantagens. Saiba quais.

Rui Cunha Santos Rui Cunha Santos , 7 Setembro 2018

Já deve ter notado que algumas empresas aceitam pagar os seus serviços em Débito Direto. A Dica do Doutor mostra-lhe como pode ter alguma poupança com este e outros serviços disponíveis para consumidores.

Provavelmente já deve ter notado que algumas empresas de bens de consumo – como eletricidade, gás, operadoras de telecomunicações - estão a migrar os seus procedimentos para o meio digital e isso pode ter vantagens para todos nós, consumidores.

No passado, todos nós nos habituámos a receber por carta as contas habituais do mês e tínhamos um prazo para ir ao multibanco ou a outras entidades pagar essas contas. Mas atualmente há processos que nos poupam tempo e que podem trazer alguma poupança se os aproveitarmos.

Os vários Bancos já permitem que se paguem as respetivas faturas através da Internet ou até por débito direto.

dica do doutor fatura eletronica

Ao utilizar o sistema de débitos diretos por débito automático nas nossas contas, evita as deslocações ao Multibanco. O pagamento automático protege-nos também de eventuais esquecimentos e é mais confortável para todos, especialmente no período de férias.

Algumas empresas começam a ter a opção de receber a fatura de serviços de forma eletrónica, acessível pelo computador ou até mobile app, para reduzir custos de papel e de envio.

Nota-se assim uma mudança para o digital nas empresas prestadoras de serviços, mas que também trazem vantagens para o consumidor.

A Dica do Doutor

Muitas empresas promovem bonificações aos consumidores, como redução na tarifa mensal ou um crédito de um valor por utilizarem o débito direto e a fatura eletrónica. Sempre que possível aproveite este beneficios.

Para os consumidores, poupam tempo no pagamento, podem mais facilmente controlar e gerir o orçamento mensal, evita arquivos extensos de papel e com maior comodidade podem sempre aceder ou controlar prazos e pagamentos através de uma simples consulta na internet.

Ao utilizar a fatura eletrónica e o débito direto nos vários serviços, poderá poupar dezenas de euros e algum tempo, que iria ter de gastar no pagamento desses mesmos serviços, sem perder o controlo do seu orçamento.

Verifique e registe as datas dos débitos diretos mensais para assegurar que terá dinheiro disponível para os pagamentos.

Consulte as opções de débito direto nos vários serviços que utiliza e comece a automatizar os seus pagamentos e até a obter uma poupança extra.

Aproveite a era digital e comece a poupar!

Partilhe este artigo
Etiquetas
  • #débito directo,
  • #fatura eletronica,
  • #pagamento de serviços
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais

Deixar uma resposta (Podemos demorar algum tempo até aprovar e mostrar o seu comentário)

6 comentários em “Como pode poupar no envio da Fatura Eletrónica e no Débito Direto